Visto Com Validade de 10 anos para os EUA Aprovado no Senado

26 de fevereiro de 2010 | Por | 47 Comentários More

O acordo firmado pelo Governo Brasileiro e o Governo Americano que possibilitará a volta da emissão dos vistos com validade de 10 anos finalmente foi aprovada no Senado.

Agora vai para sanção do  Presidente. Como é um acordo bilateral, o Governo Americano aguarda apenas a aprovação do acordo por parte do Brasil (permitindo a emissão de visto para cidadãos americanos com validade de 10 anos) para poder então emitir visto pra cidadãos brasileiros como a mesma validade.

Para se ter uma idéia de como esse processo foi longo, o acordo foi firmado em dezembro de 2008!!!

A vida do turista não anda nada fácil. Em São Paulo, a emissão de passaportes pela Polícia Federal foi reduzida devido a troca da empresa que prestava atendimento nos 8 postos da grande São Paulo.  Se você precisa tirar seu passaporte ou renová-lo nos próximos dias, fique atento.

No dia 24, segundo a Folha, o Consulado Americano em São Paulo suspendeu a emissão de vistos devido a problemas técnicos (sistema operacional). Assim as entrevistas daquele dia chegaram a ser canceladas, mas  na parte da tarde o sistema voltou ao normal. Imagina a situação de quem mora em uma cidade sem consulado e que montou uma viagem para  se deslocar até São Paulo para retirar o visto. Chega lá e fica sabendo que sua entrevista foi cancelada…

Eu moro em uma cidade sem consulado americano e sei bem o trabalho e o custo associado com a emissão de um visto para entrar no EUA. Pelo menos no futuro, poderei tirar um visto com 10 anos de validade. Só falta os EUA facilitarem a vida de quem renova um visto e mora em uma cidade sem consulado.

Obrigado ao Júlio pela dica da aprovação no Senado!

Tags:

Category: Planejar e Comprar, Vistos

Comentários (47)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Thaïs disse:

    Também estou na mesma situação.

  2. Thaïs disse:

    Olá Aldo,

    Espero que você não fique chateado por eu me meter a responder a sua pergunta,que afinal foi dirigida ao Rodrigo. Tenho uma amiga que possui também cidadania italiana. O que ela faz é sair com o nosso passaporte e ao entrar nos EUA ela apresenta o passaporte italiano, afinal assim, ela não precisa pagar pelo visto americano e, por conseguinte, não precisa passar por todos os aborrecimentos que nós temos que enfrentar para obter o visto (pagar taxa para agendar, preencher formulários, acordar cedo para pegar fila, passar horas à disposição da embaixada e , ainda, pagar por tudo isso…)Quer me parecer, se não estou enganada, que os portadores de passaporte italiano tem que informar que viajarão aos EUA. Creio que vc poderá verificar isso no site da embaixada americana ou junto á embaixada italiana.

    Espero ter ajudado. Abraços.

  3. Julio disse:

    Oi Rodrigo,

    Segundo a Viagem & Turismo (abril de 2010, seção Coordenadas, As mudanças no visto americano), o visto para os EUA já está sendo emitido com validade de 10 anos.

    Abraços

  4. Gratuidade disse:

    Assino em baixo. E como o Fernando muito bem disse, várias ações são muito mais para mostrar serviço para a população do que para a segurança de fato.

  5. Marcelo Valentim disse:

    Lendo o site acima descrito não há nada que garanta que o visto para os EUA já esteja sendo emitido para 10 anos. O site da embaixada americana (http://www.embaixadaamericana.org.br/), não fala nada quanto a isto. Meu visto de 10 anos perdeu a validade em Outubro do ano passado, e também estou esperando pela confirmação para requisitar a renovação por mais 10 anos.
    A unica novidade lá é que agora temos que usar o formulário DS-160 em vez dos antigos DS-156, 157 e 158.
    Fora isto, o site oficial pra vistos (http://www.visto-eua.com.br/) está em manutenção neste instante.

