Promoção de Passagens para voar no Outono e Inverno Europeu

24 de agosto de 2007 | Por | 26 Comentários More
Parece que passado o verão europeu, o fim de setembro, outubro, novembro e início de dezembro vêm com tarifas mais baixas e uma certa competição entre as cias que atuam no Brasil.

Fiz um levantamento nos sites e no GDS Sabre das tarifas para o período. Foi feita uma cotação de uma passagem com saída dia 15 de outubro e retorno no dia 25 de outubro. Foram selecionadas as tarifas mais baixas para montar um quadro, sendo expostas as tarifas até 100 dólares acima da mais barata.

Atenção: As tarifas aqui publicadas são as tarifas mais baratas, portanto as que se esgotam primeiro. Devem servir apenas como referência e podem ser alteradas a qualquer momento pelas cias aéreas.

Clique aqui para ampliar o quadro

Uma pequena análise dos sites e cias incluídos nessa pesquisa:

A Aerolineas Argentinas não costuma divulgar suas tarifas para a Europa no seu site. Madri é seu principal destino na Europa.

A American Airlines costuma divulgar as tarifas para a Europa com destaque no site, mas demora um pouco na atualização. Não há tarifas para outubro a dezembro anunciadas no site ainda. Mas se você tem interesse em combinar dois continentes sem pagar muito mais por isso, visite o site. Atenção: precisa de visto americano para realizar conexão nos EUA.

Air China: Não possui um site dedicado ao Brasil, mas possui boas tarifas para Madri e Barcelona.

Air France: Dá prioridade ao site para postar suas promoções. No site poderão ser encontradas tarifas inferiores as encontradas nos GDS. Não deixe de visitar o site se você gosta do serviço da Air France.

British Airways: Seu site, que tem uma verão para o Brasil, não divulga as promoções das cia, mas pelo menos pode-se comprar as tarifas aqui apresentadas com seu auxílio. Não é a campeã de preços, mas voar numa cia como a British tem suas vantagens.

Iberia: Essa sim é a campeã de preços, mas não divulga suas promoções nos site para o Brasil. Vai entender…. Se ela tem bons preços, sofre com a fama de que seus serviços são condizentes com o que ela cobra. Não deixa de ser uma opção para quem está com um orçamento muito apertado e com certeza não será pior que viajar em uma BRA na atualidade.

KLM: Parece que o grupo Air France/KLM optou por ter algumas tarifas mais baixas no site do que nos GDSs. Apesar das tarifas KLM já serem muito competitivas, existem algumas promoções com preços abaixo da concorrência no seu site. Vale a pena conferir.

Lufthansa: Apesar das tarifas encontradas nos GDS não serem muito animadoras, a cia tem realizado promoções regulares no site. A maioria são promoções de curta duração como essa para voar em setembro e essa para voar em novembro e dezembro (acaba dia 26/08!). Existe promoção que dá até crédito de 25 euros no dutyfree dos aviões . Se você quer voar numa cia com um serviço correto e estável, apesar de não primar muito pelo entretenimento de bordo, não deixe de visitar o site dessa ótima representante do povo alemão.

TAM: Atualmente não divulga nada em termos de promoção no seu site. Até o site de promoções encontra-se inativo….Está vivendo seu inferno astral. Mas por outro lado, tem reforçado suas relações com as agências e operadoras de turismo. Atualização, 06/09: o site mudou!

TAP: Essa cia portuguesa que apostou onde nossas cias não tiveram coragem de apostar, possui boas tarifas para a Europa. No site as tarifas são 12 dólares, em média, mais baratas. Lembre-se que algumas tarifas da TAP podem não pontuar no Fidelidade TAM (pontua apenas em classes de reserva E,T,G,X,N,P,I,R e O). Desta forma as tarifas mais baixas da TAP (V e W) não pontuam no Fidelidade TAM. As tarifas W pontuam 50% no programa Victoria e as V 100%. Mas se sua opção é por preço e disponibilidade de vôos a TAP tem!

