Sempre Presente e Itaucard: Nova Mudança de Regras. Procurando Alternativas

30 de setembro de 2012 | Por | 61 Comentários More

O Sempre Presente e o Itaucard mais uma vez mudaram as regras do jogo e sem aviso prévio.

Seguindo a linha do desagrade seu cliente até ele te largar, o Itaucard que já tinha elevado para 5 mil o número mínimo de pontos para transferir para um programa de fidelidade, aumentou de novo. Agora o mínimo é 20 mil milhas. Aviso? Só de última hora e só no site do Sempre Presente… No extrato, na fatura do cartão e no home banking que você recebe ou vista com  frequência: nada!

Relação de transparência? Me senti ofendido!

Com as promoções das cias aéreas, tenho mantido minhas milhas/pontos dentro da conta do programa dos meus cartões até o momento em que aparecer alguma promoção interessante. É isso que o Itaucard quer impedir. Ele está cada vez mais reduzindo o poder de decisão do consumidor sobre como e quando usar seus pontos acumulados, desencorajando as transferências pequenas realizadas para aproveitar uma promoção de passagem nacional.

Tudo bem que algumas cias aéreas nacionais podem fazer pouco caso de seus clientes fiéis, pois a concorrência é baixa. Mas no caso dos bancos, a concorrência não é tão baixa e o cartão é apenas um dos serviços que eles oferecem. Perder clientes por causa do cartão não deve fazer bem nos tempos de vacas magras que sempre se seguem aos tempos de bonança.

Depois da alteração da cotação do dólar usado nas conversões, fechamento das salas vips, da suspensão de transferências para a Tap e depois o retorno das mesmas, além da alteração do mínimo de pontos para transferência, tudo sem comunicação prévia, eu já tinha colocado meu Itaucard para escanteio. Ele já foi o meu principal cartão e hoje deve virar a última opção depois desse novo aumento. Só não cancelo porque não pago nada de anuidade enquanto ficar no banco. Mas aumentei o uso do meu Diners, que também ameaça mudanças nas regras (uma nota na minha fatura alertava sobre isso), mas o site não explica nada.

Se eles podem tratar mal seus consumidores, eu também posso sair em busca de alternativas, como deve fazer um bom consumidor que dá valor ao seu dinheiro.

Se não fosse o infidelidade o único programa aéreo associado a um banco cooperativo (rede Sicoob) onde tenho conta (Credicom), apostava nele. Cambio honesto e meu pacote que me dá alguns saques internacionais sem cobrança de tarifa e  cartão de crédito isento de tarifa. Quem sabe não fazem uma parceria com o Lifemiles que me parece uma boa opção para quem voa para o exterior?

Muitos falam bem do cartão da Caixa, que inclusive continuou fazendo algumas promoções do tipo 2X1 para a Tap que o Itaucard deixou de fazer. Pena que o banco em si, não me atende.

Outros gostam do Santander, principalmente de seus cartões top. Tem também os amantes do Amex, BB (confesso, tenho dificuldades de relacionamento com esse banco) e Bradesco.

E você que tem Itaucard, fica aonde está ou vai partir para outra?

Obrigado a Andressa pela dica!

PS: O bom de ter um site, mesmo que meio abandonado (o Twitter não!), é poder desabafar em público! Parto em breve para merecidas férias, mas já sabendo que meu Itaucard só sai do bolso em último caso.

Tags:

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (61)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Pedro disse:

    Sou cooperado do sicoob tb. Ele tem algum cartão que pontua 1,5 por dólar? O que vc pensa do Hsbc premier, pode ser uma opção.

  2. Paulo disse:

    Obrigado pelo aviso… ou também só iria descobrir no momento do resgate.

  3. andre gustavo disse:

    Em primeiro lugar,Rodrigo,bem vindo de volta.Olha,hoje o Santander é meu principal cartão,por vários motivos:pontos não prescrevem,anuidade inclusa na tarifa,pague contas…o Itaucard só tem me servido para o pague contas,e mesmo assim pagando o boleto o mais rápido possível,porque 2,99% de juros hoje em dia é muito,não?

  4. Elisa disse:

    Eu fui cliente do Itaucard por mais de 10 anos, alias nem lembro desde quando. Mas descartei este ano porque tive esta mesma sensação que você descreve e só quando fui transferir milhas para TAP soube que não poderia.
    Depois não tinha mais nenhuma vantagem, tive problemas com o AMEX, porque foi clonados e eles demoraram a fazer os estornos. Então agora me concentro no HSBC premier porque eles tem um “acelerador” de pontos, mas não sei até quando e se vão renovar este beneficio, por quando ofereceram foi explicado que seria por prazo determinado.

  5. josue disse:

    Olá Rodrigo, segue abaixo cópia do email que enviei ao Itaú.

