Promoção: Consumidor de Passagens Aéreas Não É Bobo!

15 de agosto de 2009 | Por | 30 Comentários More

A lógica das cias aéreas é que promoção é uma forma de marketing barato, onde ela não paga para aparecer e os meios de comunicação tratam de fazer o trabalho de graça. Eles entendem ainda que qualquer tarifa abaixo do valor da tarifa cheia é uma promoção.

Pena que essas cias aéreas ainda não entenderam que uma boa parte dos consumidores, e a grande maioria dos nossos leitores, são muito mais inteligentes do que elas pensam! Eles entendem como promoção tarifas abaixo do valores médios que as mesmas vêm praticando nos últimos meses. Isso não é o caso da maioria das tarifas anunciadas como promocionais nas últimas semanas. Isso não quer dizer também que não existam tarifas já dentro de um bom preço. Ficar esperando tarifa de 1 real a todo final de semana, também é viver de ilusão…

Tratar o consumidor, principalmente o fiel, como bobo vai acabar arranhando a imagem dessas cias junto ao consumidor. Pela que o olhar dos marketeiros passa longe desse tipo de visão. Tomara que alguma delas veja o erro que comete, passe a tratar com respeito o consumidor e tenho certeza que no longo prazo será recompensada.

Consumidor faça sua parte: Compare, analise e não se deixe levar pelo impulso. Valorize seu dinheiro e não alimente expectativas de que você vai encontrar tarifas dadas a todo o momento (não temos concorrência suficiente no Brasil para que isso ocorra).

Tags: , , , , ,

Category: Promoção

Comentários (30)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Tony disse:

    Parabéns Rodrigo pela couragem de publicar no seu blog o que muitos achamos da atitude das cias. Ninguém precisa ficar ofendido, é uma crítica construtiva com o intuito de melhorar.

  2. hotmar disse:

    Concordo com o Tony. As críticas são construtivas e servem de pontos de reflexão para que as cias. aéreas repensem melhor o conteúdo de suas “promoções” (assim mesmo, entre aspas).

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. hotmar disse:

    É curioso notar que as boas promoções – como aquela de Pontos + Dinheiro da TAM p/ viagens ao exterior – http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/?vgnextoid=8d6989b106e8f110VgnVCM2000009608020aRCRD&vgnextchannel=a8988c0583068110VgnVCM1000004232690aRCRD – não são anunciadas com tanto destaque, ao passo que as que são anunciadas nem são tão atraentes assim.

    E ainda tem uma contradição nisso tudo, já que alguns leitores têm relatado dificuldades para aproveitar essas boas promoções (escondidas), como restrição de assentos – vide o que o Márcio escreveu em outro post – https://www.aquelapassagem.com.br/fidelidade-tam-atualizando-as-informacoes-da-promocao/comment-page-1/#comment-9631 – ao passo que os promocinhos apresentam maior disponibilidade de assentos.

    Vai entender… 🙁

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  4. Olá Rodrigo,

    Sou agente de viagens há 8 anos e sei muito bem como isso funciona. As cias aéreas brasileiras, principalmente a TAM e GOL estão agindo de forma ridícula com suas campanhas de marketing sujo. A Tam pro exemplo várias vezes por ano costuma a anuncias mega promoções com até 90% de deconto e pára por aí. Não explica aos clientes que esses 90% são na tarifa cheia e que o número de vagas na promoção em cada voo é muito limitado. Já tratei no meu blog algumas vezes sobre esse tema, inclusive a pedido de colegas agentes de viagens leitores. Todos nós, tanto clientes como agentes de viagens estamos cansados dessas propagandas enganosas.
    Parabéns pelo blog e pela iniciativa.
    Coloquei seu blog no meu blog roll: souagentedeviagens.blogspot.com

    Abraços.

  5. Thiago Scovino disse:

    Exatamente isso percebi. Especialmente esta semana. O consumidor fiel se sente insultado.

  6. Ernesto disse:

    Gostei do seu blog, e recomendo a leitura dele, para que todos conhecam o ponto de vista deste nosso parceiro nas viagens.

  7. Mari Campos disse:

    excelente post, Rodrigo! Mesmo estando fora do pais esses meses, continuo recebendo os mailings das cias aereas e concordo com vc em genero, numero e grau. Parabens.

  8. André Cri-cri disse:

    Parabéns pelo post Rodrigo.
    As companhias aéreas estão mesmo de brincadeira com todos nós consumidores.
    O que me tem deixado mais p. da vida ultimamente é a Lufthansa. Você entra no site brasileiro desta companhia e vê o seguinte anúncio: “Europa a partir de 695 USD sem as taxas.” Aí você vê alguns destinos dentro desta promoção como Londres, Berlim, Barcelona, etc. Pois bem, eu fiz trocentas mil simulações e jamais consegui uma tarifa de 695 USD. O mínimo foi de 795 USD (sem as taxas). É ou não é propaganda enganosa? Juro que nesta semana irei formalizar uma reclamação.