Swiss: Não possui site para o Brasil, portanto não faz divulgação de suas promoções para vôos saindo do Brasil no seu site. Foi escalada pela Lufthansa, sua proprietária, para disputar com a KLM, Iberia e TAP por preço.

United: não costuma anunciar suas tarifas para a Europa no site . E olha que algumas tarifas permitem parar nos EUA e saem mais baratas que uma passagem com destino final nos EUA. Se o site não ajuda, o programa de milhagem Mileage Plus, as tarifas e um serviço que não compromete ajudam a cia americana. Mas você vai precisar de uma visto americano para poder usar os EUA como conexão para a Europa.

Varig: anuncia de forma tímida suas “promoções” no site. Atualmente só anuncia vôos para Frankfurt, apesar de já estar no GDS Amadeus seus vôos para Roma e Paris, porém as tarifas não andam competitivas…

Foram intencionalmente excluídas da pesquisa a BRA (o site e a política da empresa não colaboram) e a Alitalia, que apesar de ter bons preços, vive um período complicado de sua existência.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Category: Promoção

Comentários (26)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Tony disse:

    Baita trabalhão, Rodrigo, você está de parabéns. Logo mais a Abril está te ligando para pedir tua colaboração!

  2. Elisa disse:

    oi Rodrigo, mais uma vez vc nos brinda com um excelente trabalho, coisas de que é um apaixonado pelo mundo da aviação, parabéns!
    É como sempre digo: vir diariamente ao teu blog nos traz ótimas surpresas.
    Agora fiquei com uma dúvida: na tua tabela o valor da TAP para Lisboa ( U$ 920,00) é menor que o da TAP para outras capitais na Europa (U$ 881,00). Não entendo porque ser menor se tem de fazer conexão necessariamente em Lisboa?

  3. Mô Gribel disse:

    Rodrigo, tudo bem?
    Estou fazendo uma cotação para uma senhora que trabalha comigo e quer ir visitar a filha em Milão agora em outubro.
    Ela é um pouco insegura, não quer de jeito nenhum um vôo com conexão.
    Encontrei apenas na TAM – usd 2350 e na Alitalia – usd 1100 +/-.
    Voc̻ conhece alguma outra cia? Pelo itasoftware Рque vc passou e que virei f̣ Рdireto, somente as duas.
    Quando li seu post fiquei preocupada em dizer para ela ir de Alitalia.
    Beijo e obrigada e desculpa o aluguel.

  4. Elisa disse:

    Olá Mô Gribel,
    desculpa estar me metendo onde não fui chamada, mas queria deixar meu testemunho: Viajei recentemente para Milão e a melhor tarifa foi da TAM, mas o melhor foi o serviço, se vc falou que ela é insegura… Olha qdo eu fui tinha uma senhora sozinha e eu vi o tratamento em terra do pessoal da TAM com ela, até pegar as malas e orientar tudo eles fizeram, fiquei até admirada! As vezes se a diferença for pouca vale a pena pq eu já fui de Alitalia e achei eles uns Mal-educados e sem paciência.

  5. Rodrigo Purisch disse:

    Tony,

    Obrigado.

    Elisa,

    É quase uma regra no mundo da aviação. Voar para o HUB (principais ponto de conexão de uma cia) é geralmente mais caro que voar para uma cidade próxima, mesmo que se tenha de tomar outro vôo. Portanto voar para Paris costuma ser mais caro na Air France, Londres na British, Washington na United, Atlanta na Delta e por ai vai.

    Explicação?

    Primeiro, quando se voa o hub de uma cia o vôo costuma ser direto = menor tempo gasto no vôo e maior demanda por parte dos executivos (que costumam pagar mais pelas suas passagens)

    TAM: essa passagem não esta meio cara? Tente uma busca mais flexível de datas no ITA, quyem sabe você não consegue uma calsse tarifária mais em conta em algum dia. Como não sei as datas dela, não tem como ajudar mais.

    Alitalia: A cia continua voando, mas tem tido greves frequentes. Está parecendo a Varig na época antes do leilão. Se a diferença for desse tamanho e as outras limitações forem intransponíveis, vai acabar sendo ela mesmo.

