Voando na Copa Airlines, Executiva e Econômica. O Que Esperar?

9 de junho de 2011 | Por | 99 Comentários More

A Copa Airlines é uma das cias estrangeiras que mais apostou no Brasil nos últimos anos. Hoje, ela voa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e em breve, agora em junho, inicia vôos para Brasília e Porto Alegre. Atualização: Agora também já voa para Recife.

Se não bastasse a boa opção de locais de partida, a Copa tem uma política agressiva de preços e voa para destinos muito procurados pelos brasileiros nos EUA, México e Caribe. Agora em junho adiciona Toronto no Canadá e Nassau nas Bahamas à sua malha.

Mas o que esperar ao voar Copa? Essa é uma pergunta comum e que gerou este post aqui, onde vários de nossos leitores deixaram suas opiniões.

Vou então descrever a minha experiência com a Copa:

Minha passagem foi Belo Horizonte/Cancun envolvendo um stopover longo (voluntário) na ida e uma conexão rápida na volta na Cidade do Panamá.

A Compra

Em busca de um destino interessante para descansar após a Semana Santa, eu encontrei uma tarifa de 530 USD (sem taxas inclusas) para Cancun partindo da minha cidade. Foi a melhor tarifa que encontrei partindo de Belo Horizonte para os destinos de lazer/praia que faziam parte da minha lista naquele momento.

A reserva foi facilmente feita no site da cia aérea, que literalmente permite que se garanta a reserva em um primeiro momento (sem custo extra) e que a compra seja realizada em um outro momento posterior (no caso 2 dias após). O processo foi simples e indolor.

O Check In

O grande problema do vôo que parte de Belo Horizonte é o horário de partida, bem no meio da madrugada (4:30h). Infelizmente o serviço de transporte em ônibus executivo para Confins não segue o horário de operação do aeroporto (vai entender…). Assim, ou se chega muito cedo ao aeroporto usando o último horário do ônibus ou você tem que usar um dos caríssimos táxis que ligam Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins (90 reais é um valor muito alto para o padrão de Belo Horizonte). Se o horário atual de partida não é o ideal, ele permite uma série de conexões de curta duração no Panamá para destinos além dele.

Mas isso vai ficar no passado. No dia 16 de junho, os vôos da Copa partindo de Belo Horizonte passa a operar em horários um pouco mais amigáveis permitindo um melhor deslocamento de/para o aeroporto. Partirão de Confins às 01:47h da madrugada e pousarão na volta às 00:30h. Apesar das mudanças de horários, o vôo permanece com boas conexões na Cidade do Panamá, HUB da Copa.

Há um certo tempo, eu tenho feito a opção pelo check in online. Não me agrada mofar em uma fila de check in, se posso usar uma via alternativa para abreviar o processo. Ele foi feito tanto na ida como na volta sem problemas. Recomendo!

Os check in nos aeroportos foram rápidos (entrei na fila apenas para despachar as bagagens) e cordiais, sem problemas ou filas grandes tanto em Confins como em Cancun. Mesmo que tivesse que fazer todo o processo no aeroporto, não teria tido problemas. De qualquer forma, tenho por hábito chegar mais cedo no aeroporto.

Chamou, mais uma vez, minha atenção uma certa dificuldade dos passageiros brasileiros em se adaptar à franquia de bagagem da cia aérea. Muitos esperavam que seus excessos fossem perdoados, o que não ocorreu. Temos que acabar com essa mania, já que cada dia mais as cias pelo mundo tem apertado o controle de peso da bagagem, inclusive de mão. Se brigamos tanto para que as cias aéreas cumpram o contrato de transporte, devemos cumprir também a parte que nos cabe, já que aceitamos a franquia estabelecida naquele vôo ao comprar a bagagem. Querendo levar mais, teremos que arcar com os custos extras.

Os Vôos

Tive contato com um B737-700 no trecho Belo Horizonte/Cidade do Panamá (voei na Classe Executiva na ida e na Econômica na volta), com um E190 do Panamá para Cancun e com um B737-800 no trecho Cancun/Panamá. Apesar de comporem a mesma frota, cada aeronave tinha suas características individuais.

