Pluna: Problemas de Caixa
A Pluna mais uma vez parece passar por uma crise.
Uma pena, já que sou um dos entusiastas da sua polÃtica de expansão de vôos para capitais fora do eixo Rio/São Paulo e da criação de rotas para destinos muito procurados pelos brasileiros via o hub de Montevidéu.
Recentemente, a cia uruguaia cancelou a rota Montevidéu/Madri devido ao baixo desempenho econômico da mesma, mas essas atitude levou a cia a ter problemas polÃticos com o governo local que queria a manutenção da rota a qualquer custo. Ela ainda anunciou uma parceria com code share com a Tam.
Apesar das atitudes tomadas pela Pluna frente a alta dos preços do petróleo (ela ainda enfrentou uma greve de controladores no Uruguai), o caixa da Pluna parece não estar dando conta do aumento dos custos.
Segundo o AeroLatinNews, a Pluna corre o risco de ficar no chão devido a falta de pagamentos das dÃvidas com a ANCAP (estatal petrolÃfera uruguaia). Hoje a dÃvida é de 13 milhões e a ANCAP solicita o pagamento de pelo menos 5 milhões para manter o fornecimento de combustÃvel para a Pluna. Ela ameaça começar a fazer compras na Petrobrás….
Acredito que eles devem chegar a um acordo, mas não deixa de manchar a imagem que a Pluna tenta reconstruir e gerar uma certa insegurança no consumidor.
Pessoalmente vou torcer para que a Pluna resolva seus problemas financeiros e polÃticos e que retome sua polÃtica agressiva de preços. Somente essa polÃtica pode apresentar a Pluna como uma das poucas cias de baixo custo e baixas tarifas (low cost/Low fare) a atuar na América do Sul e como uma senhora opção para uma parcela dos consumidores. Brigar contra Tam, Gol, Lan, entre outras, pelo mesmo consumidor pode tornar a situação da cia mais complicada do que já se encontra.
Category: Por Sua Conta e Risco
Rodrigo
sou agt de viagens e tenho cliente voando no próximo dia 27 (GRU/MVD/PDP/AEP/MVD/GRU) até que ponto devo me preocupar com isso. Não tinha lido notÃcia dessa gravidade sobre a Pluna antes.
Fábio,
DifÃcil falar. Parece uma briga polÃtica entre os controladores da Pluna e o governo.
Eles anunciaram a chegada de novas aeronaves e ao mesmo tempo tem essas dÃvidas.
Segunda parece que termos mais notÃcias…
Leia essa matéria:
http://www.elpais.com.uy/081018/pecono-376357/economia/pluna-incorpora-nuevos-aviones
Um abraço
oi Rodrigo
obrigado. Agora é pedir a Deus pra que pelo menos até inÃcio de novembro a PU continue a operar normalmente. Que coisa…
abçs
Fabio