OnePass e Mileage Plus: Mudanças à Vista

28 de outubro de 2011 | Por | 23 Comentários More

Para quem ainda não sabe, o OnePass da Continental, que também é adotado pela Copa Airlines, e o Mileage Plus da United vão se fundir no primeiro trimestre de 2012. O nome que prevalecerá será o Mileage Plus, mas algumas regras vão mudar para os associados de ambos os programas.

As principais mudanças anunciadas até agora e que passam a valer em 2012 são:

Níveis elite

Foi criado um nível intermediário entre o equivalente ao Gold Star Alliance em ambos os programas e o que era considerado o topo do programa. Esse nível será chamado de Premier Platinum. Para alcançá-lo, será necessário acumular 75 mil milhas elite ou voar 60 segmentos.

Mas com essa mudança, o portador de status Gold passará a cumular apenas 50% de milhas bônus em vôos Continental, United e Copa ao invés dos 100% atualmente acumulados. Para acumular esse bônus de 100%, só sendo Premier Platinum (novo nível criado).

Quem atingiu status equivalente ao Silver na Star Alliance vai perder alguns benefícios. Vai ter direito de despachar apenas uma mala sem pagamento de taxa de despacho (nos vôos que cobram por isso) e só terão acesso às poltronas da Economy Plus (cadeiras com mais espaço para as pernas) no momento do check in (hoje é possível fazer isso durante a reserva).

Para alcançar um status elite a partir de 2012 vai ser necessário fazer pelo menos 4 vôos na nova United (Continental e United) ou na Copa. Assim não adianta só voar em outras cias Star Alliance e acumular no Mileage Plus.

Validade das Milhas

Para quem é associado OnePass é a maior modificação. Agora as milhas serão válidas por apenas 18 meses, mas renováveis por igual período mediante qualquer movimentação da conta (emissão, acúmulo ou compra de milhas, por exemplo).

A boa notícia é que agora você passa a usufruir os benefícios do status elite no mesmo ano em que atingi-lo, sendo que o mesmo será válido também no ano posterior. Hoje em dia, só depois da contabilização das milhas acumuladas no ano anterior é que se tem acesso aos benefícios dados por atingir o número necessário de milhas ou segmentos necessários.

Para quem viaja muito ao exterior e principalmente gosta dos serviços da United/Continental e Copa, o Mileage Plus continuará sendo uma boa opção, apesar de algumas mudanças que reduzem os benefícios dados à alguns status elite.

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Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (23)

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  1. Gabriel disse:

    Caro Rodrigo,
    sou cliente 1k da United. Infelizmente, a regra de 4 voos é péssima para o cliente, pois derruba um dos maiores benefícios da Star Alliance. Além disso, tenho voado na Continental e na United, depois da fusão. O pior das duas companhias prevaleceu. O serviço de bordo e o serviço de terra de ambas as companhias continuam desastrosos. O café da manhã servido nos voos United para os EUA é infame (um pote de iogurte com maizena e um tipo de brioche bem doce!). Os funcionários da United nos EUA são muito rudes. Os da Continental são mais cortezes. Por fim, as salas VIP United e Continental nos EUA são inacreditavelmente ruins, muito embora as salas VIP da AirCanada estejam se rebaixando cada vez mais também. Essas salas VIP (que de VIP não têm nada) não se comparam às salas da LH ou das companhias asiáticas da S-Alliance. Para nós, passageiros residentes no Brasil, a incerteza da permanência da TAM na Star Alliance torna as coisas mais difíceis. Embora seja 1K-United, no ano que vem, colocarei todas as minhas milhas na TK ou na TAM (com medo).
    Para mim, só voarei na United ou na Continental quando não houver opção.
    Só pra terminar: o vídeo promocional da United com o presidente da companhia afirmando que o serviço United e os funcionários da United são os melhores da indústria de aviação no mundo é uma piada. O presidente não consegue passar nenhuma credibilidade. Parece que para ele, sorrir é um sacrifício. É o verdadeiro senhor Burns dos Simpsons. A United até cobra pelo uso do lounge! e o presidente acha que os Red Carpet Club são bons! Ele precisa voar nas companhias europeias ou asiáticas de ponta.
    *

  2. Fabio disse:

    Sou One Pass Platinum e informo que atualmente o benficio de mudanca de nivel elite eh usufruido a partir do momento que eh alcancado , sem necessidade de esperar o proximo ano

  3. Rodrigo Purisch disse:

    Como fiz uma combinação de vôos Continental/United na minha ultima viagem, notei também que o pessoal da Continental parece mais cortês. Pena que viajei de Continental após a fusão…

    Mas as opções nas rotas Brasil/EUA não são destaque em termos de serviço. Korean é muito cara, a Air Canada pode aumentar muito a viagem. Tam ainda tem um padrão de serviço acima das americanas.

  4. Luciano disse:

    Fabio, realmente já é assim a anos inclusive no Mileage Plus anterior a fusão, quem escreveu o texto deve ter se enganado. Se o cara viajasse 50mil milhas em janeiro, ele tem status gols por 24 meses praticamente.

    As mudanças do Mileage Plus foram péssimas para os Elite. Eu mesmo vou começar a dar preferência para AA de agora em diante, ainda mais com o boato que a JJ está saindo do *A.

  5. Gabriel, Rodrigo,

    Este ano completo 100.000 com United/Continental. Gostaria de saber se os beneficios de 1k (system wide upgrades), mais opções de reservas com milhas, etc, realmente são validos.