O B737-700 (como o das fotos acima), usado na ligação do Brasil para o Panamá, ou seja, no trecho mais longo da viagem, tinha um espaço para as pernas superior aos utilizados pela Gol em seus vôos. Possuía ainda sistema de entretenimento coletivo com telas de LCD espalhadas pelos consoles com programação fixa, além de canais de música no sistema de som. Os assentos possuíam ainda apoio de cabeça ajustável, um ítem que dou muito valor para o meu conforto.

Já o B737-800, usado no trecho mais curto, tinha espaço interno semelhante aos usados pela Gol, e não possuía sistema de entretenimento ou apoio de cabeça ajustável.

O EMB-190 segue o bom padrão da embraer e tem espaço na econômica semelhante ao usado na Azul (que é muito satisfatório por sinal!), porém sem sistema de entretenimento.

Assim, fica o primeiro alerta. Dependendo de qual será seu destino final, o seu vôo pode envolver aeronaves com configurações diferentes, principalmente de espaço na Classe Econômica, e a presença ou não de entretenimento de bordo.

Como o vôo Cancun/Cidade do Panamá era curto, não senti tanto o aperto do B737-800 usado nessa rota, mas preferiria que o espaço do B737-700 usado no meu primeiro trecho e o sistema de entretenimento me acompanhasse por toda a viagem.

A Conexão

Agora entendi como a Copa pode vender vôos com tempos de conexão tão restritos. Os vôos do Brasil costumam chegar em um portão e os de conexão saem normalmente dos portões vizinhos. Como o aeroporto possui dois satélites (áreas em forma de círculo na extremidade do terminal), consegue agrupar um grande número de portões de embarque em um pequeno espaço.

A mudança de aeronave é feita quase sem estresse.

O aeroporto não é dos mais modernos, mas é eficiente no que se propõe (faremos um post sobre o aeroporto). Possui um dutyfree com preços em média melhores que os do dutyfree dos aeroportos brasileiros.

Classe Executiva

A Copa realizou o embarque prioritário dos passageiros voando Executiva e portadores de cartões elite no OnePass tanto em Confins como em Cancun.

Os assentos da Executiva são de couro e são largos o suficiente para deixar até os maiores bem acomodados. Possuem também apoio de cabeça ajustável. Não contam com apoio para os pés (apenas apoio lombar) e não se destacam no quesito inclinação do encosto.

O serviço é bem atencioso. Foram servidos dois pratos em mesa montada em um vôo de média duração (6hs). O jantar estava bem gostoso. Já no café não fui muito feliz na minha escolha de prato quente, já que as torradas francesas estavam um pouco mais oleosas que o necessário. Mas quem estava ao meu lado gostou da outra opção.

Você recebe um kit de amenidades composto de meia antiderrapante, protetor labial, tapa-olhos, escova e creme dental, além de um tampão de ouvidos.

Classe Econômica

Como disse acima, o espaço no trecho Brasil/Panamá era suficiente para alguém de estatura média voar sem se sentir preso em uma lata de sardinha. A mesma situação acontecia no E-190. Já no meu trecho Cancun/Panamá o espaço era semelhante aos usados em vôos domésticos pela Gol, ou seja, suportáveis em trechos curtos e incômodos em trechos longos. Na rota Brasil/Panamá estavam disponíveis mantas e travesseiros na Econômica.

O serviço era bem básico, sem direitos a sorrisos ou a atos de cortesia gratuita. A atenção aos procedimentos de segurança como os de checagem de assentos, cintos de segurança e abertura das persianas das janelas não era das mais rígidas. Interessante notar que uma lanterna faz parte do uniforme de todos os comissários, coisa incomum por ai.

Posso estar errado ou mesmo rotulando erroneamente um país, mas senti que o serviço é um reflexo da própria cultura panamenha. Eles, na média, são mais diretos e menos afetuosos no trato pessoal que nós brasileiros, uma coisa comum na América Latina. Outra possibilidade é que o treinamento deles seja espelhado no treinamento dado pelas cias americanas, suas maiores concorrentes…

As refeições: Os pratos quentes e/ou sanduíches servidos na classe econômica eram satisfatórios e dentro dos limites impostos pelo transporte aéreo. Não se destacam, mas também não comprometem em nada a viagem. Em vôos diurnos, acredito que poderiam oferecer um pouco mais de líquidos durante o vôo.

