TAM: Mudanças no Fidelidade TAM
Vamos lá, a Tam decidiu que as milhas bônus ganhas pelos associados elite (Azul e Vermelho) do programa Fidelidade Tam não mais contarão para a contagem das milhas voadas durante o ano de aquisição para renovação do status elite. Você pode usar as milhas bônus normalmente para emitir suas passagens, mas vai ter que voar mais um pouco para poder conquistar um status superior ou manter o adquirido. É inegável que a Tam está entupida de clientes cartão Vermelho, vide a fila prioritária para esses associados nos check in, mas tirar vantagens deles é desconsiderá-los como clientes fiéis e freqüentes (não é para incentivá-los que o programa foi criado?). Só a falta de concorrência explica coisas assim.
No comunicado, ela fala que está seguindo a tendência das cias aéreas pelo mundo afora. Olha, tem muita cia que não aceita os pontos/milhas voados em parceiros ou não dá milhas bônus nos vôos desses parceiros, mas das grandes, poucas não contam as milhas (ou parte delas) bônus voadas na própria cia aérea dona do programa de fidelidade para a evolução no status elite.
A entrada da Tam na Star Alliance vai trazer novas mudanças pela frente. Só quero ver se o associado Vermelho TAM vai ter acesso as Salas Vips nos vôos internacionais mesmo voando econômica, coisa que é de praxe na aliança. Pelo mesmo estão dando um jeito de reduzir o associados Vermelhos no futuro…
Pelo menos a necessidade de 7 dias de antecedência mÃnima para emissão de uma passagem prêmio no Fidelidade Tam, tão criticada por mim aqui no blog, vai cair também. Mas falam no aviso de uma opção para emitir passagens com menos de 7 dias de antecedência. Opção seriam mais milhas pelo mesmo prêmio? Vamos esperar. Confirmado, no texto fala em no mÃnimo 15 mil pontos no lugar das 10 mil tradicionais por trecho…
As novas regras entram em vigor a partir de 01 de janeiro de 2009.
Obrigado a PêEsse pela dica das mudanças.
Category: Programas de Fidelidade Aérea
Comentários (19)
Trackback URL | Comments RSS Feed
Sites que indicaram este post
- Aquela Passagem » Blog Archive » Resumo da Semana | 6 de outubro de 2008
Rodrigo, a parte final do comunicado diz o que é preciso para emitir uma passagem com menos de sete dias de antecedência: existir vaga no vôo e 15.000 pontos. Ou seja: poder, pode, mas paga mais.
Valeu pela correção.. Qual o vôo e data e valor que você estava querendo na Aerolineas?
Como voce fala …. milha boa é milha gasta!
As altrações vão sempre em desrepseito ao consumidor.
Isto sem falar nos horriveis assentos da TAM, feitos para faquires hindus….
Ernesto
Oi Rodrigo… na verdade acho que a TAM só está corrigindo um erro criado por ela mesma. Basicamente, se eu possuo um Fidelidade Vermelho, eu só preciso voar 37.000 milhas para me manter na mesma categoria, já que as milhas faltantes vem no bônus de 50% do Fidelidade. Na Lufthansa, para me manter na categoria Senator, eu preciso voar 75 mil milhas (já que as outras 25 mil) vem do bônus).
Normalmente o bônus vem quando a gente voa na própria companhia. Em vôos meus pela United, a TAM também me deu o bônus. Sei que a Lufthansa dá o bonus quando vôo nas empresas que usam o M&M como programa de milhagem e na United.
Os funcionários também comentam que haverá uma nova categoria de cartão, o Roxo. Talvez seja esse o equivalente ao Star Alliance Gold?
Me disseram que ao completar 1.000.000 de milhas no programa AAdvantage, você se torna um membro Executive Platinum vitalÃcio, você sabe dizer se é verdade ? Na TAM você não ganha nem copo de água quando atinge este valor…
Rodrigo, posso ir de BsAs para Ushuaia em qualquer vôo a partir das 16h do dia 8 de dezembro (minha preferência já com uma boa margem de segurança, para não ter de dormir uma noite inutilmente em BsAs) ou o mais cedo possÃvel no dia 9 de dezembro. O valor por mim pretendido é o mais barato possÃvel. Pelo site da AerolÃneas para argentinos, da última vez que vi conseguia por 800 pesos aproximadamente. No site para o Brasil, por US$ 400. Em uma conversão aproximada para reais, dá mais ou menos 100% de diferença. InjustÃssimo esse tratamento diferenciado.
