Priceline e Hotwire: Opções Interessantes Para Quem Quer Economizar em Hotéis e Tem Tempo para Planejar

18 de abril de 2011 | Por | 54 Comentários More

Eu nunca tinha usado os serviços dos sites de compra as cegas. Como sempre, aprendo  muito aqui no Aquela Passagem também e nos comentários deste post encontrei uma dica do Ernesto que relatava que a compra nesses sites não era tão às cegas assim e citava um fórum de discussão. Fiquei com aquilo na cabeça e finalmente no final do ano passado tive uma oportunidade de testar o serviço.

Esses sites são chamados de compras às cegas porque você não sabe de antemão de qual empresa você está adquirindo o serviço. Você escolhe o serviço a partir de características fornecidas pelo site , que no caso de hotéis seria uma localização aproximada (em qual sub-região da cidade ele fica), padrão de conforto e alguns serviços disponíveis nele. Se você aceitar pagar o preço oferecido pelo Hotwire ou se o Priceline aceitar sua proposta de pagamento e depois deles fazerem o débito do valor total no seu cartão, você fica sabendo em qual hotel realmente você vai se hospedar.

Primeiro vou falar um pouco dos dois sites e relatar a diferença principais deles no quesito hotéis.

Hotwire

O site é de propriedade da Hoteis.com e do Expedia, duas empresas bem conhecidas e respeitadas no mercado. Quando de faz uma busca por um hotel, ele informa localização aproximada, classificação de conforto e serviços principais oferecidos pelo hotel. As melhores barbadas vem em vermelho.

O preço da diária a ser pago é fixo (você já sabe de antemão quanto vai pagar) e é possível fazer busca por tarifas em quartos com ocupação maior que duas pessoas, isto é, dois adultos e uma criança ou três adultos por exemplo. Como a compra é um pouco mais direta que no Priceline, espere pagar um pouco mais pelas diárias no Hotwire que no Priceline.

Consultando os fóruns como o BetterBidding e Biddingfortravel entre outros,  você começa a descobrir dicas (as pessoas dão dicas de como o hotel que eles compraram era descrito,  por quanto e quando conseguiram aquele hotel) que podem facilitar a identificação de qual hotel aquela oferta se refere.

Além do Hotwire tender a trabalhar mais com algumas grandes cadeias de hotéis, o que facilita a identificação em cidades com menos opções, a escala de avaliação dos usuários daquele hotel no Hotwire guarda certa semelhança com a escala de avaliação no Hoteis.com. Em locais onde a oferta de hotéis é muito grande, nem sempre é fácil identificar o hotel envolvido na promoção, mas consegue-se pelo menos cercar as principais opções.

Priceline

O site é do mesmo grupo do Booking.com, uma empresa também bem conhecida no mercado. A busca é algo mais genérica que no Hotwire, sendo que o site oferece uma breve descrição do hotel, seu nível de conforto, localização aproximada e um preço caso você queira fazer uma reserva imedita.

Aqui é que o site se diferencia do Hotwire. Ele oferece a opção para que você faça uma proposta de quanto quer pagar pela diária naquele hotel (sem taxas inclusas). Se eles aceitarem a sua proposta, confirmam a reserva de imediato, debitam no seu cartão de crédito e te informam o nome do hotel. Se não aceitarem, eles fazem uma contra proposta e você tenta fazer uma preço entre a sua proposta original e a contra proposta deles. Como você tem uma restrição em número de propostas por intervalo de tempo, não dá para ficar fazendo propostas a torto e direito para ver qual cola.

O maior problema do site é que ele só faz cotação de quartos com ocupação dupla e caso você queira hospedar uma terceira pessoa ou uma criança, o hotel poderá cobrar um extra (o que nem sempre ocorre principalmente em hotéis de cadeias americanas que permitem até 4 no quarto) ou não permitir esse terceiro (pelo que vi, nos EUA isso ocorre mais em alguns hotéis em Nova Iorque). Assim se optar por colocar mais de dois no quarto, assuma o risco e depois entre em contato diretamente com o hotel.

