Sempre Presente e Itaucard: Nova Mudança de Regras. Procurando Alternativas

30 de setembro de 2012 | Por | 61 Comentários More

O Sempre Presente e o Itaucard mais uma vez mudaram as regras do jogo e sem aviso prévio.

Seguindo a linha do desagrade seu cliente até ele te largar, o Itaucard que já tinha elevado para 5 mil o número mínimo de pontos para transferir para um programa de fidelidade, aumentou de novo. Agora o mínimo é 20 mil milhas. Aviso? Só de última hora e só no site do Sempre Presente… No extrato, na fatura do cartão e no home banking que você recebe ou vista com  frequência: nada!

Relação de transparência? Me senti ofendido!

Com as promoções das cias aéreas, tenho mantido minhas milhas/pontos dentro da conta do programa dos meus cartões até o momento em que aparecer alguma promoção interessante. É isso que o Itaucard quer impedir. Ele está cada vez mais reduzindo o poder de decisão do consumidor sobre como e quando usar seus pontos acumulados, desencorajando as transferências pequenas realizadas para aproveitar uma promoção de passagem nacional.

Tudo bem que algumas cias aéreas nacionais podem fazer pouco caso de seus clientes fiéis, pois a concorrência é baixa. Mas no caso dos bancos, a concorrência não é tão baixa e o cartão é apenas um dos serviços que eles oferecem. Perder clientes por causa do cartão não deve fazer bem nos tempos de vacas magras que sempre se seguem aos tempos de bonança.

Depois da alteração da cotação do dólar usado nas conversões, fechamento das salas vips, da suspensão de transferências para a Tap e depois o retorno das mesmas, além da alteração do mínimo de pontos para transferência, tudo sem comunicação prévia, eu já tinha colocado meu Itaucard para escanteio. Ele já foi o meu principal cartão e hoje deve virar a última opção depois desse novo aumento. Só não cancelo porque não pago nada de anuidade enquanto ficar no banco. Mas aumentei o uso do meu Diners, que também ameaça mudanças nas regras (uma nota na minha fatura alertava sobre isso), mas o site não explica nada.

Se eles podem tratar mal seus consumidores, eu também posso sair em busca de alternativas, como deve fazer um bom consumidor que dá valor ao seu dinheiro.

Se não fosse o infidelidade o único programa aéreo associado a um banco cooperativo (rede Sicoob) onde tenho conta (Credicom), apostava nele. Cambio honesto e meu pacote que me dá alguns saques internacionais sem cobrança de tarifa e  cartão de crédito isento de tarifa. Quem sabe não fazem uma parceria com o Lifemiles que me parece uma boa opção para quem voa para o exterior?

Muitos falam bem do cartão da Caixa, que inclusive continuou fazendo algumas promoções do tipo 2X1 para a Tap que o Itaucard deixou de fazer. Pena que o banco em si, não me atende.

Outros gostam do Santander, principalmente de seus cartões top. Tem também os amantes do Amex, BB (confesso, tenho dificuldades de relacionamento com esse banco) e Bradesco.

E você que tem Itaucard, fica aonde está ou vai partir para outra?

Obrigado a Andressa pela dica!

PS: O bom de ter um site, mesmo que meio abandonado (o Twitter não!), é poder desabafar em público! Parto em breve para merecidas férias, mas já sabendo que meu Itaucard só sai do bolso em último caso.

Tags:

Category: Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (61)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fernando Roberto disse:

    Márcio, não sei se você recebeu algum aviso do Santander sobre a redução de 10k para 3k para pagamento de contas. Eu não recebi e só descobri na boca do caixa quando o pagamento foi negado. Aliás, ninguém da agência sabia disso também. Só descobri porque liguei de lá para o Santander e me explicaram o ocorrido.

  2. Leandro disse:

    O meu Itaucard já está cortado e no seu devido lugar , no LIXO !!! Além de ser um PÉSSIMO CARTÃO vem com uma dose suprema de desrespeito do consumidor. ITAUCARD NUNCA MAIS !!!

  3. Márcio disse:

    Olá, Fernando.

    Usei o serviço “pague contas” no cartão Santander pelo período de um ano, mas já faz algum tempo que parei. Admito que no começo me empolguei e ganhei muitas milhas, mas ter parado foi uma decisão pessoal da qual não me arrependo.

    Motivos:

    1 Рa estrat̩gia toda envolve muito controle, dedica̤̣o e tempo;

    2 – emitir uma passagem com milhas é algo cheio de limitações: tem que marcar datas com muita ANTECEDÊNCIA, quantidade limitada de DESTINOS, quase nenhum poder de ESCOLHA sobre em qual COMPANHIA viajar e assim por diante (valeria a pena pagar taxas para conseguir um bilhete com tantas limitações?);

    3 – sinto-me mais no controle das minhas finanças sem usar o “pague-contas”.

    Claro que concordo que se o Santander mudou o limite máximo de pagamento sem avisar, ele errou mesmo. Deveria ter avisado com antecedência. Ainda assim, acho válido dizer que sempre foi evidente pra mim que as condições do Santander não iriam prevalecer por longo tempo, haja vista serem onerosas DEMAIS ao banco. O cliente pagava um boleto de R$ 10 mil e ganhava cerca de 7 mil milhas – ou mais, dependendo do tipo de cartão – por uma tarifa de R$ 15,00 – valor à época. Não iria permanecer por muito tempo mesmo.