    Bom Dia!
    Fiquei sabendo pelo site Aquela Passagem que o Itaucard mais uma vez levou a quantidade mínima de pontos para as transferências para os programas de milhagem. E fui conferir …
    Estou decepcionado e indignado por mais uma medida arbitrária tomada por vossa empresa.
    Sem aviso, sem programação, sem nada que beneficie o cliente. Falta comunicação e pouco de respeito com o cliente.
    Nos tempos do Unibanco os resgates partiam de 1000 pontos, diga-se de passagem não são nada fáceis de acumular, o Itaú elevou para 10.000 pontos e agora chegou ao absurdo de permitir a transferência com 20.000. Abuso e desrespeito, reitero. Ano passado fecharam as salas Itaucard sem nenhum aviso prévio, lembro que estava em Belo Horizonte e vi as feições de desaprovação dos clientes Itaú ao depararem com as portas fechadas, no Rio de janeiro ídem.
    Fica assim registrado meu repúdio à essa ação que em nada bebeficia o cliente Itaú.
    Aguardo retorno.
    Atenciosamente,

  6. joao disse:

    A maioria das administradoras cartao estao aumentando o limite de transferencias, BB passou de 5.000 p/ 10.000 , Credicard tambem, e outros bancos que nao lembro. Com a popularizacao do uso do cartao eu penso que eles querem é quem compra pouco perca os pontos pois nao conseguem juntar a quantidade necessaria.

    Os unicos que conheco que estao fazendo transferencias pequenas de 1.000 pontos sao o HSBC e o American, alguem sabe de algum outro ?

    O itaucarda atualmente so é bom para o pague contas.

  7. Cristiana disse:

    Eu desisti do Itau depois que eles fizeram uma lambança com uma reserva de hotel.

    Eu tenho usado o amex e o smiles (tb não muito contente com este cartão), e pago as faturas nos meus cartões do santander, tanto no platinum quanto no free. Estou cada vez mais satisfeita com o Santander, espero que isso tb dure.

    Abs

    ps: estava com saudades do Aquela passagem!

  8. Jorge Moraes disse:

    Não fiquem tão animado com o Diners, pois ele tbém está dificultando. No site há uma informação de que agora resgastes de pontos para cias aéreas pagam uma tarifa e o site não coloca o valor, se quiser descobrir só ligando pra eles. Também estive na sala deles em GRU e estava sem cartão de embarque, pois estava aguardando um familiar chegar e não me deixaram entrar. A recepcionista lamentou, mas agora só com cartão de embarque mesmo.Lamentável.

  9. Eduardo Carrara disse:

    Pensei sobre isso no fim de semana, e tomei a decisao:
    hoje mesmo cancelo meus 2 cartoes Platinum (Visa e Master) e vou passar a usar um Smiles Bradesco, e um TAM Itaucard.

    Já que eu fazia a carga meio a meio, pelo menos nao preciso ficar esperando dar 20 mil pra transferir, até porque preciso de rapidez nessa transferência.

    É uma pena, eu gostava do Sempre Presente, pela agilidade e praticidade na transferencia de pontos, mas a fila anda, e temos que procurar alternativas melhores.

  10. Ricardo SM disse:

    Eduardo, não seria melhor usar o BB Smiles, que aceita pagamento de contas e ainda pontua dois por dólar nesse pagamento?

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Obrigado! Mas não espere regularidade.

  12. Rodrigo Purisch disse:

    João,
    Acho que podem fazer o que quiser dentro da lei desde que comuniquem antecipadamente de forma clara e irrestrita.
    Cabe a nós fazer valer o direito.
    Duro é alguém estar se programando e levar uma dessas sem aviso.

  13. Rodrigo Purisch disse:

    Duro é que você deve receber uma resposta padrão falando sobre a transparência do banco nas suas relações

  14. Veronique disse:

    Eu já cancelei meu cartão Itaucard, eu tinha 8500 pontos no Sempre Presente e perdi tudo. Quando liguei para saber porque, eles me informaram que como eu cancelei eu perdi meus pontos.

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Só uso o pague contas mesmo também. Obrigado, mas não espere regularidade no AP, já que saio de férias em breve.

  16. Rodrigo Purisch disse:

    Depende da sua cooperativa os pacotes. Na minha iniciaram um Platinum Mastercard, mas só com infidelidade.

  17. RABUGENTO (@RABUGENTO) disse:

    Rodrigo,

    Por que você diz que tem dificuldade de relacionamento com o BB?

    Já procurou uma agência Estilo?

  18. Guilherme Gomes disse:

    Eu uso para a maioria dos meus gastos o TAm itaucard. Gosto pq o programa de Fidelidade da Tam é o que mais uso e as milhas sao transferidas todo mes, independente da quantidade. Gosto porque me da checkin prioritario, onde é bastante util nos tempos de hoje com aeroportos lotados. Nao gosto de usa-lo no exterior, como vc disse o dolar deles nao é vantajoso. Nao gosto pq a anuidade nao é barata e de dificil negociaçao. Ainda assim, entre pros e contras é o que mais uso.

  19. Diego disse:

    Elisa, poderia explicar sobre o “acelerador” de pontos do HSBC Premier, por favor?

    Obrigado.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.