Voando na Executiva e Trocando Experiências

26 de junho de 2011 | Por | 217 Comentários More

Existem muitas razões para se pagar um pouco mais e optar por voar na Classe Executiva, principalmente em rotas mais longas. Vamos listar algumas delas abaixo:

Os executivos, não por acaso, emprestaram o nome a essa classe de serviço. Muitas vezes utilizam o tempo em vôo para trabalhar e descansar, já que costumam iniciar suas atividades de trabalho logo que põem os pés no destino final. Uma noite mal dormida pode comprometer uma importante reunião ou mesmo ter reflexos em toda uma semana de trabalho. Pelas mesmas razões que os levam a escolher voar na Executiva, muitos acabam não aproveitando todos os serviços oferecidos a eles, pois o foco deles é outro.

Pessoas com idade mais avançada ou portadores de determinadas doenças podem ser muito beneficiados pelo espaço extra, pela atenção individualizada e pela facilidade de deslocamento dentro da aeronave que são oferecidos aos passageiros das classes superiores. O corpo definitivamente sofre menos.

Quem tem pouco tempo para aproveitar um destino, principalmente se o vôo é muito longo, acabam sendo beneficiados da mesma forma que os Executivos. Já fui várias vezes a Ásia na Econômica, mas nunca cheguei tão inteiro como na última vez quando fiz São Paulo/Cingapura na Classe Executiva da Singapore. Fiquei apenas 5 dias no destino e se tivesse chegado moído, perderia pelo menos dois dias da viagem tentando me recuperar do vôo ao mesmo tempo que me ambientava com o fuso horário. Se não tivesse voltado na Executiva, com certeza não teria conseguido retornar às minhas atividades de trabalho no dia seguinte ao da chegada.

Consumidores que podem arcar com os custos, curtem serviço de bordo e estão cansados do aperto que só aumenta na Classe Econômica. Viajar em um boa Classe Executiva para quem curte isso é tão interessante como ficar em um super hotel para quem curte essa parte da viagem.

Para quem prevê trazer mais bagagem que o permitido na Econômica, algumas vezes é interessante investir em uma passagem para voar na Executiva (isso quando a Executiva possui uma franquia ampliada de bagagem) ao invés de pagar uma fortuna em excesso de bagagem.

A Classe Executiva sempre foi um local onde a cia aérea olha com carinho. Como muitas cias aéreas estão eliminando suas primeiras classes, muitas Classes Executivas têm se aproximado dos padrões de conforto que tínhamos no passado nas Primeiras Classes. Nesses espaços, as cias oferecem o que tem de melhor como se fosse sua grande vitrine. E não é  para menos, já que muitos vôos internacionais têm seus custos operacionais cobertos unicamente com as passagens vendidas na Classe Executiva.

O certo é que Classe Executiva não é tudo a mesma coisa. Vide nossa avaliação da Classe Executiva da Copa Arlines, da  super Classe Executiva da Singapore Airlines e do relato da Classe Executiva da Delta feita pelo Fernando Rosa (Bankreview).

A cada dia, a disputa fica mais acirrada e cada cia aérea tem sua proposta de serviço, que pode inclusive variar entre rotas domésticas e internacionais ou mesmo dentro da mesma malha internacional. Cias aéreas que têm uma Classe Econômica fraca podem se apresentar de uma outra forma para os passageiros da Executiva.

Assim, escolher aonde comprar sua passagem para voar na Executiva não se resume apenas a procurar o melhor preço. É importante conhecer a aeronave usada na rota, qual o tipo de assento disponível e se informar sobre o tipo de serviço no ar e fora dele que é oferecido. Algumas cias oferecem transporte de/para aeroporto, diárias de hotel e outros mimos para quem voa na sua Executiva dependendo da tarifa paga. Tendo essas informações na mão, você poderá então tomar sua decisão de consumo com menos risco de ter suas expectativas frustradas.

Estou criando este espaço para que aqueles interessados em voar na Executiva em uma determinada cia possam trocar experiências com quem já voou nela ou mesmo ter dicas de como conseguir um upgrade por meio de milhas ou dinheiro.

Não há compra de passagem na Executiva certa ou a compra errada. Existe aquela que atende ou não atende às minhas necessidades e que se acomoda dentro do meu orçamento. Vamos respeitar as opiniões dos demais comentaristas!
Se você acha que voar na Executiva é uma futilidade, você pode simplesmente ler os comentários e aprender mais sobre este tipo de serviço e suas peculiaridades ou ignorar este post. Não há espaço para comentários pejorativos aqui.

