O Blog e o Blogueiro

19 de março de 2009 | Por | 23 Comentários More

Uma das coisas que mais prezo no blog são os comentários dos leitores. São eles que, na minha opinião, dão vida ao Aquela Passagem e o que diferencia de um simples site. Sem contar as inúmeras dicas que recebo de vocês.

Mas é notório para os leitores mais assíduos que o blogueiro não anda conseguindo responder aos comentários. Os leitores menos frequentes encaram isso como pouco caso. Podem ter certeza que isso deixa o blogueiro muito mais triste do que os leitores que não tem suas respostas postadas. Ainda bem que vários dos leitores me dão uma mão respondendo algumas dessas questões.

Nos últimos tempos minha vida profissional (eu não trabalho com turismo como muitos ainda pensam) e pessoal têm absorvido cada dia mais meu exíguo tempo. Quem me dera viver de blog ou viajar por conta dele ou ainda com alguém pagando por mim….Defender o consumidor e não ficar reproduzindo press releases sem interesse real ao consumidor, não ficar publicando todo dia notícia a prestação para promover cia aérea e reduzir a publicação de promoções em cias que não me transferem sensação de confiança (sendo este um blog pessoal, posso fazer isso sem constrangimento) afasta um pouco as cias do blog. Para se ter idéia, não recebo nenhum tipo de suporte das cias nacionais nem seus press releases para publicar promoção. Na verdade, não nos importamos em agradá-las, mas sim ao consumidor. Mesmo assim já tive um bom contato com algumas assessorias de cia aéreas que prestigiam o Aquela Passagem (Tap, TACA e Pluna são exemplos) apesar da isenção que mantemos aqui.

Manter o blog em dia acaba consumindo de 2 a 3 horas por dias entre leitura de vários sites, escrever posts, tentar colocar alguma imagem e verificar os comentários. Dependendo do acúmulo de comentários, gasto uma tarde respondendo-os (alguns necessitam que alguma pesquisa seja feita). O problema é que essas 2 ou 3 horas têm feito falta (o sono fica mais curto) alguns dias da semana e o desgaste das demais atividades têm aumentado muito ( a vida não é só blog). Diante disso há muito tempo deixei de querer ser o primeiro a publicar uma promoção, mas na medida do possível vou publicando aquelas que me parecem mais interessantes. Na verdade o blog vai além dessas promoções e francamente gosto mais de produzir posts agregando outras informações/estratégias do que só publicar promoção (hoje tem site que copiando o Aquela Passagem que só faz isso, mas eles têm tempo e querem apenas faturar no Adsense). É esse conhecimento extra que permite que o leitor evolua com suas próprias conclusões, diferencia o meu blog dos demais e acaba selecionando os leitores do blog. Sem falar que um dos nossos principais objetivos é proteger, alertar e informar o consumidor de passagens aéreas.

Todo esse texto acima só para dizer que você leitor e seus comentários são uma parte fundamental do blog, mas nem sempre o blogueiro está com o mesmo pique do leitor. Então não se irritem com a falta de respostas de alguns comentários, o blogueiro anda fazendo o que consegue. Olha que ele tem muitos planos de viagens fora do usual focando em aeroportos e serviços associados a aviação e outras dicas que ainda não estão postadas, mas que por falta de tempo e algumas vezes de suporte financeiro mesmo, acabam não saindo. Mas tenha certeza que ele gosta muito deste espaço e de quem passa por ele, já que se não fosse isso o blog já tinha pelo menos desacelerado mais um pouco!

Category: O Blog e Amigos

Comentários (23)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Lenadro disse:

    Rodrigo, sou um assíduo leitor do aquelapassagem. Percebemos que ele é feito pelo amor às viagens, coisa que todos aqueles que o visitam compartilham.
    Escrevo para agradecer pelas dicas fantásticas, por concordar com os seus pontos de vista, notadamente, em relação a queda das bandas da aviação e a favor da livre concorrência na aviação.
    Sempre que eu puder contribuir com algum relato ou experiência pessoal certamente o farei.
    Finalmente gostaria de deixar registrado que o aquelapassagem é um excelente investimento para empresas aéreas/companhias de turismo para divulgar seus produtos, pois conta com viajantes/leitores fiéis.
    Valeu. Força!

  2. hotmar disse:

    Rodrigo, aproveito o espaço para dizer que você tem feito um trabalho de excelência à frente do blog, a despeito das dificuldades como falta de tempo, falta de receptividade por parte de algumas cias. aéreas e falta de patrocínio. Já imaginou se pudesse se dedicar exclusivamente ou com mais tranquilidade e tempo a esse espaço!?