Outra limitação, contornável, é que o site solicita um endereço nos EUA no seu registro. Parece que ele deve ter um acordo que só poderia ofertar esses preços para quem mora nos EUA. Como toda a comunicação é feita por email e o endereço não precisa ser o mesmo para onde é enviada a fatura do cartão de crédito, eu coloquei o endereço de um parente que mora nos EUA.

Da mesma forma que no Hotwire, os fóruns que citei acima ajudam a identificar quais os hotéis estão sendo ofertados e quais os valores de lances foram aceitos pelo Priciline recentemente. O calendário de lances aceitos é muito útil.

Aqui no Aprendiz de Viajante, você encontra um pequeno tutorial em português de como fazer os lances no Priceline. De qualquer forma, recomendo que você leia com atenção como funciona o site antes de ir fazendo seus lances.

Mas atenção, já que os hotéis podem cobrar alguns extras no momento do check out pelo uso de estacionamento, berços e etc. Normalmente, o café da manha não está incluído nas tarifas.

Minha experiência

Usei o Priceline para reservar um hotel em Curaçao. Eram poucas as opções lá. Estudei um pouco e vi que o Priceline tinha um forte ligação com a Marriot (o Hotwire tinha com o Hilton) e pela descrição achei que se tratava do Renaissance Curaçao (o Riq fez uma resenha dele aqui). Fiz um busca de descobri que eles tinha aceito um lance recente de uns 78 USD. Fiz um lance de 75USD e foi aceito de imediato. Reserva feita e paga, descobri que realmente era o Renaissance mesmo cuja diária no site da Marriot ultrapassava 160 USD.

O interessante é que o número de reserva enviado pelo Priceline podia ser usado no site do Marriot para confirmar a reserva em meu nome (só não podia modificá-la), o que dava uma boa tranquilidade.

Gostei da experiência, mas não acho que seja para todo mundo (você gasta um bom tempo nessa operação de detetive) e para ser usada sempre (você não pode cancelar ou alterar a reserva). Gosto muito de poder escolher e mudar minha reserva segundo minhas necessidades.

Tags: ,

Category: Dicas de Viagem, Planejar e Comprar

Comentários (54)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Daniel disse:

    Ontem coloquei essa mensagem mas foi no post errado.

    Alguém saberia me indicar um hotel em Miami onde no mesmo quarto tem 2 suites com sala e mini cozinha
    Eu já fiquei em Orlando no Marriot cypress harbour que é desse jeito mas em Miami nunca.

    Obrigado

  2. Carlos disse:

    Daniel

    Eu gosto muito da rede Extended Stay. Tem essa característica. Não sei se há 2 suites mais a cozinha.

    http://www.extendedstayamerica.com/Reservations/MetroArea.html?sid=ebe55e68-f5c4-4bf0-9226-ad2a439737ba

  3. Gabriel Dias disse:

    Marriott Residence Inn. O de Aventura está novíssimo, pois acabou de sair de uma reforma. Estacionamento, Internet e café da manhã incluídos. Ao lado do Aventura Mall.

  4. Carlos disse:

    Eu não sabia que o Marriot tem esse tipo de acomodações.

    Fui comparar preços. Marriot equivalente em Miami por $129.

    ExtendedStay America, em Orlando, aposento com 2 double beds, mais a cozinha completa, por US$54.

    Sem breakfast. Internet via WiFi por $4.95 pela extensão da estadia, não importa quantos dias.

    Não é comparação direta, mas dá uma ideia.
    .

  5. Gabriel Dias disse:

    Infelizmente essa sua comparação não tem sentido, Carlos. Miami é uma das cidades com hospedagem mais cara. Já Orlando é uma das mais baratas.
    É o mesmo que comparar Nova York e Las Vegas.

    Em termos de renome e benefícios não há como comparar as duas redes também.

  6. Carlos disse:

    Achei um hotel da Extended Say America no aeroporto de Miami, por US$109.

