Smiles/Gol e Flying Blues Air France/KLM: Regras de Acúmulo de Pontos

5 de Maio de 2009 | Por | 64 Comentários More

Desde 01 de maio os associados Smiles podem acumular milhas nos vôos da Air France e KLM e os associados Flying Blue nos vôos Varig e Gol como já falamos neste post aqui. De 01 de maio a 31 de julho de 2009, as milhas acumuldas nos novos parceiros são depositadas em dobro.

Mas no mundo das milhas, nem tudo é tão simples assim. Você deve ficar atento a tarifa que você comprou para saber se você terá direito ao acúmulo de milhas e de quanto será esse acúmulo.

Acumulando Milhas Voadas na Air France/KLM no Smiles

Nas tarifas primeira classe, acumula-se 150% das milhas voadas, nas da executiva (Premium e Alizé) 125% e na econômica 100% das milhas voadas, mas apenas nas tarifas com classe de reserva Y,B,R,K,M,H,Q,V,R,X,L,T.

O acúmulo é possível em todos os vôos operados pela Air France (AF) ou KLM (KL), desde que nas classes de reserva acima, não sendo possível acumular em vôos Code Share (têm código AF ou KL, mas são perados por outras cias). Nada ainda da Air Europa na parceria. Mínimo de 1000 milhas por trecho voado.

As milhas acumuladas em vôos Air France/KLM não são contabilizadas para upgrade de status elite no programa Smiles e nelas não são aplicados os bônus elites dados aos portadores de cartões Smiles Diamante, Ouro e Prata.

Acumulando Milhas nos Vôos Varig e Gol no Flying Blue

Se você voar na classe Comfort (classe de reservas C e D), terá direito a acúmulo de 125% das milhas voadas. Voando na econômica você terá direito a acumular 100% das milhas voadas nas classes de reserva Y,S,K,M,H,Q,L e V, 75% nas classes T,F e U, 50% nas classes J e W e 25% nas classes P e E. Tarifas na classes A,N,G,Z,X,I,R,B,P,O e Z não acumulam milhas.

Mínimo de 750 milhas por trecho e todos os vôos G3 (Varig e Gol) permitem acúmulo de milhas desde que respeitadas as classes de reserva.

Nenhuma das cias ainda liberou as regras de emissão de passagens nos novos parceiros que inicia-se em 01 de julho

Portanto, se você for associado Flying Blue e estiver interessado  em acumular em vôos Varig/Gol vai ter que ficar atento a qual tarifa você está adquirindo.  A informação sobre a classe de reserva no site da Gol encontra-se no topo do campo regras tarifárias que aparece ao final da página que contém os vôos selecionados. Algumas tarifas chamadas de programadas do novo perfil de tarifas da Gol e que pontuam 100% das milhas voadas no Smiles podem pontuar menos que isso no Flying Blue. Atenção então!

Já se você é associado Smiles e quiser pontuar em vôos Air France/KLM você tem verificar a tarifa, principalmente em vôos promocionais dentro da Europa (muitas mesmo não permitem acúmulo de milhas). Já na página que descreve as promoções no site da Air France para o Brasil, fica exposta a classe de reserva da tarifa promocional e ao lado das opções de vôo no momento da busca inicial aparece a  classe da tarifa à direita.

Olha, pessoalmente prefiro muito mais que um programa de fidelidade se associe a uma aliança aérea, como vai fazer a Tam no futuro, do que essas parcerias que nossas cias possuem hoje em dia. As restrições ao acúmulo de milhas nas alianças são levemente menores, mas mesmo em tarifas mais baixas, no caso de se possuir status elite no seu programa, as vantagens de franquia de bagagem, acesso a poltronas melhores e a salas vip continuam valendo, apesar do acúmulo de milhas poder sofrer restrições, coisas que não acontecem nessas parcerias. Mas qualquer parceria no Smiles é bem vinda diante do hiato formado após o abandono da Star Alliance e dos vôos próprios internacionais.