    Seu blog é pioneiro em cobertura de assuntos ligados a passagens aéreas, e prova disso são as inúmeras referências em outros blogs, revistas de circulação nacional, livros e até sites estrangeiros!!

    Parabéns pelo trabalho e continue firme no blog, que faz o trabalho correto ao priorizar o interesse dos consumidores, destacando os seus direitos e como fazer para defendê-los.

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. Luciana M. disse:

    Oi Rodrigo, passei só para dar uma alô, dizer que seu blog é ótimo e, sim, imagino o tempo que ele consome! Acho que o hotmar se expressou muito bem; faço minhas as palavras dele! Muito obrigada pelo tempo, dedicação e atenção que você gasta conosco. Fico feliz ao ver gente idônea fazendo um trabalho sério e caprichoso. Tenho certeza que você ainda colherá excelentes frutos do trabalho que faz aqui!
    Antes de viajar para o Perú, espero que você tenha um tempinho de dar uma olhadela no blog que estou mantendo (até quando eu não sei!). Os posts estão saindo lentamente, mas saem!
    Parabéns, um abraço

  4. Oldemar disse:

    Não precisa de explicações….sou leitor antigo e diário do seu blog, você sabe disso, essa é uma ferramenta primordial para minhas consultas e atualizações.
    Os amigos me perguntam como faço para obter tantas informações sobre cia aérea, viagens e tal….respondo sempre com a indicação do Aquela Passagem e o VnV, portanto, só temos o que agradecer e parabenizá-lo pela manutenção do Blog.

    Um forte abraço!

  5. Natalie disse:

    Rodrigo,
    você é uma grande e valiosa fonte de informações para todos nós. Sua blog já tem cadeira cativa no mundo da viagens. Admiro sua dedicação.

  6. Ernesto disse:

    Rodrigo

    Não precisa dar desculpas… Sabemos de toda a sua dedicação,e que seria dificil fazer este trabalho mesmo trabalhando com turismo, o que não dizer, fora da área.

    Parabens e continue em frente!

  7. Rosa disse:

    Rodrigo, eu sempre passo por aqui, não apenas para saber de promoção, mas pela informação responsável e séria que você tem todo trabalho de colocar a nossa disposição, é questão de gosto e confiança. Obrigada

  8. Débora disse:

    Rodrigo, nós estamos com o mesmo problema no Brincando de Chef: pouco tempo, poucas saídas e poucos posts.
    Mas acredito que todos que visitam nossos blogs compreendem isso pois sabem que fazemos isso por lazer e paixão e dedicamos apenas nosso tempo livre para atualizar o conteúdo.
    Abraços,
    Débora e Fernando

  9. Carmen disse:

    Rodrigo, lhe compreendo. O blog precisa manutenção e trabalhando e complicado… mas seu blog é muito interessante e valioso.

    Despois de tanto tempo juntos em a blogosfera você para mim é um referente e um amigo (mas eu sei, por própia experiência, que a manutenção do blog é cansativo)
    Um abraço

  10. Guilherme Lopes disse:

    Rodrigo, compreendemos! O AP é referência! Abraço!

  11. OiYes disse:

    Relaxa, nem precisaria se explicar… os comentaristas entendem, ou, pelo menos, deveriam entender.

  12. OiYes disse:

    E mesmo você estando nesta correria toda, não senti de forma alguma diminuição na qualidade do conteúdo ou na frequência de postagens, pelo contrário, tá muito boa por sinal, continue assim.

  13. Elisa disse:

    Oi Rodrigo,
    é certo que você não tem como saber quem são e quantos são os inúmeros admiradores do seu trabalho neste blog, assim prevejo que você nem imagina que eu mesma acompanho “Aquela Passagem” desde o início e sempre tive o melhor aqui.

    Nem sempre tenho como participar completando dicas ou escrevendo comentários, por questão de falta de tempo, de conhecimento e até mesmo por timidez, mas hoje não pude deixar de vir escrever aqui algumas palavras para dizer-te que você não precisa justificar-se de absolutamente nada, pois todos aqueles que acompanham teu trabalho aqui já entenderam o esmero e dedicação que você tem e também pedir para você continuar assim como eu conheci, pois considero o melhor trabalho no assunto de passagem. Ou seja, de confiança, imparcial, claro e objetivo.
    Com você e também lendo os comentários eu já aprendi muito. Obrigada!

  14. Rodrigo Purisch disse:

    Muito obrigado a todos pela manifestação de apoio e carinho. Na verdade não tinha a intenção de gerar essas manifestações.