    Não tenho a intenção de “fazer ponto”, não comparo renome, apenas tentei dar uma opção a mais.

    Somos todos maiores de idade.

  7. Gabriel Dias disse:

    Não sei o que é “fazer ponto”.

    Eu vejo que muitos comparam apenas o preço, não a qualidade do serviço oferecido. É por isso que li diversos comentários, em diversos locais, de usuários dizendo que a Singapore não estava com promoção nenhuma, pois tinha o mesmo preço da Iberia.

    Hotel é muito mais do que apenas um local para dormir, como muitos dizem.

  8. Estevan Paiva disse:

    Essa rede Extended Stay é boa? Acabei de reservar em Orlando no Extended Stay Deluxe John Young Parkway. Alguem ja ficou? É bom?

  9. Gabriel Dias disse:

    Fabio,

    Atualmente parece não ser vantagem. Eu reservei um hotel no Priceline em Madrid, em março. O primeiro lance não aceitaram. Aumentei em U$5.00 e aceitaram. Depois fui checar e o preço era o mesmo no site do hotel. E a localização não era tão boa.
    Alguns usuários do meu site já me relataram o mesmo.

  10. Cid Alexandre disse:

    Pois é Gabriel… Eu passei pela mesma situação. Reservei hotel em Lisboa e quando fui averiguar o preço este era exatamente o mesmo do site do Hotel (isso após várias tentativas). Tentei lances para Paris até 180USD no após verificar no better bidding e notei que ninguém consegue mais aquelas barbadas de 1 dois anos atras qdo chegaram a pagar 140USD no MArriot em Saint Germain. NA verdade eu acho que o Priceline se popularizou demais enre o internautas e com a procura maior os preços deram um salto de 1-2 anos para cá. Outro bom exemplo, Em LA há exatamente 2 anos peguei o Sheraton Gateaway 4* por 60USD, há um mÊs minha irmã não conseguiu por menos de 80USD no PRiceline. Continua excelente nos EUA (embora já tenha sido mais barato) e na Europa pela minha experiência e leitura dos reviews do betterbidding não está valendo a pena não.

  11. Anderson disse:

    Estou tentando o priceline para Toronto e me deparei com o seguinte problema: acho que aceitaram meu lance mas não aceitaram meu endereço brasileiro. Digo isso porque depois de alguns dias tentando, ele processou o pedido, mas recusou o cartão. A única explicação, para mim, é aquela velhae e chata conferência do endereço da fatura com o endereço informado. Alguma dica de como finalizar a compra?

  12. Daniel disse:

    Gabriel

    O Marriott Residence Inn que vc indicou é esse aqui?

    http://www.marriott.com/hotels/travel/miara-residence-inn-miami-aventura-mall/

  13. JB BH disse:

    Boa noite Rodrigo,

    Desculpe-me, mas acho que aqui é o melhor local para divulgar a notícia abaixo – hoje de manhã este post acabou ficando em um comentário que você fez em 2008. Reproduzo abaixo trechos de um email que enviei a um amigo.

    “Eu já tinha uma reserva cancelável feita em um hotel de Nova Iorque (no New York Manhattan Hotel – Nyma, atualmente o nome dele é Red Roof, na rua 32, pertíssimo do Empire State, a USD 204.00 a dária, sem impostos e com café da manhã e microondas no quarto), porém, nesse feriado pesquisei hotéis com eventuais condições mais vantajosas – e lá é caro, a maioria está na faixa dos 250 a 350 dólares s/ impostos.

