Smiles: Problemas em Acumular Milhas Voando Air France?
Alguns leitores do Aquela Passagem, como a Ana Lucia, Isabele e Rodrigo Mattar, têm relatado nos comentários uma dificuldade em conseguir creditar no Smiles milhas voadas na Air France. Parece que o Smiles tem alegado que a classe tarifária de algumas passagens não permitiria acúmulo de milhas, mas não foi isso que ela publicou no seu site quando lançou a promoção! A página que continha as classes tarifárias válidas foi retirada do ar pelo Smiles, mas alguns leitores tem o print screen dela!
Mais algum leitor teve esse tipo de problema?
Essa confusão reforça a necessidade do consumidor imprimir e guardar todas as regras de qualquer tarifa ou promoção que você comprar ou participar!
Category: Consumidor, Promoção
Também acho, Gabriel, 3 meses é muito desgaste. Mas agora garanti 2 passagens América do Sul – o pior foi ir ao correio, perturbar por telefone, dando espaços de tempo, nem foi desgastante. Acho que eles tentam mesmo.
Falou e disse!
Lucia,
pode colocar o numero de seu proceso aqui? usarei no processo que irei mover pelos mesmos motivos.
A empresa poderia ter boa vontade em cumprir aquilo que anuncia,mas não o faz mesmo com todas as relcamações. infelizmente…
Oi, Maikel!
O número do processo é 2009.209.029349-0. Boa sorte!
Abçs
Lúcia
tenho seis pernas da air france pra pontuar e acabei de receber a notÃcia pela central smiles, depois de 4 meses de espera, que nenhuma delas é elegÃvel. é muito injusto pq no site do smiles, e eu tenho o print screen, eles não informam que determinadas tarifas da air france não pontuam. O QUE EU POSSO FAZER AGORA? ALGUMA SAÃDA?
obrigado!
renato
Oi, Renato!Dê uma olhadinha nos comentários anteriores registrados aqui desde 2009. Tem td a saga q enfrentei! No meu caso, esgotei a esfera administrativa e entrei na justiça. Ganhei as milhas, é verdade, mas é um percurso chato, longo (+ de 1 ano desde q abri o processo) e relativamente caro. O nosso advogado era amigo e não recebeu nada, mas até seria justo que recebesse. O juiz não concedeu os danos morais e em peqs causas não cabem honorários advocatÃcios. Mas pelo menos resgatamos o que é correto e justo e isso dá uma sensação de bem-estar, de dever cumprido. A Gol não chega nem perto da antiga Varig e no que se refere à s parcerias internacionais, eles não agem de forma transparente, o que contraria o princÃpio da boa-fé do CDC.
Renato, caso opte pelo caminho da justiça, inclua no processo o regulamento do Smiles e tds esses depoimentos aqui transcritos. O argumento do juiz foi de que eu e meu marido não terÃamos como saber que a passagem não dava direito a milhas, assim como você.
Boa sorte!
Pessoal,
sempre coloquem números dos procesos. Se possÃvel deveriamos ter publicado até um modelo de petiçao para o pessoal baixar.
As coisas só irão mudar com ações na justiça.
Estive pessoalmente no escritorio da AF e me diseram que por lá não há esse entendimento de que algumas pontuam e outras não. Disseram ainda que estranham muito esa conduta da smiles.
Maikel, essa de ir à Air France é uma boa iniciativa, pq eu sempre disse que a parceira não devia saber que a Gol negava as milhas. Nós devÃamos escrever uma carta para lá e relatar o que a Gol anda fazendo, dando milhas a seu bem prazer e sem ter critérios claros. …Em algs dias da semana só tem uma determinada classe, não tem outra. É econômica e pronto. Além do mais, a Air France pontua milhas pelo seu programa na mesma viagem que a Gol nos nega. Vc pode comprovar fazendo uma reserva no site. Vc ficará sabendo imediatamente o nº de milhas que irá receber. TERIA QUE SER ASSIM NA GOL TB !! Não fazem POR QUE? Abçs Lúcia
Pessoal, muito obrigado pelas mensagens. É ótimo saber que não estou sozinho. Lúcia, a sua história me motiva a seguir em frente! Como vc disse, já não são só as milhas. É a sensação de justiça!
