TAM: Reajusta Valores Pagos por Assento Conforto. Inflação?

22 de julho de 2011 | Por | 29 Comentários More

A Tam aumentou desde 15 de julho de 2011 os valores pagos para quem quer adquirir aqueles assentos que ela nomeia de conforto e que oferecem um pouco mais de espaço para os pés.

O que custava 50 reais ou 50 euros ou 50 libras passou a custar por trecho:

Rotas Dentro do Brasil (ida ou volta)

20 reais na econômica e 100 reais na Executiva (no A330 que faz rota para Manaus) em vôos operados dentro do Brasil

Rotas dentro da América do Sul (ida ou volta)

30 USD em vôos operados entre países da América do Sul

Rotas entre América do Sul e EUA (ida ou volta)

60 USD de/para Miami ou Orlando

75 USD de/para Nova Iorque

Vôos entre América do Sul e Europa (somente ida)

85 USD com destino a Frankfurt, Madri, Paris e Londres

110 USD com destino a Milão

Vôos entre Europa e América do Sul (somente ida)

60 libras partindo de Londres

60 Euros partindo de Madri, Paris e Frankfurt

75 Euros partindo de Milão

Será isso resultado de inflação em dólar ou aumento dos custos da cia aérea com real valorizado?

Tags: ,

Category: Cias Aéreas, Consumidor

Comentários (29)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Paulo disse:

    A TAM perdeu a noção do valor das coisas. Comprei uma pasagem para a Europa na TAP pela metade do preço da TAM. As taxas do assento conforto também são exorbitantes e não há explicação para ser mais caro na volta do que é na ida. Sou alto e já paguei por um desses assentos “conforto” num A-330, me deram a primeira fila da econômica cujo único conforto é não ter outra cadeira na frente, minhas pernas não couberam do mesmo jeito. Outro absurdo é ter que pagar no check-in. Podiam vender já na reserva para pelo menos permitir o cliente escolher vendo o mapa de assentos.

  2. gilberto disse:

    O bom e’ que os brasileiros pagam isso sem nem pestanejar! Uma pena. Vai ver que eles estao querendo mais porque estao faturando mais que todo mundo!

  3. Bruno disse:

    Se vendem é pq tem gente que paga… E com certeza fizeram alguma pesquisa que demonstrou que a receita aumentaria com o aumento do preço..

  4. Carlos disse:

    É sempre interessante olhar o Seat Guru ( http://www.seatguru.com/airlines/TAM_Airlines/information.php ) – no caso, para a TAM, para avaliar o espaço disponível em cada assento.

    O site relaciona todos os tipos de aeronaves que a companhia aérea tem.

    Acho que ajuda na seleção dos assentos.
    .

  5. Beto disse:

    Ja era absurdo pelo que oferece, agora entao……..

    Torço por uma concorrencia mais forte e agressiva pois so assim os abusos como estes serão evitados, a TAM ja empurra uma ação na justiça em função destas cobranças, quem sabe no futuro não seja proibida de tais atos.

    Absss

    Beto B.

  6. Rodrigo Purisch disse:

    Só não tem a configuração dos velhos B767 que fazem Belo Horizonte e Brasília Miami…

  7. Beto disse:

    Tb tenho uma dúvida,

    O que fazer quando a cia tem 2 versoes de uma mema aeronave… Mas no call center eles apenas falam o modelo da rota e nao a versao.

    Voarei pela swiss e o modelo no seatguru tem versao 1 e 2

    http://www.seatguru.com/airlines/Swiss_Airlines/Swiss_Airlines_Airbus_A340-300_2.php

    Pelo que percebi a versao 2 e a reformada, porem nao sei se e esta a versao que faz A rota GRU ZRH.

    Absss

    Beto B.

  8. ROBERTO PEREIRA LIMA disse:

    NÃO SEI OQUE TA ACONTECEDO COM A TAM ? MAIS DESDE JANEIRO 2011
    A TAM VEM COBRADO MUITO CARO SUAS PASSGENS E UMA COISA QUE DEIXA OS
    PASSAGEIRO MUITO CONFUSO POIS A TAM CUSTUMA VENDE PASSAGENS ATE 40% MAIS BARATO QUE A GOL.

  9. Nelson disse:

    Várias companhias cobram por assentos melhores, a TAM tem também o direito de cobrar. O problema é outro: os apertadíssimos lugares da classe econômica, não era assim!
    Fui e voltei à Milão no assento confôrto (na saída de emergência, fila 24) do A-340 da TAM, um desastre pois existem cintos de segurança com air bag nessas poltronas que diminuem muito a já exígua largura para sentar (tive de viajar com cinto desatado, coisa que não gosto).
    Para piorar, no meio da noite um passageiro veio sentar no assento que os comissários usam na decolagem e que fica em frente a essa poltrona, o folgado apoiou as pernas em cima das minhas e me acordou, resultado tive que chamar o comissário e perdí o sono.
    Quem leu os livros do Comandante Rolim e conheceu a TAM de alguns anos atrás, fica espantado e triste com as medidas contra os passageiros e a decadência dessa empresa.
    Eu viajo bastante para o exterior e de agora em diante vou procurar a classe executiva de outras empresas que tem boas ofertas e promoções.

