United e Continental: Fusão Anunciada

4 de maio de 2010 | Por | 43 Comentários More

As americanas United e Continental, que há um certo tempo andavam coordenando suas operações, anunciaram a fusão das duas em torno da marca United.

A Continental foi uma das últimas cias americanas tradicionais a começar a cobrar por despacho de malas e por extinguir o serviço de bordo incluso no valor do ticket em vôos internos e de curta distância. Tinha a fama de ter um serviço levemente superior as das concocrrentes, o que não conseguiu se materializar em lucros acima da média do mercado.

Já a United, que já passou por maus bocados nos últimos anos e que já foi apelidada de DesUnited por seus hábito de agir de forma mais independente dentro da Star Alliance, nos últimos anos, mostrou-se mais propensa a experiências visando a aumentar seus lucros. Suas idéias só eram freadas pelos associados do Mileage Plus que se opunham e conseguiam barrar as mudanças mais radicais como a cobrança por serviço de bordo nos vôos EUA/Europa.

Agora só resta esperar que algo da filosofia Continental consiga sobreviver a fusão…

Tags: , ,

Category: Cias Aéreas

Comentários (43)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. David disse:

    Por falar em maus hábitos, um cliente da United ficou tão nervoso com a falta de resposta da empresa que publicou uma trilogia no youtube chamada United Brakes Guitar… deem uma olhada, é muito cômico e trata sobre um sério assunto, integridade de bagagem. Por falar em bagagem, meus objetos roubados dentro da mala em um voo da Mexicana (para entender leia o post https://www.aquelapassagem.com.br/mexicana-um-relato-de-consumidor-por-david/) finalmente serão reembolsados mas somente 1/3 do valor… UM ABSURDO. Eu não sei se aceito pois se passaram 5 meses ou vou a fundo na história.

  2. Gilberto disse:

    Uma pena essa fusão especialmente porque a Continental será a empresa que desaparecerá… tudo na Continental é infinitamente melhor que a United…

  3. Celso disse:

    Gilberto,
    Sua colocação pareceu-me perfeita! Outro aspecto a ser considerado é que apesar de ter saido do Chapter 11 a United, não mostra resultado há ANOS E ANOS………
    Se a cultura da UNITED prevalecer na nova empresa teremos uma gigante como foi PAN AM e TWA.

  4. Celia disse:

    Foi com um certo pesar que li hoje a notícia da fusão no jornal. A Continental é, na minha opinião, uma das melhores cias na qual já voei. Seu plano de milhagem é muito bom. Tenho receio de que vá deteriorar a partir de agora. Vamos aguardar os acontecimentos. Infelizmente perderemos uma boa opção de viagem para os EUA.

  5. Ernesto disse:

    Tambem lamento o fim da Continetal. E a Copa, como fica?

  6. Celso disse:

    A Copa hoje é uma empresa independente cuja Continental não é mais acionista. Acredito que a Copa integre-se agora na Star Alliance, por questão de sobrevivencia até!

  7. Caio Braz disse:

    O que sera que acontece na pratica para nos brasileiros? A gente continua com as frequencias pra Newark (continental) e washington e chicago (united)? corrijam-me se estiver errado

    minha cia. para ir aos eua sempre foi a american airlines… tenho o cartao aadvantage e ha uns 5 anos nao pago pra ir aos eua. N-A-D-A a reclamar!

  8. Celso disse:

    e Houston, TX com a Continental. Não acredito em redução de oferta.

  9. milon disse:

    Na fusão eles falaram em não haver nenhuma sopreposição de rotas internacionais, mas pelo que me conste continental e united não possuem nenhuma rota igual tipo gru-mia, eles sempre entram por cidades diferentes nos eua, se seguir esta lógica não haverá diminuição de voos. Eu acho só que vai ser ruim para quem tem o fideliade da tam, provavelmente agora a quota de passagens de parceiros agora vai ser unica.

  10. Celso disse:

    Milon,
    Eu não tinha pensado nisso. Acho muito provavel o que voce aventou. Porém, vejamos quando a fusão efetivamente ocorrerá. Notemos que a Delta foi em 2008 mas ainda temos rebarbas…….

  11. Manolo disse:

    Ou seja, empresas se unem e o Fidelidade Tam só piora…

  12. Emilio disse:

    Gilberto,

    Eu não conheço a Continental. O que ela tem de melhor/diferente da United ?

    Abraços

  13. Marcelo Oliveira disse:

    Será que no futuro vamos ver uma fusão da Tap com a Tam (e Taag)?
    “Uma eventual fusão entre a TAM, a portuguesa TAP e a angolana TAAG faria sentido para a companhia aérea brasileira, segundo a corretora do Itaú, que trabalha de forma independente do banco. (…) Caso a fusão entre TAM, TAP e TAAG fosse fechada, entretanto, a TAM poderia aumentar seu foco no mercado internacional de voos. A parceria permitiria à TAM crescer principalmente na Europa e na África. Com a TAP, a TAM já possui um acordo de compartilhamento de voos desde 2007.”
    fonte: http://portalexame.abril.com.br/negocios/fusao-tam-tap-faria-sentido-diz-itau-507927.html

  14. Rogerio Albuquerque disse:

    Rodrigo,
    Sei que ainda está cedo, mas quando tiver notícias nos informe como ficará o One Pass e a Copa.