  6. Marcelo Valentim disse:

    O site oficial para vistos (http://www.visto-eua.com.br/) está novamente no ar. Sugiro que leiam com atenção pois um erro na digitação do formulário DS-160 pode causar grande problema.

  7. juliano disse:

    Não consegui confirmar esta informação que o visto já está sendo emitido por 10 anos em nenhum outro lugar… Só encontrei que agora depende do Presidente Lula…

  8. Thiago disse:

    Agora fiquei curioso. Estou nesse exato momento agendando o visto de minha mae para 14 de MAIO. Será ou não visto de 10 anos? Se nao tiver viagem marcada, vale a pena esperar.

    Fico, ansiosamente, aguardando notícia.

  9. Thaïs disse:

    Oi Thiago,

    E quanto ao preenchimento do formulário? Encontrou alguma dificuldade, principalmente, no que se refere a foto que deve ser enviada? Estou enrolando pára fazer o agendamento para ver se pego o visto para dez anos para o meu filho.

  10. Thiago disse:

    Thais,

    Completei todo o formulário novo (DS 160) sem problema. As perguntas deveriam ser em portugues, para facilitar aqueles que nao entendem nada de ingles. Caso nao saiba ingles, fique longe desse formulário.

    Na foto peguei uma 3×4 e scanneei no formato .jpg, aceito no formulário. Acredito que usar o scanner é a maneira mais fácil.

    Ainda estou na dúvida. Já está valendo o passaporte de 10 anos? Nao acho nada na internet.

  11. Thaïs disse:

    Oi Thiago,

    É, também nada consegui descobrir sobre a nova validade do visto. Creio que teremos que esperar e pagar para ver. Obrigada por responder a minha pergunta. Até quando era só preencher o formulário, tudo bem, mas quando entrou essa coisa de mandar foto fiquei com medo de me atrapalhar.

  12. marco mendes disse:

    prenchi hoje o formulario,apesar de assustador e muito simples e um pouco mais detalista,so tive um pouco de dificuldades na hora de neviar a foto,o sistema rejeitou por 3 vezes,mas no fim deu certo,so aconselho vc ter tempo para prencher,mesmo com uma boa internet o sistema e um pouco lento

    abraço a todos

  13. Thiago disse:

    Alguem sabe quando comecara a vigorar o visto de 10 anos? Tem certeza que esta faltando somente a sancao do presidente?

    Pior que estou esperando sair o visato de 10 anos para renovar meu visto.

  14. juliano disse:

    Alguém já conseguiu o visto por 10 anos?

  15. Thais disse:

    Olá Juliano,

    Se você tiver um pouco mais de paciência…é que eu devo receber até o dia 21 o passaporte com visto concedido ontem para o meu filho. Assi que o pegar informo se foi de dez ou cinco anos.
    Abraço, Thaïs

  16. Juliano disse:

    Oi Thais,
    Obrigado! Irei esperar sua resposta para ou agendar a entrevista ou esperar mais um pouco…

  17. Thaïs disse:

    Oi Juliano,

    Hoje o passaporte chegou e, infelizmente, o visto ainda é de cinco anos!! Se puder esperar um pouco mais…

    Abraços, Thaïs

  18. Marcos disse:

    Estive nesta semana no Consulado em SP para renovar o visto e esse novo visto terá apenas 5 anos. Eu perguntei para o pessoal do Consulado e me falaram que a validade de 10 anos vai começar apenas em Julho.

  19. Eduardo disse:

    Renovei o meus semana passada, e também veio 5 anos. Mas tá bom! pelo menos agora vale pro México também!

  20. Juliano disse:

    Thais, obrigado pela resposta.
    A Embaixada Americana anunciou um aumento na taxa do visto a partir de 04/06. O visto de turismo vai para 140 dólares.
    Vou tentar agendar a entrevista então para início de julho, para tentar pegar o de 10 anos…

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.