A atendente da Gol hoje me informou que, mesmo na Air France, eu não conseguiria acumular as milhas. No entanto, entrei no site da Air France e simulei vôos da mesma classe tarifária e vi que sim, receberia milhas Flying Blue.
O que eu fiz foi enviar um e-mail para a Air France pedindo esta confirmação. Estou vendo que o caminho realmente vai ser a justiça. Uma pena…
Obrigado a todos!
Renato
Oi Pessoal, infelizmente essa semana fomos, eu e meu marido, vitima desse mesmo descaso da Smiles. Voamos pela Air France e quando voltamos encontramos essa informação de milhas não elegiveis no nosso extrato. Não há qualquer informação no momento da compra, não há qualquer informação no site e nem mesmo os atendentes smiles sabem quais são as “tarifas elegiveis”, um total desaforo, propaganda enganosa mesmo. Vou sguir os conselhos (obrigada!) de todos e tentar conseguir esses pontos. So escolhi a Air France por causa da parceria com a Smiles e ela me vem com essa!!
Obrigada!
Fernanda
Oi gente, encontrei no site da air france uma pagina onde lista as tarifas que são elegÃveis para acumulo de milhas Smiles. E a tarifa L (ou Y) estão lá! mandei para a Gol que ignorou completamente, mas é uma prova irrefutável! Estou mandando carta para o jornal O Globo (atraves do site, na coluna defesa do consumidor), se outros fizerem o mesmo, pode ser que vire uma matéria no jornal e isso seria ótimo para nos ajudar a acabar com essa enganação e, quem sabe, receber as nossas milhas devidas. Segue o link da pagina da Air France http://www.airfrance.com.br/X02/pt/local/voyageurfrequent/flyingblue/fblue_gagner.htm#sommaire1
Estou tentando ver uma solução que não seja entrar com um processo, mas está parecendo cada vez mais dificil.
Obrigada a todos pelas informações,
Fernanda Bessone
Como eu só viajo para América e Europa ou no Brasil mesmo, o programa Smiles me atende e, para mim, é o melhor programa de milhagem entre as companhias aéreas brasileiras. Mas o Programa Smiles deveria, numa atitude de transparência e respeito aos seus clientes, divulgar claramente em seu site uma tabela com a lista de tarifas válidas para acúmulo de milhas em voos com parceiros aéreos, assim como fazem os programas Flying Blue da Air France/KLM (http://partnersearch.ehn.klm.com/us_en/partner.jsp?pid=275265&q=gol&o=0&l=5&p=1&eb=all), AAdvantage da American Airlines (http://www.aa.com.br/intl/br/aadvantage/participantes/companhiasAereas/premiosG3.jsp) e SkyMiles da Delta Airlines (http://pt.delta.com/delta/enpt/?24;http://skymilesoffers.delta.com/airline_partners.php#GOL), que são companhias parceiras da Gol. A concorrente Tam também tem regras claras para o acúmulo de milhas.
Essa questão já foi fonte de muita discussão aqui. Ela no inÃcio tinha essa lista e depois tirou do ar. Muita gente comprou tarifa que era válida pelo site depois não conseguiu pontuar.
Também acho que isso é básico e acontece na maioria dos grande programas de fidelidade.
Passei pelo mesmo problema em voos pela Air France e KLM para Paris, Amsterdam, Genebra e São Paulo. Não creditaram meus pontos pois informaram que a classe tarifária não era válida. Estou pensando em entrar com uma ação contra o Smiles, tendo em vista que essa informação não consta no site e no da parceira Air France consta, da forma que o Marcelo colocou aqui, que a classe Y e L são sim elegiveis. Alguém aqui já entrou com esse tipo de processo?Leva muito tempo e dinheiro?Vale a pena realmente? Parabéns pelo blog e obrigado pelo espaço.