    []`s

  15. EDSON SIEG disse:

    CAROS AMIGOS, POR JÁ TER VIAJADO BASTANTE POSSO AFIRMAR:

    1. AS PIORES COMPANHIAS SÃO AS AMERICANAS- desde de péssima e espartana US AIRWAIS ATÉ A AMERICAN AIRLINES COM SEUS AVIÕES SUJOS E FEDIDOS E AEROMOÇAS Q FAZEM QUESTÃO DE MOSTRAR Q DETESTAM VIAJAR PARA A MÉRICA DO SUL, A UNITED Q QUERIA COBRAR SERVIÇO DE BORDO EM VOO INTERCONTINENTAL- MOVIMENTOS DE CONSUMIDORES IMPEDIRAM ISSO.

    2- AS COMPANHIAS EUROPÉIAS SÃO MELHORES CERTAMENTE, POIS FAZEM SEU SERVÇO E PRONTO. È ÓBVIO QUE FALHAS OCORREM, MAS EM CARÁTER DE EXCEÇÃO.NO CASO DA IBÉRIA , ELA É MUITO MAIS AMERICANA Q AS OUTRAS COMPANHIAS EUROPÉIAS NO QUE DIZ RESPEITO A QUALIDADE.

    É SÓ COMPARAR: IBERIA, AMERCAN AIRLINES, US AIRWAIS ( A PIOR), – TEM MUITOS PROBLEMAS EM COMUM ,DESDE O SERVIÇO Até AERONAVES VELHAS E FALTA DE EDUCAÇÃO DAS AEROMOÇAS.

    AS EROPÉIAS: TAP, LUFTHANSA, SWISS, KLM, AIR FRANCE,british SÃO ÓTIMAS; TEM ATENDIMENTO BOM NO GERAL E SUPERIOR AS ANTERIORES INCLUSIVE NO SERVIÇO DE BORDO, BOA COMIDA E BEBIDA COMO VINHOS, ETC.

    AS SULAMERICANAS: LAN CHILE(A MELHOR COMPANHIA DO MUNDO PRA MIM, QUE PROFISSIONALISMO… E Q SERVIÇO…), AVIANCA, COPA, SOFREM PRECONCEITO POIS PELO FATO DE SEREM SUL AMERICANAS AS PESSOAS ACHAM Q SÃO RUIMS, MAS É O CONTRÁRIO. É SÓ OLHAR OS DEPOIMENTOS PRA SABER.O ÚNICO PROBLEMA DA COPA SÃO AS AERONAVES APERTADAS MAS O ADIMENTO E SERVIÇO DE BORDO É ÓTIMO, AS BEBIDAS SÃO ÓTIMAS (O SAUDADE!)ISSO VALE PARA A AEROMEXICO E A MEXICANA TB.

    A CONTINENTAL TEM MENOS AERONAVES, MAS SEU SERVIÇO SEMPRE RESPEITOU O CONSUMIDOR; FATO Q NÃO VEMOS NA UNITED.

    UMA COISA JÁ FICOU CLARA: AS COMPANHIAS AMERICANAS (COMO OS AMERICANOS) SÃO CAPITALISTAS AO EXTREMO, E ISSO INCLUI MUITAS VEZES DESTRATAR O CONSUMIDOR VISANDO O LUCRO.

    oNDE MAIS VEMOS ISSO EM COMPANHIAS DE VOOS INTERNACIONAIS DE LONGA DISTANCIA???SÓ NAS COMP AMERICANAS!

    CREIO Q AQUALIDADE DA CONTINENTAL FICARÁ COMPROMETIDA COM A FUSÃO DA “DES UNITED” COMO É CONHECIDA.

    FICA AQUI UM APELO: ANTES DE PENSAR Q A CONTINENTAL É RUIM SÓ PQ TEM PARCERIA COM COPA, ANTES DE ACHAR Q AVIANCA, TACA, E LAN SÃO RUINS PELO FATO DE SEREM DA AMÉRICA CENTRAL OU DO SUL, PERGUNTEM A QUEM VIAJOU.

    E TIREM SUAS CONCLUSÕES ANTES DE PREJULGAR.
    OBS.: INÃO LEVEI EM CONSIDERAÇÃO AS COMPANHIAS ASIÁTICAS NEST POST, MAS FICA PRA PRÓXIMA, POIS O FOCO AQUI É OUTRO.

    BOAS VIAGENS A TODOS!

  16. EDSON SIEG disse:

    FICA AQUI UM APELO: ANTES DE PENSAR Q A CONTINENTAL É RUIM SÓ PQ TEM PARCERIA COM COPA, ANTES DE ACHAR Q AVIANCA, TACA, E LAN SÃO RUINS PELO FATO DE SEREM DA AMÉRICA CENTRAL OU DO SUL, PERGUNTEM A QUEM VIAJOU.

    E TIREM SUAS CONCLUSÕES ANTES DE PREJULGAR.
    OBS.: INÃO LEVEI EM CONSIDERAÇÃO AS COMPANHIAS ASIÁTICAS NEST POST, MAS FICA PRA PRÓXIMA, POIS O FOCO AQUI É OUTRO.

    BOAS VIAGENS A TODOS!

  17. Rodrigo Purisch disse:

    Não vi nada ainda. Principalmente em relação a Copa, já que a Continental tem laços fortes com ela, mas a participação acionária que tinha nela já se foi…

  18. Rodrigo Purisch disse:

    Edson,
    evite escrever em maiúsculas (Caps Lock ativado), isso vai contra a etiqueta da internet.

    Meu voto vai para…..as Asiaticas, mas como você falou ficaram para outro post.

    Meu segredo ao voar nas cias americanas é ir com baixíssima expectativa, assim acabo não me frustando.

  19. Celso disse:

    Tudo é melhor, inclusive há uma outra cultura na propria tripulação.
    Na administração há eficiencia resultando na prestação de serviço muito melhor.

  20. josé oliveira disse:

    Já voei de Continental e senti um diferencial no atendimento, tanto em terra quanto a bordo.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.