    Não condeno quem ainda aprecia essa estratégia de “arcar com taxas para pagar contas acumulando milhas”, mas eu prefiro usar o cartão somente para compras. Estou me sentindo bem melhor assim.

    Grande abraço.

  4. milon disse:

    Hoje fui tentar pagar um boleto no itau personnalite ele ele deu uma mensagem estranha, alguem mais teve este problema, será o fim do pague contas do itau

  5. Fernando Roberto disse:

    Concordo com você quanto a ser evidente que, em algum momento, o Santander fosse alterar as regras. No entanto, o Santander tem que levar em conta que muitos clientes de outros produtos só os tem devido a essa política de cartão. Eu tentei um cartão de crédito para não correntista, não consegui; fui até uma agência, negociei com o gerente e decidi abri uma conta Van Gogh. Então, hoje pago a tarifa da conta, já contratei seguro auto pelo Santander, tenho dinheiro aplicado no banco, etc. E tudo isso devido ao “atrativo” das milhas ganhas no cartão. Ainda não foi o caso mas se o sistema ficar inviável, provavelmente, irei cancelar meu relacionamento com o banco.

    Quanto ao Itaú, está de mal a pior.

  6. Vinicius disse:

    Não adianta ficar fugindo, pois a tendência é que todos os bancos promovam alterações como esta… Meu cartão BB e itau estão com essa exigência !!!

  7. Fernando Roberto disse:

    Sempre que tenho algum problema com o itaú, tento no dia seguinte e tudo dá certo.

  8. Danuza Benedetti disse:

    Acredito que as operadoras de cartões de crédito e os bancos estão agindo de má fé e com inteiro desrespeito para com seus clientes pois esperaram chegar o período de alta temporada (próximo as férias) para fazer as alterações e em aviso prévio ou seja alteração de planos de ultima hora acho que deveria haver um boicote em massa com transações relacionadas a ganho de milhas para que houvesse um choque impactante e eles percebecem a importancia de seus consumidores para a contituidade de seus negócios.

  9. Antonio disse:

    Tenho Itaú Personnalité (tudo gratís) mas nunca o utilizei como cartão de crédito. E creio que nunca vou utilizar a função crédito dele.

  10. Carlos disse:

    Vejo que aqui se entende do assunto. Tenho lido bastante, mas nao cheguei a conclusao alguma.

    Tenho 45.000 pontos no meu cartao de credito [itaucard platinum], e estes estão para espirar.
    Pretendo transferi-los para o meu programa de fidelidade TAM, que ja conta com outros 50.000

    O que é vantagem? Vale a pena transferir ou nao? Disseram-me que os pontos , quando na TAM, nao espiram. mas no CCredito espiram apos 18 meses (ou 24?).

    Aguardo dicas de voces.
    Obrigado

  11. Luis disse:

    Itaucard com dias contados.
    Conta Personnalité também.
    Perdendo a confiança no Itaú, as mudanças repentinas não me agradam em nada.

  12. Fabio disse:

    O Itau disse que os pagamentos de conta deixarão de ser pontuados a partir de fevereiro de 2013. Vcs viram isso???

  13. José de Jesus disse:

    Camaradas milheiros, más noticias a caminho… Acabei de abrir a minha fatura do ITAU e recebi a trágica notícia que apartir de 01/02/2013 os pagamentos de contas com o cartão de crédito não acumularão pontos no programa sempre presente… Lá se vão minhas suadas 100.000 milhas mensais…

    Grande abraço e feliz? 2013…

    José

  14. juliano disse:

    As regras mudaram novamente! A partir de 01/02 o pagamentos de contas no cartão de crédito não geram mais pontos no Sempre Presente!

  15. Luis Guilherme disse:

    É o Itau ajudando a expulsar os clientes. Eu mesmo serei um que cairei fora depois dessa.

  16. Antônio disse:

    Juliano, como você soube dessa alteração?

  17. juliano disse:

    No lado esquerdo da fatura do Itaucard e também através do novo regulamento:
    https://ww2.itau.com.br/programasemprepresente/Content/themes/Shared/pdf/regulamentoPSP.pdf

    Depois de mais essa, estou cancelando meu relacionamento com o Itau, não vale mais a pena…

  18. Dimas disse:

    No tam itaucard a mensagem de não pontuação aprece no momento que se digita o codigo de barras. Creio que todos os cartões da itaucard estão encerrando este beneficio. Agora é minha vez de encerrar com eles.

  19. pikachu disse:

    Pessoal,

    Sou gerente do Itaú, cliente Personnalité e vos digo: se vocês acham ruim o que fazem com os clientes, é mil vezes pior com os funcionários !!!

    Sério, fico com vergonha de trabalhar nesta instituição e ser obrigado a vender esses cartões que cobram absurdos de taxas/anuidades e que atualmente não dão retorno nenhum.

    Enfim, vida que segue.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.