Smiles: Sala Vip Internacional do Aeroporto Internacional de Guarulhos, GRU

3 de outubro de 2011 | Por | 29 Comentários More

A Sala Vip Internacional Smiles do Aeroporto internacional André Franco Montoro ou Guarulhos ou Cumbica (GRU) está  localizada no Terminal 2. Após passar a área de segurança (Raio X e emigração), vire a direita (antes do Duty Free) e suba a escada ou elevador para o segundo piso.

Já tinha feito uma avaliação dessa sala em 2008 e vamos fazer uma atualização agora que a usei em maio e agora em setembro de 2011.

O Espaço

É uma sala ampla, clara, com uma decoração clean e moderna, além possuir setores bem definidos.

Em um balcão estão dispostos um pequeno buffet self service que possui pequenos salgados, sanduíches, frutas, saladas e doces. Às vezes tem até uma sopa a disposição. As bebidas geladas podem ser retiradas, ao gosto do freguês, em uma geladeira ao lado. Café, leite, achocolatado e chás podem ser conseguido em maquinas nas extremidades do buffet. Possui uma razoável oferta de bebidas alcoólicas.

A frente do buffet, podem ser encontradas algumas mesas e uma grande bancada de mármore com bancos. Após essa bancada de apoio, existe uma outra junto à parede que serve de apoio a quem quer usar o seu notebook.

Mais ao fundo da sala, encontram-se conjuntos de sofás e poltronas e um espaço infantil modesto, não isolado e sem nenhum brinquedo (ao contrário da sala Diners em Guarulhos que tem uma série de brinquedos à disposição das crianças). Bem na extremidade final da sala encontra-se uma outra sala com poltronas reclináveis para descanso. Para minha tristeza, a poltrona de massagem que tanto gosto não estava mais à disposição por lá.

Na extremidade oposta encontra-se uma espaço com quatro tvs de LCD sintonizadas em canais diferentes (inclusive um infantil) e com poltronas com controle individual de som. É sentar, ligar seu fone de ouvido e escolher o áudio do canal que se quer assistir.

A sala oferece 2 horas de Internet Wi-Fi grátis com a VEX (peça o seu cartão de acesso na recepção da sala). Se você deixar a sala antes de duas horas, você ainda pode usar esse tempo (contado corrido) em outro hotspot da Vex no aeroporto.

Acesso

O acesso é permitido para os passageiros da Classe Conforto da Varig/Gol, portadores de cartão Smiles Gold e Diamante voando em vôos Varig/Gol, além de portadores de cartões de crédito Smiles Platinum (em vôos Varig e Gol) e Diners (independente do vôo). A sala ainda é usada por outras cias aéreas com quem o Smiles tem convênio.

Postadores de cartão Smiles Gold ou superior voando para destinos internacionais não atendidos pela Gol podem tentar acessar a sala. Não há isso escrito em lugar algum, porém já usei desse expediente em um passado distante e de novo em setembro de 2011 com sucesso. Recentemente um leitor do blog disse ter conseguido o mesmo. Mas lembre-se isso não é regra e sua entrada pode ser negada!

Portadores de cartões Diners devem prestar atenção, tanto o titular como o acompanhantes pagam para usar essa sala Smiles. Enquanto o Diners não cobra por acompanhantes nas salas próprias, o site internacional do Diners alerta que cobra 25 USD por cada convidado nas salas Smiles. Nesta sal;a específica de Guarulhos, a entrada do titular também é cobrada (mesmos 25 USD) . Apesar de alguns leitores já terem usado o serviço com acompanhantes sem terem sido cobrados por isso, considero que a regra é a cobrança de acompanhantes, já que é essa é a informação que consta no site do Diners.

Conclusão

Gosto muito dessa sala, que apresenta um bom tamanho, boa iluminação, um buffet adequado ao padrão da concorrência e espaços bem definidos de acordo com a intenção de cada cliente. Dá para descansar e/ou trabalhar.

Ela tem a vantagem de funcionar até tarde (até 3 da manhã).

De negativo, o fato da Internet ser limitada a apenas duas horas, o que dificulta a vida de quem faz uma longa conexão e o espaço infantil sem recursos e sem um certo isolamento a fim de evitar incomodar aos demais usuários .

Meu protesto: Gostaria de ver de volta a tão querida cadeira de massagem da sala de descanso!

Para quem voa em cias aéreas que partem do Terminal 1 de Guarulhos, é possível acessar a sala por meio de um longo corredor que liga o Terminal 2 ao Terminal 1 e que se inicia logo após as salas vips internacionais de cada terminal. Como o corredor é longo, então deixe um tempo extra para esse deslocamento.

Tags: , , , , , ,

Category: Aeroportos, Cartões de Crédito, Programas de Fidelidade Aérea, Sala Vip

Comentários (29)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Diego disse:

    Rodrigo e demais,
    em Agosto/11 fui aos EUA com a TAM e acessei a sala sem dificuldades. Em Set/11, voei South African Airways e de novo usei a sala. Possuo cartao Smiles Ouro, e a entrada foi super simples. A SAA tem acordo para passageiros em Business, mas essa nao era o meu caso.