Nos trechos ligando a Cidade do Panamá a Cancun foi servido um sanduíche quente. No trecho Cidade do Panamá/Belo Horizonte foi servido um prato quente e mais posteriormente um sanduíche quente.

Apesar de serem vôos curtos ou de média duração, os serviços foram realizados em tempo satisfatório permitindo inclusive uma soneca entre eles.

Malas

Eu não tive problema algum com minhas malas, mesmo tendo feito uma longa conexão na Cidade do Panamá aonde permaneceram já despachadas por mais de 8 horas.

No post sobre a Copa, este quesito tem sido um dos mais criticados pelos leitores. O importante no caso das malas é sempre seguir algumas regras básicas para evitar problemas (isso vale para vários aeroportos pelo mundo também inclusive brasileiros, venezuelanos e argentinos, por exemplo): não despachar objetos de valor dentro das malas, tentar evitar colocar muitos itens do mesmo objeto ou os dois pés dos calçados esportivos na mesma mala, usar lacres, de preferência coloridos (ou cadeados aprovados pelo TSA ao voar para os EUA), ancorados ou ainda o sistema de empacotamento em filme de sua mala.

Nada disso é garantia de que você não será vítima do olhar alheio, mas dificulta. Outro fato é sempre verificar a mala no momento do recebimento da mesma por mais cansado que se esteja. Achou a mala mais leve ou danificada, procure o representante da cia aérea ainda na sala de desembarque e solicite o formulário de reclamação e a pesagem da mesma se for o caso (eles têm os pesos delas anotados no sistema).

Minha avaliação Final

Fiquei satisfeito com a minha compra. Muito porque comprei a passagem já tendo algum tipo de informação do que estava comprando. Paguei um preço muito inferior ao da concorrência, recebi um serviço honesto e principalmente, decolei e pousei já no aeroporto que serve a minha cidade.

Para quem está interessado em adquirir uma passagem para voar na Executiva na Copa é importante entender que o preço bastante inferior cobrado por ela quando comparado com o das cias que operam aeronaves maiores em parte justifica-se por assentos menos modernos e de inclinação reduzida. Apesar disso, ela é uma opção real e válida para quem quer um serviço de bordo diferenciado e mais espaço. Melhor pensar nela como uma Classe Econômica Superior. Na minha opinião, superior inclusive à Classe Confort oferecida pela Gol ou a Econômica Premium oferecida pela Lan em vôos em A320 ou A319.

Se eu prefiro voar de B767 com sistema AVOD, como os que a Lan usa em algumas rotas via Santiago? Sim, prefiro. Mas não consigo ver muita diferença de voar na Copa ou em cias maiores operando algumas aeronaves mais velhas e sem sistema de entretenimento individual. Além disso, mas não consegui nada com preço nem próximo do que a Copa estava cobrando naquele momento e muito menos sem ter que fazer conexão no saturado aeroporto de Guarulhos.

Agora já podendo comparar o serviço que tive na Gol para Punta Cana/São Paulo e Brasília/Aruba com o fornecido pela Copa, prefiro o da Copa principalmente devido ao espaço no trecho mais longo no B737-700 e no E190, além das refeições servidas. Isso apesar do atendimento dos comissários da Gol ser muito mais afetuoso do que os dos comissários da Copa.

Voaria de novo com ela? Sim, voaria desde que mantida uma boa relação custo benefício dentro das minhas necessidades momentâneas.

A minha opinião parece ser compartilhada por muitos leitores que já deram sua opinião no post sobre a Copa. Assim, acredito que conhecer o que você está comprando é de suma importância para não se frustrar com a compra.

Obrigado a Copa Belo Horizonte pela possibilidade de fazer uma avaliação da Executiva via upgrade no trecho Belo Horizonte/Cidade do Panamá.

Tags: ,

Category: Trip Report

Comentários (99)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Gustavo disse:

    Eu viajo apenas de classe executiva ou primeira.
    Apesar do preço da Copa (Classe Executiva) ser relativamente inferior ao praticado pelas outras companias, o conforto também é.
    As atendentes são bem simpáticas, mas as poltronas, as opções de alimentação e entretenimento são bem inferiores das oferecidas pelas outras companias na classe executiva.

