Uma Relação Sob Risco de Acabar, Quem Bom!
No Brasil, os slots e rotas são distribuÃdos segundo critérios pouco claros. As chances de uma cia aérea ter sucesso no seu pleito aumentam muito se ela tiver boas relações com integrantes do governo. Nos últimos anos a polÃtica do tipo “esquece meus erros que esqueço os seus†imperou na relação entre cias aéreas e governo.
Tudo corria bem até o inÃcio do caos. Nenhuma das partes optou por culpar a outra publicamente. Mas o caos agravou-se e o governo publicamente incitou os consumidores a cobrar das cias aéreas seus direitos em juÃzo. As cias que não são responsáveis pelos controladores, pelos radares ou pela infra-estrutura dos aeroportos foram obrigadas pelo código aéreo em vigor a dar apoio aos passageiros. Ministros defendiam que as cias aéreas deviam ser investigadas. A ANAC por diversas vezes investigou as cias aéreas, mas os resultado das investigações sempre inocentavam as cias aéreas as multas não vinham.
Diante da piora do caos e da queda da lucratividade das cias aéreas, o sindicato das mesmas optou por recorrer a justiça para receber indenizações.
Veio acidente da TAM. O governo largamente foi culpado pela mÃdia pela sua omissão e falta de preparo. O presidente da TAM chegou a dar uma entrevista, na qual claramente optou por não fazer crÃticas ao governo ou suas agências.
Mas a comemoração do assessor da presidência Marco Aurélio demonstrou claramente que se houver a possibilidade de que a culpa possa ser transferida para a TAM, ela a será e com muito gosto.
Hoje, a Gol solta
uma nota onde deixa claro que a situação está além das suas responsabilidades e tem gerado transtornos inaceitáveis.Se essa
entrevista do Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, puder ser levada a sério, a relação azedou de vez.Será o fim da polÃtica de cavalheiros? Tomara, porque essa polÃtica onde o privado e público se misturam está no centro do caos em que vivemos. Nada teria chegado tão longe se os pleitos de expansão e concentração em São Paulo feito pelas cias não tivesse um eco tão grande no governo e a incompetência gerencial do governo poderia ter se tornada pública mais cedo para o bem dos consumidores.
Por mais imparciais que tentamos ser, mão podemos esquecer que esse blog é primariamente feito para os consumidores de passagens aéreas e tentamos ver a situação sempre tendo seu ponto de vista como destaque. Nós nunca deixamos de pagar as taxas que nos foram cobradas e não tivemos acesso a informação que o governo e as cias aéreas tiveram antes do caos.
Category: Caos
Mas, que alem da incompetencia gerencial do governo, houve negligencia da TAM, houve!
Se os proprios pilotos da TAM afirmaram que a pista estava escorregadia, eles jamais deveriam ter pousado um aviao sem reverso ´lá, num dia de chuva
Ernesto
Ernesto,
Mais do que nós as cias tem informações diárias das condições envolvidas em suas operações (gargalos, infra-estrutura, riscos, manutenção,etc).
Por isso eu sempre advogo que as cias são co-responsáveis pelo caos, nem que seja por omissão ao consumidor.
Rodrigo:
Você já recebeu um e-mail que está circulando por aà com fotos de acidentes recentes da TAM? Se você não recebeu, eu te mando. Se você recebeu, por favor, comente.