Obrigado ao Fábio pela dica do post!

Tags: , , , , ,

Category: Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (64)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Giovanni disse:

    Olá Rodrigo,

    Não relacionado a este post, mas não encontrei comentários em seu site sobre a Azul negociando o controle/compra da Webjet. Está sabendo de alguma coisa?

    Grande abraço,
    Giovanni Giazzon.

  2. Roberto disse:

    Rodrigo,
    Pelo que entendi, se voar, por exemplo, GOL São Paulo / Rio
    pela PROGRAMADA que é classe P, teria direito a 25 % das milhas , porém, segundo o site da Air France o acumulo minimo e de 750 milhas por trecho.
    Ida e volta para o Rio na classe P acumularia 1500 milhas ou apenas 25 % disso ?

  3. Adriano disse:

    Ola Rodrigo, curto bastante seu blog. Vc viu q a Iberia ja abaixou suas tarifas pela resoluçao da ANAC ?

    http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/plantao/portal_reader_noticia.asp?cod_not=47010&pesquisa=1

    Interessante !

    Abs

    Adriano

  4. ed disse:

    Antes tarde do que nunca!

    Iberia já pratica desconto de 20% nas tarifas

    A Iberia anunciou na última semana que já está praticando o desconto de no máximo 20% nas passagens aéreas a partir do Brasil, como previsto pela liberação tarifária autorizada pela Anac no mês passado. A companhia espanhola está operando com as tarifas promocionais para as emissões até o próximo dia 15. As viagens podem acontecer até 30 de junho, com retorno até 9 de julho.

    Os descontos de 20% estão em voos da companhia entre Brasil e Europa, com destino final em Madri e Lisboa, por exemplo, além de destinos fora do continente, como Tel Aviv, em Israel. A classe de reserva é a “O”, e as tarifas e restrições estão disponíveis em todos os GDSs. Mais informações no (11) 3218-7130.

    site Panrotas

  5. Rodrigo Purisch disse:

    Roberto,
    O mínimo por vôo é 750, mas como a tarifa P permite acúmulo de apenas 25% das milhas, você acumula 25% de 750 milhas.
    Um abraço

  6. Rodrigo Purisch disse:

    Giovanni,

    Está circulando isso nos fóruns de aviação desde que saiu no “Relatório Reservado”. A Webjet negou, mas ela negaria de qualquer forma. Estranho é que os 737 da Webjet não encaixam na proposta da Azul. Vamos esperar. O certo é que a CVC comprou a Webjet para reduzir a dependência da Tam e Gol que estavam com alta demanda. Mas o momento mudou e elas agora correm atrás das operadoras. Mas no futuro a coisa pode mudar de novo…

  7. Giovanni disse:

    Rodrigo,

    Talvez o principal interesse na compra sejam os slots que a Webjet tem em aeroportos que a Azul não opera hoje. Como a Webjet tem poucos aviões, estes poderiam ser devolvidos/vendidos e entraria a frota de Embraers da Azul. Viável?

    Abraço,
    Giovanni

  8. Caio Braz disse:

    Rodrigo,

    ainda sobre o mínimo – é necessário que a viagem seja no mínimo de 750 milhas de distância? porque se for, ponte aérea não qualifica, afinal, RIO-SP estao a menos do que isso.

    outra coisa, eu quando voar GOL/VARIG posso acumular milhas tanto no Smiles como no Flying Blue? apresenta-se os dois numeros no checkin? posso tar fazendo perguntas estupidas mas estou confuso…

    de todas as formas para voar Brasil-Paris pela AF de premio sao 80.000 milhas. HAJA viagem.

  9. Rodrigo Purisch disse:

    Caio,

    O mínimo de acúmulo é de 750 milhas. Voou menos que isso (tipo Rio/SP), ganha 750 milhas (na Tam e Gol é 1000 pontos/milhas).Mas se comprou uma passagem promocional pode recer apenas uma fração das milhas que teria o direito de receber.