Espero que este espaço criado a pedidos seja bem utilizado e que ajude  muitos leitores a tomarem suas decisões.

Atualização: Devido ao grande número de comentários (obrigado pela participação!) e pela utilidade dos mesmos, optei por organizar os relatos segundo cia aérea para facilitar busca de informações mais específicas. Então clique aqui para ter acesso a esse menu de comentários classificados por cia aérea. Foram indexados até o presente momento os comentários postados até o dia 31/07/11. Pretendo atualizar a indexação pelo menso uma vez por mês.

Tags:

Category: Troca de Experiências

Comentários (217)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Fábio disse:

    Eu prefiro pagar mais pra pagar na executiva justamente pra não perder um dia de viagem pelo fato de estar cansado.
    Minha opiniao é a seguinte:
    Para os EUA sempre opto por ir via Canada, pela sua classe executiva ser a melhor nesta rota, assentos que se tornam camas, 180 graus. Os avioes da United(B777), Continental(B767) e Delta(B767) nas rotas de/para o Brasil são os mais antigos aonde as classes executivas ainda não foram remodeladas, sao poltronas largas mas incliniacao ruim e assentos velhos. A classe executiva da TAM (A330 e B777) e da AA(B767 e B777) considero iguais no quesito de conforto e funcionalidades. Ja a classe executiva da TAM (B767) é lamentavel, sao avioes antigos da Alitalia que estao emprestados a TAM, nem TV no assento possui, a tripulacao dispoe de DVD’s portateis pra esta classe. Geralmente é usado na rota RIO-Miami-RIO, Brasilia-Miami-Brasilia, Confis-Miami-Confins, Manaus-Miami-Manaus.
    Para a Europa ja viajei Swiss, Lufthansa, Air France e TAM. Sem sombra de duvidas a SWISS foi a melhor, ainda mais que a partir do mes passado começou a operar a nova classe executiva entre Zurich e Guarulhos com o A340 reformulado. As poltronas inclinam 180 graus, e servico de bordo de 1a, todas as poltronas com acesso ao corredor, nao importando aonde voce estiver sentado. A TAM, Air France e Lufthansa as executivas sao 180 graus porem com inclinacao aonde voce fica escorregando quando esta na posicao de dormir. A comida da Air France foi a melhor que ja comi ate hoje. A Air France comecou a operar o novo B777 na rota do Galeao aonde a executiva foi reformulada, porem ainda nao tive oportunidade de viajar nela. Bom, estas sao minhas experiencias e opinioes…

  2. edson sieg disse:

    Poxa, Fábio!Lega! Lendo o seu post e descobri algo relacionado a um outro post que escrevi aqui mesmo, quando comentávamos sobre a SKY TEAM, e eu disse q quando viajei na executiva da Alitalia, achei bem ruim, exatamente como vc descreveu, pois era a executiva de um 767, no mesmo post eu comentei a semelhança entre esta executiva e a executiva do 767 da TAM (viajei p miami em dezembro aproveitando a promoção de 999 Us),sem entretenimento indivdual, apenas poltronas q reclinam pouco, etc. Agora sei pq: os 767 da TAM são os aviões velhos da Alitalia…hum. se soubesse antes, teria comprado econômica mesmo .hehe Abraço!

  3. Beto disse:

    Rodrigo,

    Excelente post com certeza teremos inumeros comentarios que enriquecerao o mesmo, eu estou terminando um trip report da executiva TAP, e assim que estiver pronto posto aqui.

    Absss

    Beto B.

  4. Excelente iniciativa Rodrigo! Viajar em executiva/primeira é uma experiência singular. Você chega super bem no destino, seus músculos estão relaxados, você come melhor e descansa. Sem falar na “relatividade” do tempo quando existe uma gama de entretenimento ao seu dispor.

    Sem falar nas inúmeras oportunidades que o consumidor brasileiro possui ao viajar com milhas nessas classes. Na parceria com a Smiles por exemplo, onde você consegu viajar para os EUA com 75k RT na executiva e 100k RT na first. Ou até mesmo dobrando os pontos em uma promoção da TAP.

    Abraço!

  5. Daniel disse:

    Estou ansioso para viajar na FIRST da AA do B777 GRU – MIA, nunca viagei em em primeira classe só em executiva e todas as minhas experiencias foram ótimas e adorei uma viagem curta que fiz pela TAM em executiva no B777 para Santiago avião pareceu novo com um ótimo atendimento e entretenimento.