    Abs

  2. Cleverson disse:

    Caso o tempo de internet exceda as duas horas é só pedir um novo cartão da Vex aos atendentes. Geralmente eles fornecem um novo.

    Falando em sala vip, o Itaú encerrou as atividades da Sala VIP Itaucard no Aeroporto de Curitiba.

  3. Akihiro disse:

    Sempre utilizei esta sala e apresentei somente o cartão Smiles Ouro. Nunca tive nenhum tipo de problema, inclusive o atendente disse que se estiver em voos para destinos não operados pela GOL, não haveria problema nenhum em acessar a sala.

  4. ana disse:

    Olá, não sou smiles gold ainda, tem como comprar um ticket diário dessa sala por R$? obrigado!

  5. Fiamma disse:

    Fiquei empolgada com a sala! Pelas fotos me parece que os trânsitos em GRU ficarão mais suaves! rs
    Em tamanho e qualidade, me pareceu bem melhor que a sala VIP do Amex.

  6. Fernando disse:

    Saberia dizer o que aconteceu com a Sala VIP do Itaucard de Curitiba ? Ja tinha usado ela em 2 ocasiões, apesar de pequena, era realmente um grande diferencial.

  7. Thor disse:

    Sempre uso essa sala. A partir das seis até as 8 sempre esta lotada, por isso prefiro ficar na sala nacional nesse horário, mas depois das 8 com certeza é a melhor opção. Quanto as bebidas alcoólicas, realmente existe, mas a qualidade das marcas oferecidas ficam devendo e muito, como por exemplo o chanpagne é Salton, os vinhos ja vi varias marcas e nenhuma me agradou e o Whisky é Johnnie Walker red label. Nao que eu esteja querendo muito luxo, mas p uma Sala Vip Internacional, acho que deveria melhorar um pouco nesse ponto.

  8. Diego disse:

    Não tenho certeza, mas acho que as salas Smiles ou Tam não vendem acesso para o dia. American Airlines o faz, e a sala deles fica quase à frente da sala Smiles em GRU.

  9. Olá Rodrigo!

    Sou fã dos serviços de classe executiva, e acabei descobrindo esse blog que é fantástico. Há algumas cias. aéreas nas quais voei como a Brussels e a Aegean que ainda não tem avaliação no blog e pretendo fazê-lo. tenho uma dúvida. Você ou algum leitor já fez uso do cartão Pririty Pass que dá acesso a lounges? Será que funciona?

    Parabéns novamente pelo blog,
    Caio.

  10. Harpia disse:

    Essa sala do Itaú inaugurou ainda não faz 1 ano. O que será que aconteceu?

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Caio,

    Por questões de linha editorial e direitos autorais não publicamos textos de leitores, mas temos o maior prazer em fazer um post dando links para a avaliação de nossos leitores.

    Assim que tive publicado seu review me dá um toque que postamos um link em um texto aonde fazemos uma apanhado das últimas notíciass.

  12. Ok Rodrigo! E sobre o cartão Priority Pass? Vc conhece? Att., Caio.

  13. Diego disse:

    O Itaú (ou melhor, itaumlixo) fechou as salas vip em todos os aeroportos. Há um post do Rodrigo sobre isso hoje!.

  14. FLAVIO disse:

    ITAUruin

    e vai ficar ITAUpior, ITAUpéssimo, e ITAU um banco feito pra ferrar vc!

  15. Leandro disse:

    Olá Rodrigo,

    Utilizei a sala como portador do Diners antes de ir para o exterior semana passada. O inconveniente maior é que o terminal de embarque da Delta é o 1 e a sala Vip está no 2. Longe prá caramba, portanto…

    A sala é boa, um oásis naquele caos de Guarulhos. No dia que fui tinha salgadinhos, uns doces, saladas (mas não o caldo, ainda) e refrigerantes. Não tinha pão de queijo e, conversando com a senhora que fazia os reabastecimentos, não teria naquela noite. O caldo, depois de um tempo que estávamos lá, chegou. Tudo estava muito bom e a comida é de qualidade.

    Gostei muito. Certamente tornou minha espera muito mais agradável.

  16. Rodrigo Purisch disse:

    Nas minhas últimas passadas por lá não vi pão de queijo por lá também. Olha que era algo que não faltava no passado. Mineiro procura pão de queijo em todo lugar…

  17. Fábio G. disse:

    É possível acessar a Sala Smiles Internacional, realizando um voo doméstico?
    Pergunto, pois o horário desta sala é mais amplo que a da sala doméstica.

  18. Rodrigo Purisch disse:

    Só se seu vôo Gol partir da área internacional (tem um trecho doméstico mas é internacional). Isso acontece algumas vezes.

  19. Fábio G. disse:

    Rodrigo, obrigado por responder.
    No meu caso irei de Avianca (doméstico), e utilizaria para entrar na sala o Diners.
    Como o voo é as 6:00, esta é a única sala que teria disponível.

  20. Rodrigo Purisch disse:

    Se sai di doméstico não tem jeito de acessar a sala internacional, mas poderia acessar a sala doméstica do Smiles que não fica distante da do próprio Diners (antes de passar para a área de embarque. Só não sei que horas abre.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.