    O Arnaldo foi para Dubai de Alitalia. Ele pode dar seu testemunho de como andam as coisas por lá.

    Mas como o Blog é um ponto de referência, ou pelo menos espero que um dia seja, optei por não colocar a Alitalia porque a média dos turistas não são avisados desses problemas.

    Segundo, porque muitos locais preferem voar na cia nacional, que fala sua língua e seus costumes.

    Mô,

    Vôo direto como expliquei acima para a Elisa costuma ser mais caro.

    Vôo direto só na TAM e Alitalia. Quem sabe conexão em Portugal com a TAP. Lá ela vai falar portugues e você pode deixar um tempo maior entre os vôos para a conexão. Você pode tentar ainda com que a cia dê um tipo de suporte na conexão alegando que ela é idosa.

  6. mo gribel disse:

    Vocês são uns amores!
    Ela nem é tão idosa – 60 e poucos – mas é tão insegura, eu fico com dó.
    Ela hoje me disse que prefere pagar o preço que for, mas fica apavorada em pensar que talvez tenha que desembarcar, fazer conexão, coisas assim, simples mesmo, tipo até a polícia federal no Brasil.
    Achei muito boa a idéia sobre o suporte da TAM, acho que ela precisará de qualquer maneira.
    Rodrigo, ela pretende ir dia 12 de outubro e retornar dia 3 de novembro. A tarifa que eu falei, peguei hoje pelo site da TAM e depois confirmei no ITA. A minha 1a sugestão era a conexão em Lisboa, mas não teve mesmo jeito.
    Vou fazer outras pesquisas durante o final de semana. Obrigada!

  7. Anonymous disse:

    Rodrigo

    Parabens, que trrabalhão…. Se voce quiser se divertir mais um pouco que tal uma comparação entre os destinaos latino americanos?

    Ernesto

  8. Diogo disse:

    Porra meu… faz um mal danado vir aqui.

    Diz uma coisa: se eu comprar essa passagem por 869 dólares SP-Roma de Lufthansa AGORA, e eventualmente não usar, qto pago de multa?

    Mesmo assim valeria a pena?

    Responde rápido pq eu tenho até domingo só pra comprar por essa tarifa, rapá…

    Já falei aqui mas vou repetir: no meu time é ROdrigão Purisch + 10!!!

    Grandjabrass, Diogo

  9. Rodrigo Purisch disse:

    Mô,

    O problema é que parece que o vôo para Milão na TAM está vendendo bem nessas datas. Só sobraram as tarifas mais caras….

    Ernesto,

    A idéia é fazer uma séri para vários destino e atualizar com uma frequência a definir. Falta um pouco de tempo e dá um ceto trabalho.

    Diogo,

    Tentei cotar umas passagens no site e só da erro…. Lembre-se que são para vôos até nov/dez e início de janeiro.

    Cuidado proque as promoções da Lufthansa não vem sem grandes restrições (passagem não reembolsável ou multas muito elevadas). Se você conseguir achar o vôo, na página intermediária vai ter um link para as condições da tarifa. Se der mais tarde tento de novo.

    Um abraço a todos

  10. Anonymous disse:

    Parabéns pelo ótimo quadro.

    Olha, não tenho qualquer predileção pela TAM, mas entendo que alguns leitores prefiram voar para o exterior numa empresa brasileira.

    Por isso, repasso a tarifa promocional OLPROMO para vários destinos Europeus, conforme boletim de 16/08 no site da consolidadora Rextur:

    Partida de São Paulo em vôo JJ puro”, para embarque entre 19/09/2007 e 08/12/2007, e estadia mínima de 7 dias:

    MADRI
    869.00

    BRUXELAS
    899.00

    LUXEMBURGO
    899.00

    ZURIQUE
    899.00

    GENEBRA
    899.00

    LISBOA
    908.00

    AMSTERDÃ
    919.00

    BARCELONA
    969.00

    Um abraço,

    Rogério

  11. Jorge Bernardes disse:

    Rodrigo,

    Corri pra procurar esse post, tá todo mundo comentando. Ficou jóia mesmo, como sempre.

