Segundo a Azul, a Melhor Promoção É Sempre a da Gol

6 de outubro de 2010 | Por | 24 Comentários More


Eu e o marketing da Azul não combinamos muito. Já fiz várias críticas a forma com que a Azul lidava com as mídias em geral tentando por meio de informações liberadas a conta-gotas ou com pequenas promoções ficar sempre na crista da onda e conseguir publicidade de graça.

Depois vieram algumas promoções que careciam de preços mais baixos que os usualmente cobrados, mas eram lançadas com todo o barulho. Ela inovou e criou sua própria rede social turbinada por promoções de todo tipo a fim de manter conteúdo associado a marca Azul bem posicionado  na Internet e ter um laboratório para suas estratégias (a Gol gostou e segue o mesmo caminho).

O tempo passou e parecia que a Azul tinha amadurecido e entendido que ela tem um ótimo produto e que não precisava mais de tanto barulho para fortalecer suas virtudes junto ao consumidor. Mas parece que o responsável pelo marketing da Azul tirou férias prolongadas e deixou um estagiário no seu lugar com uma única recomendação: copie todas as promoções da Gol!

Assim tem sido as últimas promoções da Azul, cópias idênticas das promoções da Gol…

Será que a Gol virou realmente um modelo para a Azul? Será que a Azul foi vendida para a Gol e não ficamos sabendo? Acordo de cavalheiros? Ou gastou toda a criatividade fazendo muito barulho por nada no passado?

É normal que as cias aéreas reajam as promoções das outras, mas não é normal copiar até em publicidade a promoção dos outros… Está até parecendo um blog que vive copiando material do Aquela Passagem (posts, comentários de leitores e tweets) fazendo-se passar como produtor de informação ou conhecimento, o que definitivamente ele não é (e parece que nunca será seguindo dessa forma)!

Azul, seu marketing consegue ser melhor que isso, já que como cia aérea vocês conseguem oferecer algo diferenciado ao consumidor!

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Category: Cias Aéreas

Comentários (24)

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  1. Wilian Delatorre disse:

    Alô, Alô! Atenção!!!
    Em aviação nada se cria, tudo se COPIA!!!

    O Depto. de Marketing da Azul está muito preso, muito limitado, isso me lembra outra música:

    Solta o Azulão! Solta o Azulão paixão, Solta o Azulão…. uuhauhahua.

    Me desculpem não resisti…..

  2. Gabriel Dias disse:

    Já que vão copiar, que copiem a ideia e façam melhor. Mas nem isso é feito.

  3. David disse:

    Sou da opinião de que mesmo copiando, oferecendo boas tarifas tá bom.

  4. Marcela disse:

    Ótimo tópico, Rodrigo!

    A fórmula das superpromoções de mentira parece ter contagiado todas as cias aéreas.

    Faz tempo que nao encontro preços “imperdíveis”, e o que é pior: as tarifas promocionais estão com regras cada vez menos flexíveis e por preços nem tão chamativos assim!

  5. Rafae Ribeiro disse:

    Uma promoção que a Gol podia fazer sem que a Azul copie é qualquer uma referente à milhas reduzidas, porque a Azul não teria como acompanhar já que faz cashback.

  6. Assino embaixo! Muito boa a observação! Há tempos venho alertando os leitores do Blog Boa Viagem sobre o alarde das falsas promoções e clones diversos de campanhas publicitárias. Infelizmente a criatividade da AZUL é limitada a clonar as promoções da GOL.

  7. Antonio disse:

    Bom, ela que se cuide, né? Daqui a pouco está copiando os erros da concorrente também.
    Já começou na falta de clareza do tal ‘Tudo Azul Safira’ discutido em outro post… 🙁

  8. Vinícius disse:

    Marketing Azul = Ex-marketing TransBrasil…

  9. Emilio disse:

    Concordo contigo. Se melhorarem , tudo bem. Mas não é realizado com diferenças.

  10. João disse:

    Desculpe não estar escrevendo algo relacionado ao post.
    Admiro seu trabalho e gostaria de pedir sua opinião sobre bilhete SP-Europa, ida após natal e retorno 1ª quinzena janeiro/2011.
    Fiquei abismado com os preços, em relação ao ano passado.
    Para qualquer capital européia, desde SP, os preços têm sido desde R$3.000,00.
    Vôo direto, então, facilmente R$4.000,00.
    Acha que os preços se devem à proximidade do embarque ou este ano está mais caro mesmo? Paguei bem menos ano passado, na mesma época.
    Fosse você, compraria já, ou esperaria um pouco mais? Teria alguma sugestão?
    Obrigado e um abraço.

  11. jorge disse:

    Isto é bom para o pessoal que baba ovo da Azul, ver que ela não está com essa boa toda.

  12. Beto disse:

    Criatividade nota “0”

  13. marcus leite disse:

    Eu acho melhor a Embraer ficar de olho na Azul, pois se a Manutenção dela for tão “vazia” quanto o Marketing, a Embraer ainda vai se arrepender muito de ter vendido seus aviões pra ela……

  14. Sergio S. disse:

    Hehehe, curiosa essa semelhança que você encontrou…

  15. raphael disse:

    pelo o que eu entendi no post, a Gol tem uma rede social semelhante a Azul (www.viajamos.com.br). Rede essa muito boa, onde na qual eu já ganhei 5 viagens ida/volta. Se o que eu entendi esta correto, por favor alguém coloque o link da rede social da Gol. Abraços

  16. Bruno disse:

    Eu não entendi claramente a semelhança entre as fotos… Seria a pintura dos aviões? Att Bruno

  17. Rodrigo Purisch disse:

    A gol está abrindo blog e facebook com a intenção de fidelizar clientes.

  18. Rodrigo Purisch disse:

    João,

    Dólar em queda e demanda em alta rimam com preços altos. Faça buscas de vôos partindo do Rio, Belo Horizonte ou Brasília também.

    Os preços ficam mais caros também quanto mais próximo do embarque estamos, mas a demanda é um fator determinante.

    Quanto a decisão de compra, não posso tomar por você. Há um risco de aumento de preços sim, mas sou péssimo em futurologia. Interessante é que os preços na rota EUA/Europa derem um leve reduzida por causa das ameças terroristas… Se tiver chance e visto americano analise a possibilidade de ir via EUA para a Europa e faça duas viagens dentro de uma pagando o mesmo.

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