    Pode acumular milhas no Smiles OU no Flying Blue. Você escolhe em qual dos dois quer acumular de acorod com o número que você apresentar no check in.

    Voltando a história do reembolso da passagem do seu pai, leia esse manual da ANAC:
    http://www.anac.gov.br/arquivos/pdf/guia_verao2008_b.pdf

  10. Rodrigo Purisch disse:

    Giovanni,

    A Gol comprou a Varig com essa justificativa e não valeu muito a pena. O problema é anexar aviões (alugados) mais antigos e fora de uma padronização, aumentando os custos. Se for devolver paga uma boa multa. Ainda tenho minhas dúvidas sobre a vantagem de uma comprar a outra. Para a CVC ainda é uma boa de longo prazo ter uma cia aérea, mas para isso ela precisa de ter gente do ramo e bom de serviço (artigo em falta por aqui) para administrá-la.

  11. Roberta disse:

    Ola ! Adoro o site! Eu tenho programa airfrance de milhas e comprei passagem pela Gol na categoria que nao acumula milhas , na tarifa “O”. O voo conta para numero de voos que preciso para ter cartao Silver?
    Grata, Roberta

  12. mirian barreto disse:

    Os pontos acumulados no programa smile podem ser utilizados para tirar passagem Rio/Paris pela Air France?

  13. Rodrigo Purisch disse:

    Miria

    vai poder só a partir de 01 de julho

    Um abraço

  14. Fabio disse:

    A Americanas.com esta dando milhas em dobro no Smiles para quem comprar através deste link.
    http://www.americanas.com.br/smilesemdobro/

    Atenção as regras, pois alguns departamentos, como o de Viagens, não pontuam.

  15. Antenor Duarte disse:

    Olá, gostaria de saber quantas milhas poderei acumular no SMILES voando pela Air France na tarifa “H”, sendo: Rio (GIG) a Paris (Charles de Gaulle); Paris (Charles de Gaulle) a Singapura; Beijing – Capital a Paris (Charles) e de Paris ao Rio (GIG). Quantas milhas poderei acumular?? Poderiam me responder??

  16. Fabiana disse:

    Olá!
    Por favor, quantas milhas eu acumulo voando na classe V Rio-paris e na classe H Paris -Rio, agora em Julho pelo programa Smiles? Obrigada.

  17. georg marksteiner disse:

    Ola,
    voamos da Austria ao Brasil com Air france 13 de maio. Nao sabendo da possibilidade de acumular milhas no meu cartao smiles, cadastrei as milhas no programa Flying Blue.Ainda tem jeito de cadastrar as milhas na minha conta smiles? Jorge

  18. Ana Lucia Barbosa disse:

    Rodrigo,
    Por favor, voei KLM ida e volta São Paulo/Italia em junho/2009, classe V. Possuo cartão smiles, enviei o bilhete e os originais dos cartões de embarque. Me disseram que não tenho direito as milhas…confesso que tenho dúvidas..vc pode me ajudar?…não estou conseguindo informações..obrigada..Ana

  19. Isabela disse:

    Ana Lucia,
    O SMILES não está honrando a promoção milhas em dobro. Eu também estou passando pela mesma situação. Voei pela Air France em uma classe que estou certa que estava incluída nas classes participantes da promoção (tenho o print da página da promoção veiculada na época em que comprei o bilhete)mas eles se negaram a emitir os pontos. Agora vou entrar no pequenas causas… é o jeito. Propaganda enganosa não dá, né? boa sorte.

  20. Vanessa disse:

    Boa tarde.
    Tenho milhas no cartão Air France, programa Flying Blue, pois morei na Europa durante muito tempo e como acabei de chegar em SP, não sei em quais companhias brasileiras eu poderei resgatar os pontos.
    Desde já, agradeço muito.
    Vanessa

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.