  9. Rodrigo Purisch disse:

    Fabio,

    Os preços estão sim mais baixos. Mas o que não está acontecendo é uma queda maior durante essas promoções. Esse é o problema. Temos preços mais realistas nos últimos meses que agora formam um outro patamar de preços. Feio é anunciar queda e não cair nada…

  10. CINTHIA RANGEL disse:

    Realmente as promoções não são realmente PROMOÇÕES. Em julho, tive que sair do RS às pressas para o RJ. Comprei passagem na quinta para voar na sexta. A volta consegui pegar na promoção smiles dos 2.500 pontos. Pensei que fosse pagar um absurdo pela ida. Sabem qto paguei comprando na quinta por volta das 20h para voar às 12h do dia seguinte? Apenas R$ 139,00 + taxas, ou seja, eu e meu marido pagamos cerca de R$ 380,00!
    Bom, daí, com esse amplo anúncio de promoções, resolvi fazer algumas simulações para voltar ao RJ novamente em setembro! Não achei uma ÚNICA passagem com o preço que comprei em julho em cima da hora! Que promoção é essa? Realmente é PROPAGANDA ENGANOSA!

  11. ChicoVIX disse:

    Ótimo post, Rodrigo!!!
    Mas continuamos reféns de duas cias. aéreas: TAM e VariGol.
    A JetAzul corre por fora e cada vez mais entrosada com as duas pelo bom relacionamento com o governo. Tem até a classe Jobim com mais espaço para as pernas!!!
    Cada uma satisfeita com o seu share.
    No mercado internacional sim, as nacionais tem com quem concorrer, tem que baixar e perdem feio.

    Abraço,

    ChicoVIX

  12. Ernesto disse:

    GREVE NA PLUNA, FONTE UOL

    /08/2009 – 15h44
    Greve de funcionários da Pluna suspende voos para São Paulo e Curitiba

    Montevidéu, 16 ago (EFE).- Uma greve de funcionários da companhia aérea uruguaia Pluna, iniciada hoje, obrigou a suspensão de voos de ida e volta de Montevidéu para São Paulo e Curitiba programados para amanhã, informaram fontes da companhia.

    Os funcionários começarão a greve a partir das 20h, no horário de Brasília, de domingo e durante todo o dia de amanhã.

    A greve foi anunciada como forma de protesto pela demissão de 14 tripulantes técnicos de cabine “o que viola o último acordo assinado pela Pluna com seu pessoal no Ministério do Trabalho e de Seguridade Social”, afirmou o secretário-geral do sindicato da Pluna, Fernando Alberti.

    A empresa teve que cancelar ainda o último voo da ponte aérea entre Montevidéu e Buenos Aires previsto para esta noite, um voo que sairia para a cidade argentina de Córdoba e outros para Santiago do Chile e Assunção que sairiam amanhã.

    Em comunicado, a empresa qualificou a medida sindical de “irresponsável” e disse “que atenta contra os esforços realizados e conquistas obtidas nas instâncias de negociação”.

  13. hotmar disse:

    Rodrigo, catálogo Multiplus Fidelidade já disponível para consulta e resgate.

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  14. Fabio disse:

    Hotmar, qual link que voce verificou? Nao achei no site.

  15. Neusa disse:

    Bom dia Rodrigo,

    Não estou encontrando vôos da TAM para Bariloche depois do dia 10/09/2009. Pelo telefone os funcionários não sabem o motivo.
    Você sabe se a TAM vai deixar de voar para Bariloche ?

    Abraços,
    Neusa

  16. César disse:

    Aliás, em relação ao mercado internacional, dificilmente uso Tam ou Gol. SEMPRE consigo passagens mais baratas com as companhias estrangeiras. E isso já ocorreu com destinos na América do Sul, na Europa e nos EUA. Por isso que elas, inclusive a Azul, temem tanto a concorrência. Que venham, e com força, as estrangeiras para os trechos internos também!

  17. Olá Rodrigo

    Concordo que “Consumidor de Passagens Aéreas Não É Bobo! “.
    Mas quero deixar claro que o seu blog é fator decisivo para assim aconteça. Sem o “aquela passagem” seria um pouco mais difícil.

  18. hotmar disse:

    Fabio, foi na própria página inicial da TAM, vi o catálogo logando no site, usando meu nº do cartão Fidelidade e senha eletrônica. Agora, vi que o banner principal foi trocado por aquele da pesquisa IBOPE. Tente logar no site usando seus dados do Fidelidade pra ver se o catálogo aparece.

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  19. Fabio disse:

    Hotmar, consegui acessar.
    Na minha cabeça haveria novas formas de poder pontuar no Fidelidade, no Multiplus, ao menos a principio só se tem a possibilidade de “torrar” pontos.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.