    EEEspero ter contribuido.
    Grande abraço,
    Gustavo

  2. Rodrigo Purisch disse:

    Gustavo,
    Como disse no texto, a Executiva deles está mais para uma econômica premium..

    Há muita diferença inclusive entre as Executivas das grandes por ai. Uma Executiva Singapore oferece quase o que uma Lufhansa só oferece na Primeira…

    O que não dá hoje é para comprar apenas baseado no nome que a cia dá a cabine. Tem que comprar mesmo e ver o que mais atende suas necessidades naquele momento!

    Um abraço

  3. Rodrigo Purisch disse:

    Não me contrariou não! O objetivo do post é que as pessoas tenham contato com o que é oferecido e não fiquem comprando apenas pelo nome que dão ao serviço.

    Ir de Executiva na Copa pelo preço que ela cobra pode agradar muita gente que só voa de econômica, mas não agrada quem deseja algo mais moderno, que custa também mais caro.

    Voei de Executiva na Singapore. O que eles oferecem é quase o mesmo que muita cia grande oferece só na Primeira Classe. Isso tem um custo.

    O que quero dizer que não há certo ou errado em comprar uma Executiva Copa, o que o consumidor deve ter em mente é o que elas oferecem pelo que está pagando. Os riscos de frustração reduzem-se muito e a compra passa a ter um custo/benefício favorável.

    Um abraço

  4. gilberto disse:

    Anac recebeu solicitacao formal da Copa Airlines para voar Recife/Panama a partir de 23/06 (4 vezes por semana). Hoje inclusive saiu em um jornal em Recife materia acerca do assunto(DP). Muito bom porque agora temos aqui do NE como chegar a America do Sul, Central e Norte sem passar pelo SE. Sera muito bem vindo e espero que promocoes de inicio de servico!

  5. Jose Scalassara disse:

    Voei S.Paulo/Los Angeles/S.Paulo em out/2010 e foi um ótimo voo. Tirando o espaço um pouco apertado (não muito) das poltronas do B737 tudo foi excelente, inclusive a conexão no Panamá, horários rigorosamente cumpridos. Tudo foi compensado pela excelente tarifa de US$ 750,00+taxas.
    Voarei de novo sem problema…

  6. Ciwannyr Assumpção disse:

    Voei pela COPA em janeiro/2012, Belo Horizonte – Panamá- Orlando (ida e volta). Confesso que estava apreensiva em relação aos horários e malas, mas fui surpreendida positivamente.
    Os horários foram rigorosamente cumpridos em todos os trechos.
    As malas chegaram sem problema.
    As poltronas são mais confortáveis do que os outros vôos econômicos com o mesmo destino.
    As refeições foram satisfatórias, sem regalias. Meu filho solicitou sanduíche extra, sendo prontamente atendido.
    Voaria novamente pela empresa desde que mantida uma boa relação custo benefício.

    Ciwannyr

  7. Leonardo Petruccelli disse:

    Viajei de copa em varios voos tanto executiva como economica,voltaria a voar em ambas. Sempre fui bem auxiliado eem todos aeroportos e sala vip no Panama bem razoavel. Executiva realmente é executiva de 737, mas nada diferente da first class da United em aviões menores como 737. Grande diferença no atendimento a cartoes Elite, pois nos dão upgrade de classe desde o Silver, e atendimento diferenciado em terra, muito diferente do fidelidade vermelho da TAM mais q popular hoje.conexoes bem ageis e rapidas, e horarios de voos bem melhores q de outras

  8. Márcio disse:

    Por favor, vocês poderiam explicar melhor como é a classe executiva da Copa?? Já viajei na executiva para a Europa em algumas companhias, tais como TAP, TAM e British, mas sempre a trabalho. Como pretendo ir para a Disney da California com filhos pequenos, achei que a executiva seria menos cansativa, apesar de ter percebido que o nível não se equipara às outras companhias com aviões maiores. Como é o entretenimento?? Tem tela individual??? Com opções em português?? Obrigado!

