Voando na Executiva e Trocando Experiências

26 de June de 2011 | Por | 217 Comentários More

Existem muitas razões para se pagar um pouco mais e optar por voar na Classe Executiva, principalmente em rotas mais longas. Vamos listar algumas delas abaixo:

Os executivos, não por acaso, emprestaram o nome a essa classe de serviço. Muitas vezes utilizam o tempo em vôo para trabalhar e descansar, já que costumam iniciar suas atividades de trabalho logo que põem os pés no destino final. Uma noite mal dormida pode comprometer uma importante reunião ou mesmo ter reflexos em toda uma semana de trabalho. Pelas mesmas razões que os levam a escolher voar na Executiva, muitos acabam não aproveitando todos os serviços oferecidos a eles, pois o foco deles é outro.

Pessoas com idade mais avançada ou portadores de determinadas doenças podem ser muito beneficiados pelo espaço extra, pela atenção individualizada e pela facilidade de deslocamento dentro da aeronave que são oferecidos aos passageiros das classes superiores. O corpo definitivamente sofre menos.

Quem tem pouco tempo para aproveitar um destino, principalmente se o vôo é muito longo, acabam sendo beneficiados da mesma forma que os Executivos. Já fui várias vezes a Ásia na Econômica, mas nunca cheguei tão inteiro como na última vez quando fiz São Paulo/Cingapura na Classe Executiva da Singapore. Fiquei apenas 5 dias no destino e se tivesse chegado moído, perderia pelo menos dois dias da viagem tentando me recuperar do vôo ao mesmo tempo que me ambientava com o fuso horário. Se não tivesse voltado na Executiva, com certeza não teria conseguido retornar às minhas atividades de trabalho no dia seguinte ao da chegada.

Consumidores que podem arcar com os custos, curtem serviço de bordo e estão cansados do aperto que só aumenta na Classe Econômica. Viajar em um boa Classe Executiva para quem curte isso é tão interessante como ficar em um super hotel para quem curte essa parte da viagem.

Para quem prevê trazer mais bagagem que o permitido na Econômica, algumas vezes é interessante investir em uma passagem para voar na Executiva (isso quando a Executiva possui uma franquia ampliada de bagagem) ao invés de pagar uma fortuna em excesso de bagagem.

A Classe Executiva sempre foi um local onde a cia aérea olha com carinho. Como muitas cias aéreas estão eliminando suas primeiras classes, muitas Classes Executivas têm se aproximado dos padrões de conforto que tínhamos no passado nas Primeiras Classes. Nesses espaços, as cias oferecem o que tem de melhor como se fosse sua grande vitrine. E não é  para menos, já que muitos vôos internacionais têm seus custos operacionais cobertos unicamente com as passagens vendidas na Classe Executiva.

O certo é que Classe Executiva não é tudo a mesma coisa. Vide nossa avaliação da Classe Executiva da Copa Arlines, da  super Classe Executiva da Singapore Airlines e do relato da Classe Executiva da Delta feita pelo Fernando Rosa (Bankreview).

A cada dia, a disputa fica mais acirrada e cada cia aérea tem sua proposta de serviço, que pode inclusive variar entre rotas domésticas e internacionais ou mesmo dentro da mesma malha internacional. Cias aéreas que têm uma Classe Econômica fraca podem se apresentar de uma outra forma para os passageiros da Executiva.

Assim, escolher aonde comprar sua passagem para voar na Executiva não se resume apenas a procurar o melhor preço. É importante conhecer a aeronave usada na rota, qual o tipo de assento disponível e se informar sobre o tipo de serviço no ar e fora dele que é oferecido. Algumas cias oferecem transporte de/para aeroporto, diárias de hotel e outros mimos para quem voa na sua Executiva dependendo da tarifa paga. Tendo essas informações na mão, você poderá então tomar sua decisão de consumo com menos risco de ter suas expectativas frustradas.

Estou criando este espaço para que aqueles interessados em voar na Executiva em uma determinada cia possam trocar experiências com quem já voou nela ou mesmo ter dicas de como conseguir um upgrade por meio de milhas ou dinheiro.

Não há compra de passagem na Executiva certa ou a compra errada. Existe aquela que atende ou não atende às minhas necessidades e que se acomoda dentro do meu orçamento. Vamos respeitar as opiniões dos demais comentaristas!
Se você acha que voar na Executiva é uma futilidade, você pode simplesmente ler os comentários e aprender mais sobre este tipo de serviço e suas peculiaridades ou ignorar este post. Não há espaço para comentários pejorativos aqui.

Espero que este espaço criado a pedidos seja bem utilizado e que ajude  muitos leitores a tomarem suas decisões.