  10. Nelson disse:

    Excelente a dica do Carlos sobre o http://www.seatguru.com/airlines/TAM_Airlines/information.php
    Concordo com o comentário do Beto, se a Gol (Varig) entrasse nas linhas para os Estados Unidos, tudo iria melhorar.

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Beto,

    Tem uma busca no seatguru pelo número do vôo, que ajuda nesses casos. Só tem que saber se eles tem cadastrado seus vôos.

  12. Nelson disse:

    Rodrigo
    Você saberia me dizer onde encontro dados do assento da executiva do A-320 da TACA e da Avianca?
    Obrigado

  13. gilberto disse:

    Vc esta certo Nelson. As cias que inovaram neste servico investiram em poltronas diferenciadas para cobrar mais caro, enquanto a TAM so copiou a ideia de ganhar mais sem investir um centavo que seja em suas poltronas situadas em locais estrategicos. Sempre assim, a politica do vou me dar bem e o cliente que pague mais! Politica perversa de enriquecimento!

  14. Nelson disse:

    Gilberto
    O mercado não esquece dessas coisas, a TAM que chegou a um alto patamar de aceitação vai amargar uma bela rejeição. O cliente assíduo não é burro, é só aguardar!

  15. Nelson disse:

    E o golpe no programa fidelidade? Agora as viagens custam muito mais pontos!

  16. Beto disse:

    Rodrigo,

    Nao achei essa busca, mas pelo que vi e realmente a remodelagem da cabine, uma executiva e em linha e a outra e desalinhada, mas quanto ao assento o importante e que ambos versoes reclinam 180′ graus.

    Meu voo LX 093 gru zrh.

    Absss

    Beto B.

  17. Marcelo Q. disse:

    Beto,

    Vai tranquilo, quando emiti para este voo da Swiss, confirmei tratar-se completamente remodelada, e hoje conversei com um amigo que voou esta semana na mesma rota, assentos 180 graus (realmente viram cama), massageadores e ajuste de macies.

    De quebra, um serviço impecável.

    Quanto a sua emissão voando um trecho pela Swiss, e o outro pela. Lufthansa, as melhores escolhas para a Europa.

    Abraço.

  18. Nelson disse:

    Vejam esta notícia do Jetsite do Gianfranco Beting:
    Em meio a notícia da aquisição da Webjet, surge uma nota que a GOL estaria avaliando reativar de vez a marca Varig para relançar suas operações de longo curso. A informação foi veículada pela “Istoé Independente” na semana passada. De quebra, a GOL traria os modernos Boeing 787 para relançar as operações da Varig no exterior. Quem se lembra, alguns anos atrás havia fortes boatos no mercado que a GOL havia de fato reservado alguns slots de entrega do 787. Mais, a notícia veiculada na Istoé coincide com o cancelamento do pedido de 8 Dreamliners da Gulf Air anunciado na semana retrasada. Será que veremos o Dreamliner voando por alguma companhia aérea local? Melhor, nas cores da Varig? Só o tempo dirá…

  19. Daniel disse:

    Qual serão as rotas usadas nas proximas 4 unidades de B777-300ER que a TAM vai receber? E ja tem alguma data para o recebimento dessas novas aeronaves? Ja voei 2x nelas e gostei muito, aviões novos e um ótimo atendimento a bordo (porém pessimo atendimento em solo).

    Eu tenho 90.000 pontos no cartão INfidelidade TAM e não consigo usar de jeito nenhum… varias tentativas e a unica resposta sempre 100.000 pontos por trecho em economica para (Miami, Orlando e NY). Piada neh 100 mil em economica por trecho… Eu com 90 mil não consigo emitir nem um trecho em economica. O pior de td é não conseguir tirar esses pontos de lá.

    Seria algo genial a Varig/Gol adquirir esses 787 e deixar a TAM com uma concorrencia interna a sua altura. Imagino a Varig/Gol com destinos MIA – NY – LAX – CDG – LHR – FRA – MAD – MXP entre outros principais aeroportos do mundo

  20. Nelson disse:

    Daniel com 90.000 pontos você adquire ida e volta em executiva pela TAM (40.000 cada perna). São voos com 1 conexão no Rio ou em Manaus.
    O equipamento usado no trecho Brasil РUSA ̩ o B-767 ṇo ̩ o A-330.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.