  9. Imagine uma classe economica com poltronas mais largas e mais confortaveis, e distancia entre as pernas maior, além de prioridade de embarque, isso se resume a classe executiva da copa. Entretenimento é por visores coletivos e sem opção de qualquer escolha individual.
    O serviço de bordo é fraco, apenas um pouco melhor que o da classe economica, e mais bem servido. O problema que eles tem é aviões 737 e a falta de espaço impossibilita oferecerem algo de melhor, igual a qualquer companhia que ofereça esse serviço num avião desse porte. A TAM tinha alguns equipamentos A320 com classe executiva, era mais ou menos a mesma coisa.

  10. Leonardo disse:

    Rodrigo, seu post me ajudou com uma enorme dúvida que estava de viajar com a Copa para Cidade do México. A distância é grande e se o avião fosse desconfortável, não rolaria. Obrigado pelo post!

  11. Thomas Hisamura disse:

    Marcio, podemos chamar a executiva da Copa de “economy premium”. Não tem apoio de pés, reclina só um pouco mais que a economica e tem uma distancia de aprox 38 polegadas para a poltrona da frente. Para se ter uma ideia, a economica tem umas 32 polegadas e as executivas dessas que vc citou (TAP, TAM, British) tem de 50 a 60 polegadas…
    A largura dos assentos é boa e equivale a uma boa executiva. Mas como vc está com crianças, acho que vale até mais a pena pegar e economica pelo simples fato de poder levantar os apoios de braços e poder acomodar os pequenos deitados. Se possível em uma cia. que opere Airbus 330 ou 340, que tem 4 poltronas no meio.

  12. FRANCO ROCCA disse:

    rodrigo, nota 10 esse post, bem faço o trecho jfk/gru uma vez a cada 3 meses moro em new jersey, voei pela copa umas 4 vezes jamais tive problmeas com a cia, a conexao do panama sem nenhum problema desembarquei e embarquei no mesmo portao que sai e na mesma aeronave(pode!? kkk) a viagem que fiz (pode ser sorte) foi em um maravilhoso B738 filmes o tempo todo quando acabava um filme davam cerca de 15 a 30 min e colocavam outro filme cada trecho fora as refeiçoes serviram 4 rodadas de bebidas inclusive alcoolicas sem custo nenhum fiquei admirado pois voava de continental. apartir do dia que voei pela primeira vez pela copa fiquei nela. nunca tive problemas com as bagagens. atendimento de check-in sempre simpatico obvio que no panama rola um pouco do sistema americano (seco, reto e direto sem “lenga-lenga” o que pra mim é bom e eficiente. recomendo voar pela copa sim.
    bons voos a todos.

  13. Thomas Hisamura disse:

    E acredito que vc (nem as crianças) não queiram esperar 1 hora e pouco para tripulação fazer todo o serviço de bordo da executiva…

  14. osiel disse:

    ola gostaria de saber se tem voo direto do panama para bahamas direto

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Sim, existe desde o ano passado pela Copa.

  16. Lara disse:

    Amigos,

    Vou para NY pela COPA em setembro. Estou com uma dúvida: estou pensando e alterar os assentos que eu havia marcado na fielira 9. Mas no mapa da aeronave, há disponibilidade até a fileira 10 e a seguinte já é a 17 (saída de emergência). Por que? Não existem as fileiras 11 a 16?

  17. Lara disse:

    Ah, mais uma coisa: pelo vídeo postado aqui, parece que a saída de emergência não tem aquele espaço diferenciado… é isso mesmo? No mapa da aeronave que aparece no site, parece haver sim. Meu marido é alto e grande, então acho que vou alterar nossos assentos para a saída de emergência e gostaria de saber de quem já viajou com a copa se o espaço é um pouco maior.

  18. Ademir Mendes disse:

    BOA NOITE,

    FIZ UMA VIAGENS /VOCES P/MACHU PICCHU A 3 ANOS ATRAZ NÃO
    FIOU NADA A DESEJAR SERVIÇO DE BORDO MUITO BOM MUITO BEM
    ATENDIDO O QUE É DIVULGAÇÃO
    ABRAÇO

    ADEMIR MENDES

  19. Thomas Hisamura disse:

    É maior sim. A fila é a 14. Cuidado que a fila anterior (12) tb tem bom espaço pras pernas, mas não reclina.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.