    Grato,
    Guilherme

  6. Roberto disse:

    Gostaria de saber se voando pela Copa, posso acumular milhas no Tam Fidelidade? Alguem pode ajudar?

  7. Rodrigo Purisch disse:

    Não, no momento. Pode acumular no OnePass ou no Mileage Plus. No futuro quando ela entrar e se a Tam permanecer na Star Alliance você poderá.

  8. Thomas Hisamura disse:

    Meu caso é o mesmo. Eu ainda recebi 6 global upgrades (qualquer rota business-first) e 4 regional upgrades (que podem ser usados na Copa, inclusive pra terceiros).

  9. Stefania disse:

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de transferencia de pontos do TAM fidelidade para o milage plus e vice versa.

  10. Rodrigo Purisch disse:

    Não.

  11. Luiz Felipe disse:

    Ué, mas a United e a TAM não participam do Star Alliance? Aproveitando isso, queria tirar uma dúvida. Tenho algumas milhas acumuladas no ONE PASS de viagens que fiz pela Continental e Copa. Estou com uns 60.000 pontos no programa Sempre Presente do Itaucard e ainda estou em duvida pra que programa de fidelidade eu transfiro esses pontos. Estava pensando em transferir esses pontos para o TAM Fidelidade, pois ela faz parte da Star Alliance e eu tinha a idéia que poderia “fundir” esses pontos com o One Pass. É possível eu usar pontos do One Pass para emitir passagens da TAM ou vice-versa? Caso não, prefiro usar esses pontos do cartao de credito no SMILES, pois ele parece ser mais simples para emitir passagens do que o TAM Fidelidade…. Me dêem uma luz! 🙂 Obrigado!

  12. Glauber disse:

    luiz, não existe fusão de pontos. Você pode usar pontos tam para emitir bilhetes conforme a tabela da tam que inclue vôo de suas parceiras. Pontos de outras empresas servem para ser resgatados por outras empresas, conforme a tabela da outra empresa que inclue destinos operados por suas parceiras.

    Se o programa permite emissão de trecho só de ida por exemplo, você pode emitir a ida por uma empresa com os pontos da conta que tem nela e a volta por outra empresa, com os pontos que tem na conta da outra empresa.

    Isso é o máximo que conseguirá, “fundindo” os pontos que tem em empresas diversas na composição uma viajem.

    Agora sobre para qual empresa vale mais a pena transferir os seus pontos, isso depende das suas pretensões de destinos, de onde sai, etc… É muito relativo.

    60 mil dá 2 de ida e volta para o caribe pelo smiles por exemplo. Acho uma boa.

    outro exemplo: como saio de floripa, fui a europa com 20 mil pontos do itaú transferidos em dobro para a tap numa promo e marcados pela metade em outra promo da tap, mas gastei mais 20 mil para ir e voltar de floripa até a cidade de partida da tap. Não fosse a promo era melhor eu ter ido de tam pois o vôo já sai de floripa.

  13. Gabriel Dias disse:

    Uma coisa é ser da mesma aliança. Outra é poder transferir os pontos entre programas diferentes. Você pode emitir uma passagem prêmio em qualquer companhia aérea da mesma aliança, mas não transferir seus pontos para o programa de fidelidade dela.

  14. José Oliveira disse:

    Só espero que as funcionalidades do site da Continental, principalmente na emissão de passagem com milhas, permaneçam com a fusão.

  15. Beto disse:

    Rodrigo e Delatoree,

    Esclareçam-me uma duvida.

    A emissão de um ticket one-way GRU-STT (St Thomas, ilhas virgens) custa 20.000 milhas.

    O trecho quer necessariamente troca de avião nos EUA (IAD, EWR ou IAH). Posso então usar este atalho para chegar nos EUA, não realizando o trecho final até STT ? Afinal gastarei 20.000 milhas em vez de 30.000…

    Conseguirei passar na Imigração e Alfandega e coletar a bagagem no aeroporto dos EUA, mdesmo oficialmente meu destino final seja STT ?

  16. Beto disse:

    Esqueci de mencionar, mas estou referindo-me a emissão pelo MileagePlus da United.

  17. Beto disse:

    Rodrigo e Delatorre, continuando o assunto anterior…GRU-STT.

    Poderá também ser emitido pelo Multiplus em cias da StarAlliance por 15.000 milhas o trecho, com conexão nos EUA.

  18. José Oliveira disse:

    Meu site preferido de áera continua vivo! E agora é possível ver também voos da Singapore para emitir com milhas, pois até entao somente pelo 0800 da United era possível emitir para voar SG. Ano passado achei estranho, pois todas sao SA.

  19. José Oliveira disse:

    As milhas do Mileage, com a fusao, ganharam 18 meses de vida. Prevaleceu a regra da antiga United. Porém, se movimentar a conta a cada 18 meses, as milhas nunca vao expirar. No meu caso, que tinha milhas OnePass,a partir de 30.09.2013 as mesmas poderao expirar. Por correlaçao, acredito que tenha de fazer a mesma movimentaçao.

  20. Thomas Hisamura disse:

    Sua bagagem estará etiquetada pra STT, então acho que vc não conseguirá tirar a bagagem nos EUA. E outra coisa que não tenho certeza… como vc dará um “no-show” no ultimo trecho, pode ser que a cia. cancele sua volta.

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