    Pergunta: uma coisa que notei é que com os preços parecidos, o truque das cias parece ficar nas taxas “extras” de combustível, etc. Será que nesse caso, com os extras, aquela tarifa menor, fica menos barata? Como descobrir isso?

    Eu acho a KLM fantástica e tem ótimos preços. Para mim, o consórcio Air FranceKLM é o melhor atualmente para a Europa.

    Viajei com a Tap em Julho e confesso que volto a voar com eles só se for à Portugal. Não vale a pena fazer conexão em Lisboa, muito trabalho pra pouco beneficio, conexão sem fingers, dependendo de ônibus pra tudo, tô fora, mas isso é para mim que saio de SP e tem opções diretas para mais destinos. Concordo que com a crise aérea do jeito que está, se eu tivesse que sair de Brasilia, Salvador, etc. Eu sairia voando pela TAP só para não correr o risco de ficar parado em algum aerporto aqui mesmo no Brasil…

  12. Rodrigo Purisch disse:

    Rogério,

    Eu sempre estou de olho no site da Rextur. Acabei não publicando essas tarifas pelas seguintes razões:

    Primeiro porque os valores que a Rextur coloca geralmente diferem um pouco (pouca coisa) dos valores apresentados no ITA ou no Sabre.

    Segundo, porque não consegui essas tarifas no Sabre e nem no site da TAM anunciadas (é difícil ficar cotando passagem por passagem no site da TAM).

    Como me propus a fazer um comparativo baseado nos sites e no Sabre, optei por seguir a linha.

    Como você sabe, esse tipo de comparativo sempre vai deixar de colocar alguma tarifa e o pior, existe muita chance do consumidor não encontrar essas tarifas, já que são as classes de reserva mais baratas. A intenção é tentar ajudar na busca.

    Mas ainda não consegui uma forma melhor de fazer essa pesquisa sem que tenha um software especial. Penso que na próxima vou incluir mais de uma classe de reserva (3 por exemplo). O que você acha?

    Mas incentivo a quem conseguir tarifas melhores a publicar aqui nos comentários, como você fez. Todo mundo ganha.

    Acho que a TAM anda fortalecendo os laços com os agentes (o que tem de tarifas para agentes na TAM…). Pena que ela não publique essas promoções no site. de qualquer forma o blog não tem o desejo de substituir o bom agente de turismo, quando posso emito as minhas com o meu, e até incentivo que se faça uma cotação com agente de confiança.

    Um abraço

    Jorge,

    Obrigado pelos elogios e pelas dicas da conexão em Lisboa!

  13. Anonymous disse:

    A TAM está abusando do direito de “errar”. Digo “errar” porque, se ninguém encontra, a tarifa anunciada não existe. E isso não é erro: dá multa e até uma penazinha de detenção que dá para trocar por umas cestas básicas…

    Certamente eles têm problemas mais importantes pra cuidar, mas a prática reiterada de pequenas falcatruas aqui e ali mostra que estão se lixando pra todo mundo e não fazem nem questão de parecer que não estão.

    Um abraço,

    Rogério

    Rogério

  14. Aroldo disse:

    Muito boa e útil essa sua pesquisa!
    Agora, uma dica: O que achas de publicá-la em uma planilha do Excel? Fica mais fácil fazer o download e visualizar na máquina.
    Se quiser, posso te mandar uma planilha de exemplo.
    Um abraço!

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Aroldo,
    As panilhas são feitas no Excel. O probela é como disponibiliza-la sem permitir que haja modificações. Essas planilhas dão um grande trabalho (não tenho um GDS completo) para fazer e imfelizmente a Net está cheia de pessoas que copiam, modificam e publicam com outros interesses.

    Também não estou satisfeito com o formato. Estou estudando as opções (pdf? outro?). Nessas horas gostaria de ser design gráfico.

    Um abraço.

    Ps vou apagar seu e-mail para proteger sua privacidade

  16. Paulo disse:

    Olá, Rodrigo!