Ola Leticia! Fiz a mesma viagem que vc. mas foi em outubro de 2010, eu e uma amiga. A mesma coisa aconteceu, durante a ida e volta mostrei o cartão smiles para o registro da Air France, e no final nada foi computado. Conforme smiles informou o meu voo não é elegivel ao acumulo de milhas.
Para vc. saber a regra entre no SMILES/GOL E FLYING BLUES AIR FRANCE/KLM- REGRAS DE ACUMULO DE PONTOS, aonde diz:
….. NA CLASSE ECONOMICA ACUMULA-SE MILHAS, MAS APENAS NAS TARIFAS COM CLASSES DE RESERVA Y,B,R,K,M.H,Q,V,R,X,L,T”.
Entende-se que nos temos direito ao acumulo de milhas pela SMILES.
Acredito que só na justiça teremos nossos direitos. Tchau.
Andrea Couto,
Voei Guarulhos-BrasÃlia no dia 12/06/2011 e forneci o número Flying Blue (apesar de ter Smiles), mas até agora não foi creditado no FB. Será que eles irão creditar ? Vou esperar mais um pouco. Depois irei tentar creditar no Smiles.
Abraços
Tive esse mesmo problema … escrevi a reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br
Abaixo a minha conversa:
Reclamação
Fiz vários voos durante o último ano pela AirFrance. Escolhi a AirFrance porque a mesma dava direito a eu poder pontuar no programa Smiles da Gol. O problema é que alguns dos meus trechos não podem ser pontuados. A Smiles diz a seguinte mensagem: “não será possÃvel o crédito das milhas pois o bilhete foi comprado numa classe não elegÃvel ao acúmulo de milhas” A questão é que no site da Smiles não tem informação alguma sobre isso. Muito pelo contrário diz assim:”Temos uma novidade que vai mudar o seu destino. Agora, você, que faz parte do Smiles, terá a oportunidade de acumular milhas toda vez que voar pela Air France ou pela KLM” Fiz os seguintes voos: Rio-Paris-Rio: So pontuou a volta Paris-Amsterdam-Paris: So pontuou a ida Paris-Madrid-Paris: Pontuou od dois trechos Paris-Moscou-Paris: Não pontuou nada Paris-Toquio-Paris: Sem informação Eu trabalho em uma empresa aonde todos os funcionarios vão de 2 a 3 vezes por ano para Paris e podemos escolher se vamos de TAM ou de AirFrance. Geralmente escolhiamos a TAM por causa do pontos, mas depois dessa parceria da Gol com a AirFrance, passamos a viajar de AirFrance também. Mas sem ter esses pontos vamos passar a não viajar mais de AirFrance …
Resposta da Empresa
Terça-feira, 05 de Julho de 2011 – 15:01
O Grupo Gol informa que os vôos válidos, de acordo com as regras de acúmulo da parceria, para o crédito em milhas realizados com a companhia Air France foram creditados desde 20/12/2010 pelo Programa Smiles.
Estamos à disposição na Central de Relacionamento com o Cliente (CRC), pelo telefone: 0800 887 0000 (cartão Azul ou Prata) e 0800 887 0007 (cartão Ouro ou Diamante), ou pelo atendimento on-line, no site http://www.smiles.com.br.
Réplica do Consumidor
Quarta-feira, 06 de Julho de 2011 – 12:47
Palhaçada essa resposta. Nem leu o que eu escrevi e muito menos checou no sistema deles. Se tivesse checado teria visto o que eu reclamei abaixo …
Minha reclamação é bem diferente.
Há semanas, procuro opção de Fale Conosco com Smiles, e não acho.
A pergunta é a seguinte:COMO FAÇO OU A QUEM ME DIRIGIR PARA PEDIR UMA 2A.SEGUNDA VIA DO CARTÃO SMILES PLATINUM. Para mim e para minha esposa
Grato.
Maurice.
Ola lucia
estou com mesmo problema. qual estado que vc entrou com sua acao