  6. Fábio disse:

    Eu acabei de voltar de Dallas pela AA na First. O serviço de bordo é incrível, menu com 5 opcões de pratos, além de entrada, salada, prato principal, sobremesa(sundae com calda de chocolate, delicia!, rs), cafe e petit-four. Se for viajar com alguem o legal é pegar as poltronas juntas do meio, pois elas giram e voces podem por exemplo jantar um de frente para o outro. A unica coisa ruim que achei é que a tomada é em forme de ascendedor de carro(antiga), em contrapartida das outras cias aereas aonde voce tem um plug padrão como se fosse de parede. O entretenimento de bordo em comparacao a outras FIRSTS de cias aereas achei que deixou a desejar, desde a qualidade e tamaho da tela (antiga) a variedade de filmes. O amenity kit da First (bolsinha que distribuem no avião) é igual ao da Executiva, ou seja, não tem nada de espetacular. Algumas cias aereas por exemplo TAM, SWISS disponibilizam pantufas, pijamas, etc..

  7. Luciano disse:

    Viajei de executiva desde são paulo – santiago – sydney pela Lan (ida e volta) no A340. Nada tenho a reclamar. Serviço de primeira qualidade. Entrentenimento perfeito. A sala vip de santiago (neruda) excelente como a da qantas em sydney. É o melhor serviço de executiva da Lan, pois fiz também Santiago – Papeete em Boeing 767, mas o serviço não foi tão bom quanto o primeiro. Vamos aguardar o recebimento do 787 dreamliner pela lan para conferir o serviço.

  8. Fernando Roberto disse:

    Amigos, alguém já utilizou milhas/pontos para upgrade para a executiva? O processo funciona bem? Ou é impossível conseguir vaga?

    Obrigado.

  9. Fábio disse:

    Para voce ter o direito de fazer upgrade você tem que comprar a economica mais cara, geralmente tarifas Y e B. O preco dessas economicas é quase igual ao preço de uma executiva com desconto. Então não vale a pena! A diferença é muito pouco. Além do que quando se faz upgrade voce pontua a classe comprada e não a classe voada.

  10. Marcelo Oliveira disse:

    Na Tap não é tão difícil. Ela tem 4 grupos de tarifas na classe econômica. Os grupos “classic” e “plus” permitem upgrade. Fora da alta temporada você encontra tarifas classic Brasil-Europa (ida e volta já com taxas) de R$ 2000 a R$ 2500. Aí você pode usar 25mil milhas para upgrade por trecho Brasil-Portugal ou 30 mil milhas por trecho Brasil-Europa. Já fiz isso e valeu muito a pena. Mas você precisa emitir o bilhete antes de solicitar o upgrade. Então você liga pro Programa Victoria, verifica se tem disponibilidade de upgrade no voo pretendido, depois compra o bilhete e liga de novo pra solicitar o upgrade. Nesse intervalo de tempo entre a compra e a solicitação de upgrade outra pessoa pode pegar sua vaga na executiva. Como eu tinha status “silver” no Victoria, fiquei na lista de espera para o upgrade e acabei conseguindo só na hora do checkin.

  11. jorge mendes disse:

    heheh, Amigo vc está 100% correto!!! Viajo apenas 4 a 5x por ano, mas sempre exec. ou Primeira.Pela TAM, apenas com PONTOS!!! Se europa TAP (10x melhor que Tam, até comida). Observaram que a TAM parou de fazer propaganda que tem os aviões mais novos?? e o espaço das poltronas, economica? CLASSE C!!! Tem meses que a ANAC tenta divulgar…mas a TAM barra!! Finalmente saiu!! Observe, e se comprova nas suas palavras, que companhias qie dispensaram a Primeira classe são ótimas na Exec: TAP, Swiss, Air Canada!!!!

  12. Fernando Roberto disse:

    Marcelo e Fábio, obrigado pelas dicas. Estou pensando em ir justamente pela TAP.

    Marcelo, é possível em um vôo Natal-Barcelona (via Lisboa), eu usar o upgrade só Natal-Lisboa, usando só 25 mil milhas? Ou, nesse caso, terei que usar as 30 mil?

  13. Ericson disse:

    Vou fazer no dia11/07 ssa-opo pela executiva da TAP no A330….. Alguém conta como é??? O seviço é bom???

