Resumo da Semana
Sem promoções nas grandes cias, o jeito de descolar alguma passagem com um custo mais favorável é seguir a dica dos leitores de comprar passagens com dez ou mais noites de permanência no destino ou aproveitar alguma promoção de emissão de trechos com número reduzido de pontos no Fidelidade Tam.
Realmente não sei o que a Varigol pensa sobre seus clientes fiéis, os associados Smiles. O que poderia ser considerado um grupo de pessoas com potencial para continuar usando seus serviços é tratado da pior forma possÃvel. O programa encolhe, reduz muito a possibilidade de emissão em vôos internacionais, inicia um embargo para reformulação do sistema e introdução da Gol no mesmo e ao final do processo, o associado passa a ser atendido de uma forma pior do que era antes. Muitos associados Smiles deixaram suas queixas neste post. Não importa se é madrugada, inÃcio da manhã, hora de almoço…, ser atendido pela Central Smiles passou a ser uma prova de persistência. Lembrando que quem paga a ligação é você associado! A Varigol poderia escrever uma cartilha ensinando como perder consumidores sem fazer esforço, se não fosse a dependência que temos dela. Não é à toa que vários leitores depositam toda suas esperanças na chegada da Azul (aqui falamos das novas rotas e inÃcio das vendas). Acredito que esse quadro só mudaria mesmo com a chegada ou reforço de outras cias no mercado nacional, aumentando a concorrência interna. Mas a mesma falta de interesse em desenvolver uma relação de respeito com o consumidor assola outras cias em nosso mercado. Se a assessoria da Varigol quiser se pronunciar, estamos abertos para publicar a sua resposta.
Falando em programas de fidelidade, os programas da Taca, Tap e Lufthansa estão como uma promoção de milhas bônus. Já o programa Executive Club da British está com uma promoção para emissão de passagens prêmio (50% de desconto das milhas normalmente necessárias) com duração de apenas 1 semana!
Mais uma cia deve iniciar operações no Brasil em breve. A Turkish planeja operar por aqui no primeiro trimestre de 2009.
A novela Alitalia chega ao fim com aceitação do Governo Italiano da proposta do consórcio CAI e posterior aceitação pela justiça. Agora deve iniciar-se outra com o inÃcio das operações da nova Alitalia prevista para dezembro.
Na Espanha as suas maiores cias vâo se concentrar sob as asas da Iberia.
A Star Alliance, que não para de crescer, já tem duas novas possÃveis candidatas da América Central.
A Cubana pode voar para a BolÃvia já no inÃcio do ano que vem.
No Canadá, obesos graves ganharam na justiça o direito de usar dois assentos pagando por um nos vôos domésticos.
A resposta aos comentários está atrasa. Vou ver se normalizo isso no inÃcio da semana.
Uma boa semana a todos e obrigado pelas visitas!
Category: Resumo da Semana
Blog da Maria Inês Dolci, com post na capa do UOL sobre o tema (Varigol e Smiles)…
http://mariainesdolci.folha.blog.uol.com.br/arch2008-11-23_2008-11-29.html
Bruno,
Vai de encontro com o que falamos aqui no blog. Não gosto do termo passagem grátis, nos pagamos por ela. Por isso uso o termo passagem prêmio (prêmio pela fidelização).