Ryanair: Irá Cobrar Uma Libra/Euro Pelo Uso do Banheiro! Eu Não Acreditei e Errei!
Depois da Spirit introduzir taxas para uso dos compartimentos internos de bagagem pela bagagem de mão, a Ryanair parece que confirmou que vai começar a cobrar pelo uso do banheiro das suas aeronaves.
Segundo várias publicações, como o americano NYDailyNews e o inglês DailyMail, a Ryanair vai cobrar uma libra ou um euro pelo uso de banheiros que serão liberados mediante a introdução de moedas. E não é só isso, eles devem reduzir o número de banheiros nas aeronaves para apenas 1 por avião (1 banheiro para 189 passageiros). A data do inÃcio da cobrança ainda não foi definida.
E eu que não esperava que a Ryanair chegaria a tanto. Errei feio na previsão!
Assim, ela pretende incentivar o uso do banheiro do aeroporto e evitar carregar lÃquidos para os banheiros, dessa forma reduzindo o peso da aeronave e economizando combustÃvel..
Uma cia chinesa chegou a orientar seus passageiros a fazer uso do banheiro antes de embarcar no passado, mas diante da repercussão negativa, voltou atrás com a idéia. Mas no caso da Ryanair, ela gosta que falem de graça dela, não importando se falam bem ou mal dela.
Como já disse, acredito que iniciativas como essas vão acabar promovendo uma resposta dos orgãos reguladores mesmo em paÃses mais liberais. É esperar para ver.
Enquanto isso, cada consumidor escolhe o que lhe é mais conveniente. Preço para mim não é tudo, assim prefiro outras propostas. E do jeito quer vai, o barato no final das contas pode sair no mesmo preço da concorrência que ainda tem respeito às necessidades básicas de seus consumidores.
Category: Cias Aéreas, Consumidor
Segundo artigo d’O Globo de hoje, a idéia da RyanAir de cobrar pelo uso de banheiros não só continua de pé como existe, também, um projeto para lugares para os passageiros viajarem DE PÉ nas aeronaves. Acredite se quiser:
“(…) O plano é remover as últimas dez fileiras de assentos dos 250 aviões da companhia e substitui-los por 15 fileiras de assentos verticais. Dois banheiros da parte de trás também poderiam ser removidos.
De acordo com o presidente-executivo da Ryanair, Michael O’Leary, testes para avaliar a segurança dos assentos verticais serão realizados no ano que vem.
As mudanças ajudariam a incluir entre 40 e 50 passageiros a mais em cada voo.
Os passageiros continuariam usando cintos de segurança, que passariam por cima do ombro, assim como os utilizados atualmente pela tripulação durante os voos. (…)”
Fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/07/05/companhia-aerea-vai-testar-lugares-para-passageiros-viajarem-de-pe-917062292.asp
Rapaz, e não é que essa história voltou mesmo?
Tem os links estrangeiros comentando o assunto:
http://www.telegraph.co.uk/finance/financevideo/7865893/Plans-for-new-5-standing-area-on-Ryanair-flights.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1291103/Ryanair-sell-standing-room-tickets-4–funded-charging-passengers-use-toilet.html
Abs