    Hoje encontrei um que é uma aposta, mas resolvi arriscar, hotel novíssimo, de uma cadeia britânica – chamado Yotel-, que irá iniciar suas operações em NY em junho. A promoção, para reservas até o dia 27/04, é de de um desconto de 50%, saindo a diária a USD 149.00 para duas pessoas e com café da manhã e internet WiFi grátis. Apenas uns 70 hotéis dos quase 500 de NY oferecem café grátis, e boa parte com diárias acima dos 300 dólares. Este hotel está localizado na 42nd com a 10th street, a duas quadras de Port Authority, a rodoviária de lá, de onde saem ônibus que vão para o outlet Jersey Gardens – 30 minutos de viagem. Também está a três quadras da Time Square. Pelo que pesquisei, parece ser um local movimetado, mas o construtor afirmou que os quartos tem vedação sonora e, considerando que ficaremos pouco tempo no hotel, resolvi arriscar, porém, é necessário ter certeza das datas da viagem, vez que a reserva não é cancelável. E quarto tem 167 square feet – pés quadrados, mais ou menos 15 m2; é pequeno, mas em NY há quartos ainda menores.

    Veja informações nos links abaixo:

    http://www.yotel.com/en/Hotels/New%20York%20City.aspx

    http://www.youtube.com/watch?v=WJp1oz1l1nM&NR=1

    http://travel.usatoday.com/hotels/post/2011/04/new-york-city-yotel-new-hotel-concept/154883/1

    Para se fazer a reserva, pelo que consta no travelzoo e com o desconto, é até o dia 27/04/2011, acesse o link abaixo (podem ser programadas viagens até o dia 05/09/2011):

    http://www.travelzoo.com/hotels/new-york/1017482/?conf=1&cm=signedin&source=_tzlock ( se não funcionar este link, acesse o site: http://www.travelzoo.com, e procure por promoções de hotéis em Nova York)

    Eu fiz a minha reserva utilizando o link contido no site acima e diretamente no site da rede do Yotel – o site Expedia também está oferencendo o Yotel pelo mesmo valor, porém, aumentaram aproximadamente 20 dólares no valor dos impostos.

    Outra opção também, além do Nyma e do Yotel, é acessar o site http://www.priceline.com e tentar oferecer lances para hotéis em determinadas áreas boas de NY, é um leilão – há pessoas que conseguiram um 4 estrelas por 125 dólares (normalmente essa diária é 280 a 350), sem café da manhã, e lá este custa, aproximadamente, 15 a 20 dólares por pessoa por dia.”

    JB BH

  14. Pedro disse:

    Uma outra opção para quem vai para os Estados Unidos são as reservas no escuro do Quickbook.com. Paguei 139 dólares no Hotel Shoreham (4 estralas), que, na época que fui, estava praticamente o dobro do valor nos demais sites de reserva.

  15. Anderson disse:

    Troquei o o amex que estava usando por um visa, dei um endereço americano e acabaram aceitando no priceline. Saiu um 4 estrelas (alegadas) em Toronto (The Sutton Place) por 95 dólares.
    E no Hotwire apostei num 4 estrelas em Montreal downtown por 107 dólares e quando paguei me informaram o Sheraton Le Centre.
    Os dois estão bem abaixo do valor cobrado pelos outos sites. Verei se valeu a pena quando chegar lá.

  16. Yv Obaca disse:

    HELP!Estou para comprar passagem e hotel para USA pelo Hotwire Vou com esposa e 3 filhos 11a,4a e bebê 8 meses.Inseguro para comprar.
    Hotéis estou mais ou menos seguro depois deste tópico mas, E passagem aérea? E aluguel de carro vale a pena?
    Antecipadamente grato por qualquer ajuda
    Abraços . Há, Rodrigo parabéns pelo teu trabalho

  17. Carlos disse:

    Eu acho que aluguel de carro nos Estados Unidos é uma necessidade, especialmente para quem tem criança.

    Exceto para quem vai ficar no centrão de cidade grande, sem necessidade de deslocamentos para passeios, shoppings, etc. Sugiro que olhe a Happy Tours; geralmente tem ótimos preços.

  18. angela disse:

    gostaria de saber se eu comprar uma passagem pelo hotwire e precisar cancelar ou transferir por motivo de saude,eu posso?

  19. Carlos disse:

    As condições da compra geralmente estão descritas no processo; há que ler todos os detalhes.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.