Trem Para Confins? Só Vendo Para Acreditar!
O Governo de Minas assinou um contrato com uma firma espanhola para estudar a viabilidade da construção de um trem ligando o metrô ao aeroporto de Confins, que serve a Belo Horizonte.
Trata-se de um estudo e não da oficialização da obra. Nos últimos tempo e em todos os nÃveis de governo, anunciar é muito mais importante do que fazer.
O trem/metrô sempre foi uma opção mais lógica de transporte para desafogar o trânsito e acelar o acesso ao longÃnquo aeroporto de Confins. Mas o Governo preferiu gastar suas economias em algo de resultado mais rápido (de impacto visual e eleitoral maior), ampliando as avenidas e rodovias que dão acesso ao aeroporto criando a linha Verde. Para se ter uma idéia, em Belo Horizonte muitas vias tido com expressas permitem apenas veÃculos rodando no máximo a 60 ou 70 km/h.
Interessante notar que o projeto de ampliação do metrô em Belo Horizonte para a região da Savassi, região Hospitalar e Pampulha (que nunca conseguiu o apoio financeiro necessário, inclusive do Governo Federal) e que ganhava uma possibilidade de acontecer diante da escolha de Belo Horizonte para ser uma das sedes da Copa, já foi descartado no curto e médio prazo.
Portanto, falar de trem ligando uma estação de metrô, passando pelo grandioso, caro e distante Centro Administrativo que o Governo de Minas está terminando de construir, para mim ainda é sonho. Como bom mineiro, só acredito vendo. Mas não deixa de ser um bom sonho!
Category: Aeroportos
Seria muito bom se desse certo, mas nem em Guarulhos, que é muito mais movimentado se faz um trem. Seguramente ha um grnade loby de taxistas e estacionamentos, que faturam muito bem ante a falta de um bom transporte coletivo.
Por sinal, no minmo deveria ser autorizado o serviço de vans comaprtidas como é comum nos EUA, e um onibus sem paradas de Consgonhas até o metro mais proximo.
É o Aécio, é 2010, sao as eleições.
Falou e disse. Não entendo uma cidade com a única vocação de turismo de negócios, como Belo Horizonte, não possuir um aeroporto doméstico. Não faz sentido desativar o aeroporto da pampulha só pra empurrar para os usuários (eleitores) uma obra faraônica que leva nada a lugar nenhum. O aeroporto de Confins fica muito longe do centro de Belo Horizonte e, com trânsito, leva-se mais de uma hora de carro pra chegar lá. Não ajuda o turismo, não ajuda os negócios e ninguém fica feliz. Só os baba ovos do governador. Não seria mais lógico ao menos liberar os vôos para RJ e SP partindo da pampulha?
Com o inÃcio dos trabalhos na sede administrativa talvez esse projeto do trem saia do papel. Mas chegar em Confins vai ser bem complicado.
Mesmo em época de eleição, um investimento desses é alto demais.
A impressa….. os polÃticos…. OS SINDICALISTAS Sabem que o metro de BH não sai porque os empresários de ônibus coletivos não deixam… fazem loby constantes… e financiam campanha para os polÃticos… Inclusive os desonestos… enfocando mais a turma do PT/PMDB…