Tenho informações da existência de um cartão black, a partir de março de 2009.
Barioni,
Com tanto fidelidade vermelho por ai, só criando um novo nÃvel mesmo..rsrs
Amigo, posso resgatar até 40.000 milhas no meu cartão. Ainda não tenho cartão fidelidade. Penso em fazer um planejamento para viagens curtas nacionais, utilizando essas milhas. Pergunto: é negócio? Conseguirei bom desconto? Naturalmente vou utilizar para viajar com a esposa e filho.Aguardo opinião.
obrigado.
Rodrigo, um alerta: há um texto na Internet muito parecido com o que você publicou nesse post. Dê uma olhada nesse link: http://www.candidonobrega.com.br/fidelidade-do-cliente-tam-saira-mais-cara/
É isto aÃ!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Seria um Itaúcard Mastercard Black? 🙂
É isto aÃ!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
A pontuação de viagens no exterior também vale para o upgrade de categoria? P.ex., uma viagem ida-e-volta de SP para Europa vale 12.000 pontos. Se a pessoa fizer 4 viagens ida-e-volta, ganhará 48.000 pontos. Com essas viagens feitas dentro do perÃodo de 1 ano, ela é promovida à categoria Fidelidade Vermelho no ano posterior? Ou, para efeitos de upgrade de categoria, só valem as viagens dentro do Brasil?
É isto aÃ!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Rodrigo e Hotmar, lendo o comunicado da TAM e o que esta escrito no blog linkado percebo uma diferença de informação que me deixou preocupado. Não sei se é falha de interpretação ou se é informação extra.
No comunicado da TAM, o aumento para 15.000 pontos parece ser apenas para emitir trechos nacionais com menos de 7 dias, aliás isso está bem claro no texto.
Já lendo o que está no blog linkado, não há menção a isso e pode-se depreender que pode haver aumento generalizado no número de pontos necessários para emitir os diversos trechos, aliás, um belo aumento de 50%. Por exemplo, de 10.000 para 15.000 um trecho nacional ou dentro da América do Sul. Não parece que trechos para Europa e América do Norte também podem ter a quantidade de milhas necessárias modificada para resgastes (respectivamente 20.000 e 30.000 o trecho em baixa temporada)?
Isso me preocupa significativamente, já que pretendo emitir um bilhete para a Europa no começo de maio e as milhas estão contadinhas.
Alguém tem mais informações sobre isso?
Giancarlo, pra mim, o que vale é o que está escrito no comunicado da TAM: 15.000 pontos apenas para resgates dentro de 7 dias antes da viagem. Para viagem normal, o resgate continua sendo de 10.000 pontos.
Aliás, resgatei uma passagem-prêmio em janeiro/2009, e usei a pontuação-padrão de resgate, 10.000 pontos.
É isto aÃ!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Na verdade se torna GOLD para sempre. Na tam nao me deram nem upgrade…
Existe o cartão Fidelidade Black, eh um cartão que foi lançado em 2009 e esta em fase de teste, em tese são para as 100 que mais viajam TAM, eh um cartão tão restrito q poucos pessoas conhecem a existencia do mesmo. Qualquer duvida, pode entrar em contato com o call center do fidelidade e verificar o que afirmo
Existe realmente pois se vc entrar no site da Star alliance, quando vc entra nas salas lounge, ali ele aparece o fidelidade black.
Outra coisa que esta acontecendo com a TAM é que estão acreditando menos voos nos fidelidades vermelhos, eu peguei uns 10 trechos nos ultimos 45 dias e so foram acreditados 2.
Acabei de falar com o pessoal do call center, apareceu no meu fidelidade que faltam 100 mil pontos para virar black, é preciso 150 mil milhas num ano para mudar de categoria para a black