Smiles: Novas Regras e Recadastramento

17 de outubro de 2008 | Por | 24 Comentários More

A partir do dia 16 de outubro como já dissemos aqui, o Smiles deixou de ser Varig e passou a ser um produto Varigol. Com isso, um novo regulamento foi implantado e iniciou-se um período de recadastramento dos antigos associados de forma que eles passem a demonstrar que estão cientes das  com as novas regras. Sem o recadastramento não será possível emitir passagens Smiles a partir de 15 de novembro com o fim do embargo. Você deverá imprimir um cartão eletrônico para andar com ele junto com o antigo.

Mas o que muda?

A primeira mudança e mais importante é o fato de ser possível a partir de 16 de outubro acumular milhas também em vôos operados sob a marca Gol.

No antigo regulamento estava inscrito que todos os vôos Varig com tarifas publicadas e exceto algumas tarifas especiais (agentes de turismo, vôos charter, passe aeronáutico, etc) acumulariam milhas. Agora colocaram mais um parágrafo, sem apagar o anterior, no qual o Smiles poderá determinar quais vôos, classes e tarifas vâo ser permitidos o acúmulo de milhas. Na verdade a Varig chegou a oferecer tarifas promocionais sem direito acúmulo de milhas no passado, mas isso não tinha previsão no regulamento, mas agora tem e parece que vai ser mais frequente…

A emissão de uma passagem prêmio Smiles será permitida até 3 horas antes do vôo e poderá ser feita também nas lojas com marca Gol.

Não consta mais no site as tarifas pagas para mudanças de datas, cancelamento de passagem prêmio ou reitineração. Agora você só fica sabendo das mesmas após contato coma central Smiles. Não entendo o porquê de omitir esses valores no site, já que eram valores claros e de conhecimento da maioria dos associados.

O upgrade de classe econômica para a executiva poderia ser feito utilizando-se de 5 mil (se tarifa cheia) a 7 mil milhas (outras tarifas). Agora, para o upgrade para essa nova classe econômica plus (Confort) da Varigol será necessário o uso de 7 mil pontos independente da tarifa paga.

Os bilhetes Smiles passaram a ser oneway, ou seja ida ou volta. Portanto será possível a emissão de um trecho apenas no Smiles dentro da América do Sul (antes era só nos vôos dentro do Brasil) pagando-se por ele 10 mil milhas. Uma viagem de ida e volta será composta de duas passagens Smiles oneway e necessitará dos mesmos 20 mil necessários hoje. Isso é uma evolução para o associado.

O que não muda, mas que continua merecendo sua atenção:

Continua sendo proibida a comercialização de milhas ou de passagens prêmio Smiles.

Somente as milhas efetivamente voadas (milhas club) servirão de base para progressão ou manutenção de status elite (Silver, Gold e Diamond). As milhas bônus por voar na executiva ou na nova classe Confort e as ganhas como bonificação por ter um cartão elite não entram nessa conta, mas podem ser usadas para a emissão de passagens normalmente.

A validade das milhas continua sendo de 3 anos.

Continua havendo um número limitado de assentos para emissão de passagens prêmio Smiles por vôo.

As taxas de urgência para emissão de prêmios Smiles com menos de 15 dias de antecedência continuam lá, mas até hoje não tive conhecimento de que alguém tenha pago as mesmas. Será que agora vão cobrar ou deixarão essa carta na manga para usar quando tiverem necessidade? Atualização: As taxas de urgência misteriosamente sumiram do site Smiles. Será que alguém do Smiles leu o blog?

Continua sendo proibido o stopover (para intermediária) nos vôos dentro da América do Sul.

Vamos esperar agora que o Smiles anuncie suas parcerias com a Air France e American para facilitar a vida de quem não se restringe a América do Sul como a Varigol passou a se restringir…

Tags: , , ,

Category: Cias Aéreas, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (24)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Pedro disse:

    Rodrigo…

    Se for anunciada parceria com a air france e a america airlines você acha que conseguiremos emitir passagens com os smiles?

    Abraço

  2. Rodrigo Purisch disse:

    Pedro,

    Sendo anunciada uma parceria ampla com Code Share, acredito que sim. Pelo menos temos que torcer para isso. As duas saem ganhando na história.

    Um abraço

  3. puigllum disse:

    Caro Rodrigo:

    Sou participante dos programas Smiles e Fidelidade Tam.

    Com a crise da Varig, praticamente deixei de lado as minhas milhas Smiles, transferindo os pontos acumulados em cartão de crédito somente ao programa da Tam.

    Agora, com a nova situação da Varigol, com novas perspectivas de mudanças a ocorrer, Você acha interessante voltar a enviar pontos ao Smiles?

    Saudações,
    puigllum

  4. Rodrigo Purisch disse:

    Puigllum,

    Vamos esperar para ver a coisa funcionando? Se você tiver muita pressa para usar as milhas pode até ser um negócio.