  14. Daniel disse:

    Bom falando em classe executiva, ta longe ainda mas preciso começar a me preparar tenho uma viagem no ano que vem para Hong Kong e pretendo emitir o bilhete em executiva por pontos com a Tam essa achoq que vai ser a parte mais dificil, fora isso vi que tenho algumas opções pela STAR ALLIANCE como South Africa, Luthtansa, Air Canada, Singapore entre outras, aos mais viajados e experientes quais são as recomendações?
    Obrigado

  15. Marcelo Oliveira disse:

    Sim, é possível. Eu fiz o upgrade só no trecho Rio-Lisboa por 25 mil milhas.

  16. Fernando Roberto disse:

    Só reforçando o que o Marcelo falou sobre a TAP. Hoje, uma passagem, ida e volta, Natal-Lisboa custaria R$2.033,00 na tarifa “classic” que permite o upgrade. Já na classe executiva custaria, para o mesmo período, R$6.505,00.

    Creio que nessas condições, o upgrade seja válido.

  17. Marcelo disse:

    Executiva sempre é muito bom. Confesso que a pior coisa e andar de executiva pela primeira vez, pois depois que conhece voce so quer viajar na frente(executiva)

    Vou relatar as minhas experiencias nas classe executiva e primeira.

    Tam.
    Classe executiva aviao, boeing 777 e airbus 330, brasil, londres miami e nyc. Poltrona e atendimento excelentes.
    Classe executiva boeing 676, brasil miami. Poltrona muito antiga, pessima qualidade, deveria ser vendido como assento conforto.

    Primeira classe boeing 777 londres brasil. Fora de serie, poltrona maravilhosa kit com pijama pantufas e muito mais. Cardapio muito bom.

    Emirates.

    Classe executiva boeing 777. Para mim a melhor poltrona de classe executiva que viajei. Sistema de entretenimento muito bom e com apmpla opcoa de filme em portugues.
    Na hora de dormir a aeromoca coloca uma manta(edredom)muito macio e confortavel.
    Ponto fraco, alimentacao. O voo sai do brasil a 01 da manha e so e servido um sanduiche, estava esperando um jantar, mais depois veio o cafe da manha e o jantar antes do pouso em dubai.

    Airfrance.

    Classe executiva boeing 777. Poltrona com um angulo de inclinacao muito grande, desconforto na hora de dormir pois o corpo escorrega.

    Classe executiva airbus 380. A poltrona fantastica e o aviao é muito bom, pois a aeronave é enorme e te da uma boa sensação de conforto.

    United.

    Classe executiva boeing 777.
    Cadeiras antigas no mesmo estilo da aeronave boeing 767 usado pela tam. Pessimo sistema de entretenimento
    Primeira classe boeing 777. Poltrona maravilhosa, porem o entretenimento fraco.

    Espero ter ajudado.

    Ps. Voces sabem quando a renovacao das aeronaves da united vao chegar para os voos do brasil.
    Tenho um voo marcado para setembro sera que ate la ja voarei na nova classe da unite.

    Obrigado,

    Marcelo

  18. Felipe disse:

    Alguém pode falar das executivas da AA nos trechos gig-mia e nyc-gig?

    Pelo que li, as aeronaves b767 dessas rotas são bem velhas.

    Obrigado

  19. Marcelo Q. disse:

    Rodrigo,

    Parabéns pela iniciativa e obrigado pela clareza do seu texto.

    Acredito que este será um espaço para troca de experiências e bons debates por anos; um post eternamente “recém lançado”.

    Classe executiva é sem dúvida, a melhor relação custo x benefício para milhões de viajantes em todo o mundo, e certamente, um mercado que tende a crescer vertiginosamente no Brasil, e mais, é referência de informações para as cias aéreas melhorarem seus serviços e aprimorar canais de atendimento; passageiro de classe executiva é formador de opinião e define estratégias das empresas.

    Viajo praticamente todas as semanas em classes executiva e primeira (primeira classe, geralmente com pontos/milhas), e passarei a dedicar boa parte do meu tempo de visitação aqui no AP em contribuir para este debate, e serei grato aos colegas se puderem externar suas experiências e dicas!

    Abraço à todos e bons voos!

  20. Marcelo Q. disse:

    Felipe,

    Nesta rota voo esporadicamente, entretanto, vale conferir com a própria AA a configuração da aeronave que realiza a rota, uma vez que, diversas aeronaves 767 foram reconfiguradas e apresentam o mesmo interior dos 777 que opera nas rotras Gru/MIA/Gru e Gur/JFK/Gru, sobretudo na classe executiva, com a vantagem de oferecer assentos 2/2/2, sem a poltrona de meio inconvenienete dos 777 na configuração 2/3/2.

    Abraço

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.