    A idéia era mesmo de dar uma satisfação aos leitores. Quando ingressei no mundo dos blog, via o VnV do Ricardo Freire, o que mais me impressionava era a interatividade dos blogs. Fiz um comentário e tive um resposta do Sr. Ricardo Freire no meu email (me lembro até hoje que eu dei uma dica sobre o Skyscanner para vôos low cost na Europa que ele não conhecia e pedi umas informações sobre Rarotonga)!

    Por isso é que sinto muito a falta de responder aos comentários (é claro que não consigo nem quero ser personal agente de viagens para todos, mas posso ajudar no empurrão inicial).

    Quem nunca veio ao blog ou deixa um comentário pela primeira vez e que vê que ele não foi respondido acaba se sentindo excluído ou ignorado, o que não é uma verdade. Era isso que queria deixar claro aos leitores.

    Obrigado mais uma vez a todos pelo apoio, visitas e dicas!

  15. Giancarlo disse:

    Rodrigo, por experiência própria sei que um site ou blog passa progressivamente a consumir mais e mais tempo e quanto mais sucesso ele tem mais tempo vc passa a dedicar a ele.

    O problema é que vc vê isso acontecendo, mas ao mesmo tempo o resto da sua vida também acontece e o site/blog não te rende uma verba que permita se dedicar a ele de modo regular uma parcela do seu tempo.

    Como resolver isso no seu caso? – Difícil dizer. Patrocínios pesados são complicados de conseguir – ainda mais quando se tenta manter a imparcialidade – e anúncios menores talvez não refresquem muito. No meu caso – e lá já se vão 8 anos – eu simplesmente parei lenta e progressivamente com o site. Espero muito, assim como os outros leitores que frequentam assiduamente o blog, que vc consiga uma solução melhor para o seu. Ele é muito bom para isso.

    Uma coisa que talvez vc possa fazer para manter por um longo tempo a qualidade e atualidade do seu blog seria abrir a mais um ou dois frequentadores mais assíduos do blog a possibilidade de abrirem posts com novidades de última hora ou comentarem estratégias próprias, mais ou menos como vc faz nos seus posts. Claro que eventualmente podem surgir posts repetidos, mas isso é gerenciável e acredito que esta possibilidade talvez te desafogue e ao mesmo tempo mais gente estaria zelando e atualizando o blog. Eu particularmente não conseguiria ser um desses frequentadores, mas tem gente muito boa por aqui que parece estar online no trabalho direto e pode talvez fazer esse papel. Mantendo um bom trabalho por um longo tempo, as chances de um patrocínio mais substancial aparecerem são maiores…

    Mas enfim, isso é só uma divagação de alguém meio sonado à 1 da manhã. Desculpe qualquer coisa e um grande abraço!

  16. Ranerio disse:

    Rodrigo, o seu blog é fantástico. Sempre estou dando uma olhada nele, e foi de muita ajuda na minha viagem louca pela Aerolineas (que por sinal foi uma aventura a volta, para ter uma idéia despachei um notebook e inacreditavelmente chegou inteiro e funcional em GRU, vindo de Sydney).

    Acho que você sempre responde na medida do possível e sempre vejo em todos os blogs comentários meio abusados ou que pedem serviços como se fossem “donos”… Tem comentário que nem gasta responder mesmo.

    Grande abraço e boa sorte.

  17. Giancarlo disse:

    Ranerio, além de tudo tem esses caras mesmo que enchem a paciência de qualquer um. Outro dia apareceu uma reclamando de erro de português. Curioso é que ele mesmo errou no português ao comentar…

  18. Leolima disse:

    Rodrigo, parabéns pelo blogue. Eu como leitor assíduo já há uns 2 anos, pagaria ou faria contribuições aleatórias pra receber seus informes e ter acesso a todas as infos que vc produz/coleta. Isso já rola bastante com blogues nos EUA e Europa. Pense nisso!

  19. Roberto Borja disse:

    Caro Rodrigo,
    Sabes do carinho que tenho e dos longos anos que acompanho aqui, alias quase vi nascer… rsrsrsrs.

    Eu te admiro pelo empenho e chego a pensar em como vc arruma tempo, sabendo que vc nao e da area de turismo, para ser tao prestativo com a comunidade consumidora de passagens aereas,

    Vc esta de parabens e sabemos nos sim que o seu coracao e bem maior que o tempo escasso que tem para dedicar aqui.

    Um super abraco e nao esquece de passar no meu site! Espero sua visita la.

    Roberto.

  20. LeoLima,
    é uma idéia boa mesmo. Eu já vi em vários foruns um botão do paypal de “donate to this poster”, ou algo assim, parece ser bem simples.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.