    Quero ver como será a disponibilidade de assentos nos vôos da Gol. Como número de vôos disponíveis para emissão de assentos, na teoria, aumentou muito com a entrada da Gol, a disponibilidade e assentos tem que aumentar também.

    Se continuar tão difícil como estava para alguns trechos e vendo que o número de associados pode aumentar mais ainda por causa da Gol, é algo a se pensar. A grande vantagem do Smiles é poder emitir uma passagem com quase 1 ano de antecedência do vôo.
    Um abraço

  5. Luanna disse:

    Rodrigo,
    Está impossivel ligar para a Centrla de Atendimeno Smiles.
    Eu acho que isso deveria ser um escandalo, pois depois de 01 mes, estou a 02 dias e não consigo ser atendida.

    UM CAOS…estou revoltada

  6. Sil disse:

    Gostaria de alguma indicação de hotel do programa, para ir com crianças.Um lugar para ir de caarro, tipo Hotel fazenda ou praia perto.
    Obrigada
    Sil

  7. Hamilton disse:

    Muito complicado falar com a central smiles da VARIGOL, depois de mais de um mês inoperante, achei que fosse conseguir marcar via web ao exemplo de outras concorrentes, sómente via central de atendimento, que é impossivel ser atendido. Por um milagre, depois de 04 dias conseguir falar, mas para o meu trecho, Porto Alegre/Fortaeza, no mês de janeiro/2009 já não tem disponibilidade, enquanto que no site da VARIGOl, em uma consulta no mesmo período ainda tem muitas vagas. Interessante o descaso com o participante do programa SMILES. Desejo que esta empresa QUEBRE assim como quebrou a VARIG, é o prêmio que ele merece por tratar tão mal o participante.

  8. Márcio disse:

    Rodrigo,

    Tenho acompanhado com atenção todas as suas dicas. Temos (eu e esposa) 23000 milhas smile, 23000 milhas Lan , e 25000 milhas no unicard. Pretendo levar minha filha na Disney (ORL) ano que vem. Por favor, qual seria a melhor forma de utilizar as milhas ?

    Abraço

    Márcio
    Poços de Caldas

  9. Rodrigo Purisch disse:

    Sil,

    faça essa pergunta no Viaje na Viagem do Ricardo Freire que a tripulação te responde. Meu forte mesmo é passagens aéreas…

    Hamilton,

    Eu nào quero que ela quebre porque se não vamos ficar mais ainda na mão da Tam, que no fundo não difere muito da Gol na questão respeito ao consumidor. Mas se fosse em uma pais com leis e judiciário mais rápido, ela não durava muito não.

    Marcio,

    Para usar a estratégia de chegar em Miami via Colômbia ou voar até um ponto intermediário e de lá ir para os EUA:

    Na Lan você teria que ter 25/35 (alta e baixa temporada) para voar do Brasil para um destino na América do Sul. Com 23 não vai ajudar muito não.

    No Smiles com os 23mil mais 17 mil do Unicard daria para emitir duas passagens para Bogotá. você teria que comprar uma para Bogotá e ainda 3 para Orlando ou Miami por um bom preço.

    Não sei quando você quer viajar, mas se for mais para o final do ano que vem, as mudanças nas bandas podem gerar algumas promoções. Hoje se tem uma boa tarifa promocional saindo de Belo Horizonte para Miami (muito mas baixa que saindo de São Paulo).

    Mas se optar por conjugar milhas com pontos leia os tutoriais que escrevi aqui no blog e sobre a viagem para Miami via Bogotá. tem suas vantagens e desvantagens, principalmente se seu tempo é curto.

  10. Gustavo disse:

    Rodrigo
    Sou leigo quantas milhas são mecessarias para ir para Buenos Aires,posso utilizar as milhas para somente a ida?….tenho 10 mil milhas

  11. deise disse:

    Quantas milhas são necessarias para ir para cancun? como faço pra comprar o bilhete?

  12. haidecilda de souza neves disse:

    ha muito tempo tentoe n consigo me recastrar, favor ajude-me

  13. Rodrigo Purisch disse:

    Ligue para a central Smiles. Eles vão te orientar melhor.

  14. lenyr claudett soares disse:

    nao consegui fazer o meu recadastramento pela internet pois aparece como ja recadastrado. gostaria de como vou fazer.

  15. Jose Raimundo Alves disse:

    Como fico sabendo se meu catâo smailes està atualizado ou se serà necessario fazer o recadastramento

  16. Rodrigo Purisch disse:

    Call center do Smiles.

  17. Rejane Ines Frey bohm disse:

    Quero fazer meu recadastramento e não consigo.
    Como faço para isso acontecer,pois pretendo usar as milhas acumuladas e igualmente não consigo emitir o bilhete.
    Preciso de orientação.
    Abraços. Rejane

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.