    Primeiro, parabéns, ou melhor dizendo, OBRIGADO pelo flog! Um maná!
    Se tiver paciência e quiser me dar uma ajuda, estou planejando viajar pela europa com minha mina ano que vem. Vamos fazer um mochilão começando por Lisboa e acabando em Atenas.
    Depois de Lisboa vamos para Madri. O que vc me sugeriria fazer? Pensei em comprar passagem para Madri com escala em Lisboa (vou passar uns 4 dias lá), e comprar a volta de Athenas. Será que isso é possível? Da pra ficar uns 4 dias em lisboa antes de ir pra Madri pela TAP? Me dá uma ajudazinha?
    Acho que voltar direto de atenas vai ser difícil, mas aí eu pego uma lox cost até a cidade de embarque.
    Alguma sugestão ou dica de operadora, empresa pra essa viagem…? Ah, quero o mais barato possível! Claro, me esconder numa mala não vale… 🙂
    Outra coisa, vamos no meio de maio de 2008 e voltamos no começo de Julho (50 dias).
    Te agradeço desde já qualquer dica!

    pramjr@ig.com.br

    Paulo

  17. Rodrigo Purisch disse:

    Paulo:

    Acho que você está indo pelo caminho certo. Comprar a passagem de uma cia de um país que se quer conhecer para ir além daquele país. Com isso geralmente é permitido uma para na ida ou na volta naquele país da cia aérea = Stopover. Com isso paga-se menos por essa parada do que se comprasse 2 vôos.

    Chegar por uma cidade e sair por outra chama-se Open Jaw e um grande maioria das tarifas permite (exceto as superpromocionais). Na verdade o preço final será a média das passagens para os dois destinos. Também gosto dessa estratégia.
    Atenas não é um gende centro de conexões e os vôos para lá tem tarifas mais altas, mas se você conseguir incluir na passagem principal pode ser uma ótima opção.

    Outra opção é voar para uma cidade maior mais próxima e usar as low cost para complementar. Olhe a Aegean para Atenas e ilhas Gregas. (cuidado com a franquia de bagagem). Se me lembro, Londres e Alemanha são bons pontos de conexão para Atenas.

    Gosto dessa época que você vai viajar já que começa a esquentar na Europa e os preços ainda não dispararam.

    As passagens ficam mais baratas 4 a 3 meses antes dos vôos nas cias tradicionais.

    Faça seu roteiro primeiro e depois tente encaixar os vôos (com uma certa flexibilidade. Começar pelos vôos pode dificultar seus passeios.

    De vagar você chega lá.

    Se você tiver visto para os EUA, ir pelos EUA pode te dar mais uma parada nos EUA e mais milhas. A diferença de preço é pequena.

    Um abraço

  18. Bruninha disse:

    Rodrigo,
    Achei FANTÁSTICO seu trabalho!!! Parabéns pelo BLOG! Preciso de sua ajuda. Consegui uma passagem por operadora de turismo de U$ 1.009,00 pela British Airwais, de Salvador a Roma e retornando de Londres a Salvador, já que vamos circular um pouco pela Europa. Essa reserva é para 15 pessoas e vai cair em 48h. Por outro lado, o mesmo trecho pela VARIG é U$ 881,00. Que dúvida cruel. Dá para economizar U$ 200,00 por pessoa e, ao todo, somos 15 pessoas, mas não sei como anda o atendimento da VARIG. Por favor, me dá uma mãozinha. Abs, Bruna

  19. Rodrigo Purisch disse:

    Bruna,

    A Varig ainda não voltou a ser a Varig de antes. Apesar do esforço dos funcionários, as aeronaves ainda são mais velhas e não possuem um sistema entretenimento moderno. Mas elea está realizando os vôos normalmente (por vias das dúvidas deixe sempre um dia de folga na volta..)

    A British é uma senhora cia aérea. Tudo vai depender de como esses 200 USD vão ter de impacto no seu orçamento.

    Quais as datas que você está pensando em ir? Esses valores estão com as taxas icluídas? posso tentar dar umaolhada para ver o que existe de opção.

  20. Bruninha disse:

    Vc não existe!!! Obrigada.
    Nós sairemos do Brasil no dia 31/01 e esticaremos até 16/02. Os valores não estão com taxas incluídas, é fora as taxas. Abs

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.