Smiles e Fidelidade TAM: Verificando a Disponibilidade de Assentos nas Parceiras

6 de maio de 2010 | Por | 65 Comentários More

Essa dica veio do leitor Marcelo em uma caixa de comentários:

Quando quer conhecer de antemão a disponibilidade de assentos para emissão de passagens prêmio (pela sua fidelidade) nas cias parceiras do Smiles ou Fidelidade Tam,  ele vai direto ao site da cia parceira e procura a disponibilidade de assentos para a emissão usando o menor número de milhas/pontos possível do programa de fidelidade próprio da parceira.

Por exemplo, gostaria de saber a disponibilidade de assentos na Americam para emitir passagens usando milhas Smiles. Ele vai o site da American faz uma busca de assentos para passagens usando o menor número de milhas possível do Aadvantage (programa próprio da American). Encontrando disponibilidade de assentos com essas características, ele anota as datas e entra em contato com a central Smiles para tentar a emissão. Segundo os comentários do Marcelo, ele anda tendo sucesso nessa estratégia.

Algumas cias como a Americam permitem que qualquer pessoa (não é necessário ser associado do programa de fidelidade Aadvantage) faça uma busca por esses assentos. Uma política ao meu ver transparente e que deveria ser seguida pelas demais cias. Ela não tem nada a esconder e ainda o candidato a associado fica conhecendo como é a disponibilidade de assentos daquela cia.

Outras cias solicitam que você seja associado do programa de fidelidade para poder fazer buscas, nesse caso você vai ter que se inscrever no programa dela primeiro (como não custa nada, não vejo problema em fazer isso). A pior política era a que o Fidelidade Tam  usava no passado, onde quem não tinha pontos suficientes para um determinado prêmio nem busca por uma passagem podia fazer…

E você já usou essa estratégia relatada pelo Marcelo? Como foi sua experiência?

Tags: ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (65)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. ieda maria bastos santos disse:

    Sr Rodrigo,sou portadora de cartão tam fidelidade com mais de 99000 milhasjá procurei por 4 vezes uma loja e fui ao aeroporto para comprar uma passagem para minha filha que mora em Londres, com 6 meses de antecedencia conforme me informaram, para o dia 18/12/10 e me disseram não ter disponibilidade.Como pode ser pois exatamente com 6meses nas primeitas horas da manhã, já não tinha vagas? Gostaria de saber qual o criterio, pois sendo impossivel,vou cancelar meu cartão de crédito da Tam e passar tudo para Smiles,porque tenho informação que é bem mais fácil comprar pelo Smiles,Tenho dado preferencia ao da Tam, pois gosto muito da Cia. e não gostaria de trocar ,só que também não posso perder meus pontos. Muito grata pela sua atençao.Peço enviar alguma resposta de orientação, para o meu e-mail.

  2. Beatriz disse:

    Olá, Ieda,
    aconteceu isso comigo e a atendende (muito gentil e prestativa) me explicou que os assentos não são todos liberados de uma vez logo no dia que completa esse período (6 meses de antecedência).
    Os assentos são liberados ao longo do dia.
    Eu telefonei ao call-center às 6h da manhã e não havia vagas para o dia que eu queria. Meu irmão ligou às 9:h e nese momento havia vagas, e conseguimos comprar a passagem.
    Pelo que eu entendi, às vezes acontece também de liberarem assentos um dia antes ou depois.
    Então, seria interessante você ligar umas 2 ou 3 vezes no mesmo dia, em horários diferentes. Sei que é chato ter de fazer isso, mas consegui logo no terceiro dia que tentei.

    Boa sorte e boa viagem!

    Obs.: Pessoal, por falar nisso, alguém pode me dar uma dica?
    Consegui emitir o bilhete Vix-JFK ( com várias conexões no meio, rsrs) pela United, e recebi o localizador, mas no e-mail da TAM informa que “é apenas uma pré-reserva, os assentos serão confirmados no Check-in”.
    Isso é assim mesmo? Ou ainda preciso fazer alguma coisa para confirmar esse voo??

    Abraços a todos!
    Beatriz

  3. Beatriz disse:

    Luiz Guilherme, bom dia, você me ajuda com uma dúvida?
    Eu também consegui emitir um bilhete (com milhas) para os EUA (Tam no trecho nacional e United no internacional, com váaaaarias conexões) e já recebi o localizador, mas no e-mail da TAM informa que “é apenas uma pré-reserva, os assentos serão confirmados no Check-in”.
    Isso é assim mesmo? Ou ainda preciso fazer alguma coisa para confirmar esse voo?? Fiquei com medo depois de ver tantos comentários no site falando de problemas com reservas e pre´-reservas. : )

    Abraços a todos!
    Beatriz

  4. Diogo disse:

    Aloisio,

    Estou contigo nesta luta. O Smiles parece mesmo ser o pior programa existente. Estou tentanto emitir um bilhete SP –> Paris ou Amsterdã, AirFrance/KLM respectivamente, e eles informam que até 31/12/2010 não existem vagas disponíveis.
    É mole? Está claro que eles restringem a utilização ao máximo.
    Dai fica a pergunta. Como que as empresas que (legalmente ou não) compram milhas conseguem fazer uso das passagens? É de se questionar: Será que não há um conluio entre elas e as proprias empresas aéreas (ou seus funcionários)????