Atualização: Devido ao grande número de comentários (obrigado pela participação!) e pela utilidade dos mesmos, optei por organizar os relatos segundo cia aérea para facilitar busca de informações mais específicas. Então clique aqui para ter acesso a esse menu de comentários classificados por cia aérea. Foram indexados até o presente momento os comentários postados até o dia 31/07/11. Pretendo atualizar a indexação pelo menso uma vez por mês.

Tags:

Category: Troca de Experiências

Comentários (217)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Valdir says:

    acabei de fechar uma reserva via smiles AF gru-cdg para novembro classe executiva, voltando star alliance swissair zrh-gru, também executiva, alguém já utilizou os serviços destas companhias e sabe dizer se são bons?

    ps: fiz transferência de pontos de cartão de crédito BB para o smiles ontem e verifiquei que houve crédito em dobro na conta!. alguém sabe de promoção neste sentido?

  2. Viviane says:

    Entrei em contato com a central de atendimento TAP pelo telefone. Lá me informaram que não é possível comprar trechos em executiva e econômica para uma mesma viagem através do site. Somente é possível a compra de todos os trechos de ida, ou todos de volta, através da central telefônica ou em um guichê da TAP diretamente. Não é possível somente uma das pernas de ida, como eu estava pretendendo. Todos os voos que envolvam a chegada na Europa, ou o retorno, têm que ser na classe escolhida, quer seja excutiva, ou ecocômica. Obrigada.

  3. Cinthia Rangel says:

    Ja voei duas vezes na executiva da Af e foi simplesmente maravilhoso!
    Recomendo!
    Vou tentar emitir novamente para o ano que vem.
    Ab.,
    Cinthia.

  4. Carlos says:

    Valdir, qual o seu cartão BB? A promoção que eu vi é um bônus de 10% na quantidade de milhas, a partir da transferência de 50.000. Você não se enganou, não? (pois seria uma promoção excelente)

  5. Valdir says:

    Carlos, não me enganei não, transferi 106k milhas, cairam 212k, e com validade até março de 2016!. não entendi nada. Meu cartão é do BB.

  6. Valdir says:

    cinthia, poderia detalhar sua experiência? é melhor q da tam ou lufthansa? e da swiss, vc conhece?

  7. Cinthia Rangel says:

    Valdir,
    Só voei duas vezes de executiva e as duas na AF. Amei a experiência.
    Tirei ambos os bilhetes com milhas. Nao teria condições de pagar. Raras
    Agora a executiva da saísse e da Lufthansa TN deve maravilhosa.
    Já voei na econômica da Lufthansa e adorei. Imagina a executiva!
    Tenho certeza de que ira gostar.
    Ab.,
    Cinthia.

  8. Fernandes says:

    Valdir, aconteceu o mesmo comigo. Transferi 10 mil do BB e caíram 20 mil no Smiles. Bom demais! Mas não entendi o motivo, então fico preocupado em transferir mais, pode ter sido erro do sistema.

  9. Poxa, será que isto também valeria para pontos do Bradesco ou Itau? Alguem transferiu recentemente e tambem teve a pontuação dobrada?

  10. Carlos says:

    Valdir, o seu cartão BB é Smiles ou são os tradicionais Visa, Mastercard ou Amex?

  11. Aconteceu comigo ano passado com os cartões AMEX. Recebi um envio duplicado, em um intervalo de 3 dias.

  12. Valdir says:

    meu cartão é bb infinite não estilo. e não é smiles.
    o q impressionou também foi o prazo de validade, até março de 2016.

  13. Se alguem transferir de outro banco que nao seja o BB e obter 100% de bonus de milhas, posta aqui para compartilhar com a gente.

  14. Cristiano says:

    Aconteceu comigo também… transferi 20.000 pontos do Amex Estilo pro Smiles no dia 3/6 e foram creditadas duas transferências de 20.000 pontos no mesmo dia.

  15. Rodrigo Purisch says:

    Alguém recebeu algum comunicado de promoção ou entrou em contato com o call center. 2X1 é sempre uma ótima oportunidade! Eu não tenho BB…

  16. Rodrigo Purisch says:

    Tentou com uma agente? Às vezes, o GDS permite fazer isso, o que não é permitido no sistema da cia aérea.

  17. milon says:

    transferi 120000 pro smiles e não cairam dobrados não vou esperar para ver se faturo os 10 % a mais pelo menos

  18. Milon, você transferiu de qual banco?

  19. milon says:

    Transferi do bb

  20. wagner says:

    Aconteceu comigo há um ano e meio atrás.O Smiles trancou minha conta; sumiu com todas as minhas milhas e bloqueou meu acesso.
    Quando reclamei, mostraram as regras onde diz que podiam fazer o que bem entendessem.
    Depois de semanas reclamando reabriram minha conta com o extorno do que havia sido creditado indevidamente.
    Nunca mais deixei milhas na conta Smiles….transfiro somente quando vou usá-las.

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.