  5. milon disse:

    Va tentando, a disponibilidade varia todo dia, de uma olhada o flying blues pesquise no site deles no caso da AA se tiver disponibilidade da modalidade saver tambem terá para o smiles, o programa da air france deve funcionar de forma parecida.

  6. milon disse:

    Para milhas é melhor se programar com mais antecedencia, mas não desista quando as empresas percebem que ira sobrar diversos lugares costumam abrir mais vagas, mas tem que tentar todo dia, as vezes até mais de uma tentetativa por dia. Se suas milhas estão para vencer voce tem a opção de vender no mercado negro ou emitir uma passagem para data futura, no smile voce pode emitir com até nove meses e a passagem vale por 1 ano, voce pode alterar a data depois mas se pedir o reenbolso voce perdera as milhas.

  7. Rafael disse:

    Beatriz essa msg se refere apenas a maracação dos assentos…. nçao se preucupe..

    Eu emiti um bilhete e minhas milhas continuam no mesmo lugar. heheh liguei na TAM e meu voo esta confirmado… e minhas milhas estao lah quietinhas…. heheh o q será q pode ter acontecido??

  8. camila disse:

    Boa tarde

    Vou para Londres em dezembro pela AMERICAN Airlines e nao tenho cadastro no programa dessa Cia. Tenho apenas o da Gol que é parceira. Essas milhas serao creditadas no da Gol ou eu tenho que me cadastrar no da American ? GRATA PELA AJUDA

  9. Rodrigo Purisch disse:

    As milhas vão ser cadastradas na conta cujo número você apresentar.

    Se quiser que as mesmas sejam depositadas na sua conta no Smiles, você deve apresentar o número da conta no check in de ida e volta. Seria interessante entrar em contato com o Smiles e perguntar se a sua passagem dá direito acúmulo de milhas.

    Se quiser depositar no Aadvantage, terá que cadastrar antes do vôo e apresentar o número no check in

  10. Gamemaster disse:

    tentei emitir com milhas na economica
    para Las Vegas
    GRU-LAS
    em Abril de 2011

    no Smiles só tem a ida a partir de Maio
    vou tentar mais algum tempo e tentar pelo Fidelidade também.
    alguem tem alguma dica?

    eu também vou começar a acumular milhas tam em outros programas de fidelidade, acho que o mais vantajoso para emissão para os EUA é o da United, o que vocês acham?

  11. Gabriel Dias disse:

    Acho o AAdvantage.
    Em abril, tem ida nos dias: 4, 5, 6 e 24.
    Em abril, tem volta nos dias: 6, 7, 10, 11, 12, 19, 20.
    Isso usando 40 mil milhas, que é o mínimo.
    Se você quiser usar 60 mil milhas tem qualquer dia na ida e na volta.

  12. Gabriel Dias disse:

    E você ainda pode fazer um stopover em Dallas ou Miami.

  13. Adriana Chacon disse:

    Acabei de ligar p call center da tam e como sempre não havia disponibilidade em voos para os eua por 40 mil milhas. Fiquei decepcionada, pois li em comentários do aquela passagem que o truque era buscar nos sites das parceiras trechos oferecidos para voos com as menores quantidades milhas e pedir os mesmos dias na TAM. Tentei na United e nada feito, o atendente informou que não há nenhuma ligaçao entre os dias oferecidos com menos milhas pelas parceiras da star aliance e os dias disponíveis p/ a emissão com fidelidade tam. Estou cada vez mais convencida que não vale a pena usar milhas TAM p/ EUA, é preciso muuuuuita sorte.

  14. Gamemaster disse:

    obrigado, Gabriel
    tenho milhas no Smiles e Fidelidade, apenas.
    percebi que para emitir para os EUA, nos finais de semana é muito difícil

  15. Gabriel Dias disse:

    Gamemaster, com o Smile você emite no AAdvantage. E a disponibilidade é boa.
    Flexibilidade é a chave.

  16. Bob disse:

    Se entendi bem, pode-se emitir um bilhete prêmio Smiles voando AA. Nesse caso, emitiria o bilhete por telefone ou pelo site de qual companhia? Obrigado.

  17. Gabriel Dias disse:

    Pelo atendimento Smiles, via telefone.

  18. Adriano disse:

    Com a entrada de novos cartões de crédito no mercado (como o Credicard Visa Exclusive), a nova dinâmica “compras” de milhas por meio de pagamentos de contas ou pagamentos por bônus em milhas (em dobro) fica o seguinte:

    ITAUCARD BLACK (anuidade CARA e inegociável)

    Pagamento de contas
    10.000 pontos por R$ 169,15

    BB Visa Infinite ou MC Black (anuidade flexível, porém com critérios obscuros).

    Pagamento de contas
    10.000 pontos por R$ 212,50

    ITAUCARD TAM PLATINUM (anuidade negociável)

    Pagamento de contas
    10.000 pontos por R$ 225,54

    CREDICARD VISA EXCLUSIVE (lançado dia 13/10/10). Anuidade CARA e inegociável (pelo menos nesse primeiro ano).

    Pagamento por bônus (duplica de 2 p/ 4 milhas por dolar)
    10.000 pontos extras por R$ 340,00

  19. Gabriel Dias disse:

    Para ter 4 milhas por dólar você vai pagar 4% a mais na sua fatura. E só é válido para o Exclusive Platinum. O normal são 3 milhas por dólar.
    Não acho que vale a pena.

  20. Adriano disse:

    Também acho que não vale a pena.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.