Você Já Voou na Copa Airlines? Então Conta Para Nós Sua Experiência!

5 de fevereiro de 2010 | Por | 293 Comentários More

A Copa é uma cia que não sabe se vender no Brasil. Opera em 6 cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, minha Belo Horizonte , Brasília, Porto Alegre e Manaus), costuma ter boas promoções de tarifa e responder rápido as promoções da concorrência (que cresceu depois da junção Avianca/Taca).

Ela opera as rotas principalmente para a Am. Central, o Caribe e EUA usando B737, aviões menores que a maior parte da concorrência. Isso sempre levanta dúvidas sobre o conforto nessas viagens de longa duração, já que nos acostumamos em voar nos B737 da Gol bem apertados e desconfortáveis e neles temos nossa referência de espaço. A maioria morre de medo em fazer um vôo longo em uma aeronave dessas da Gol…

Outro ponto que ainda gera insegurança é o curto tempo para conexão com que ela monta suas passagens. Mas isso de deve ao fato do aeroporto da Cidade do Panamá ser a casa da Copa e funcionar muito em sua função.

Uma das vantagens da Copa é ser associada ao programa de fidelidade OnePass da Continental, que por sua vez faz parte da Star Alliance. Mas atenção, não é possível acumular milhas voadas na Copa em outros programas de fidelidade Star Alliance porque a associada é a Continetal e não a Copa.

Já tentei maiores contatos  com ela para tentar esclarecer esses pontos e não fui bem sucedido.

A Nivalda deixou a experiência dela com essa cia. O Ernesto já tinha deixado a dele em post antigo (mas não consegui encontrá-lo…). O André está na dúvida se compra ou não. Eu já tive a oportunidade e fiquei na dúvida também, acabei comprando na concorrência.

E você já voou com a Copa? O que achou do conforto, do serviço de bordo e das conexões no Aeroporto de Tocumem?

Atualização 09/06/11: Os leitores estão postando suas opiniões na caixa de comentários abaixo e eu postei as minhas impressões dos serviços da Copa na rota Belo Horizonte/Cancun neste post aqui.

Tags: ,

Category: Cias Aéreas, Opinião do Leitor, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (293)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Senemix disse:

    Matheus,

    obrigado pela resposta. O erro da sua amiga também era o sobrenome do meio?

  2. MAURICIO LIMA disse:

    Viajei para Miami em Dezembro pela COPA. Foi tudo Ok. Nenhum atraso. Comida razoável, etc.

    Fiz tudo pela Internet e deu tudo certo.

    Recomendo.

  3. Rodrigo Purisch disse:

    Tomara que tudo dê certo!

  4. maria Lucia disse:

    Voei pela Cia COPA de Bogotá para Cartagena de Índias na Colômbia, foi um voo tranquilo. Aeronave pequena.

  5. Izilda Ferreira disse:

    Minha experiência tem sido muito ruim (ainda estou viajando)> Saí do Rio de Janeiro com destino Nova Iorque e escala na cidade do Panamá. Atraso da saída do Rio em mais de 1 hora me fez perder a conexão no Panamá – aí tive que esperar quase 12 horas por um novo vôo e ao chegar em Nova Iorque, mais de 12 horas depois do horário acertado, descobri que uma das malas havia sumido. Agora, 3 dias depois, não consigo nenhuma notícia. E o número de telefone que eles forneceram para obter informações ´não ajuda – quase nunca ninguém atende e, quando atende, não sabe dar informações. Tem sido um pesadelo. COPA AIRLINES, NUNCA MAIS!!!

  6. Izilda Ferreira disse:

    Estou tendo uma experiência bem ruim com a Copa Airlines. Além do atraso de mais de 1 hora para sair do Rio para o Panamá, o que me fez perder a conexão para Nova York, perderam a bagagem do meu marido – isso aconteceu há 4 dias. Desde então não recebi qualquer comunicação da empresa e eles se recusam a fornecer uma declaração sobre o motivo do atraso, que a seguradora está exigindo.Pela experiência, nunca mais uso esta empresa.

  7. Engraçado que já vi isso acontecendo no meu antigo trabalho. Tivemos que agendar passagens para 2 senhores chineses na TAM, via Submarino Viagens, e eles digitaram o sobrenome de um deles errado, ao inves de Bo, saiu como Boo. Simples, mas deu uma dor de cabeça ABSURDA.
    Como não estava resolvendo essa pendência diretamente, não sei ao certo como foi resolvida, mas sei que a secretária ficou em contato direto com o Submarino viagens para fazer a mudança, já que esse fator de não garantir o embarque pode simplesmente estragar a viagem.
    Sinceramente, se posso te dar um conselho, diria para você insistir de todas as formas possíveis. Anote dados de protocolo, mantenha os números a mão caso precise ligar.
    Boa viagem!

  8. Paulo disse:

    Já realizei algumas viagens pela COPA. Em uma delas uma das malas foi me entregue apenas dois dias depois da chegada. Alguns amigos tiveram parte de sua bagagem perdida… O atendimento da COPA em BH é apenas razoável e suas aeronaves são pequenas e algo desconfortáveis.

  9. Caren disse:

    Fiz uma viagem para Cancún pela Copa, tivemos a sorte de conseguir classe executiva por em preço bem próximo da econômica. E graças a isto não tivemos maiores problemas, pois a minha cunhada estava somente com uma mala de 32Kg. Não teriam deixado nós embarcarmos. Na classe econômica, são 2 malas de 23Kg. Sem alternativa!!! Nem pagando excesso.

  10. AMARILDO disse:

    Minha filha teve que comprar uma passagem SÓ de volta por U$1.740,00, porque no proprio aeroporto do panama, funcionaria mal humorada da COPA, não tiveram interesse em me ajudar a antecipar o retorno dela dois dias antes. Perdemos a passagem de volta. E uma verdadeira burocracia remarcar passagem por esta empresa, bem como as multas de remarcação estão fora da realidade. Diante do mal atendimento no ultimo dia 22/03/2012 no aeroporto do panama tive que desembolsar 1.740,0o só do retorno de minha filha.

  11. Luiz Alberto disse:

    Vou a Los Angeles no próximo mês e fiquei muito interessado nos vôos da Copa, pelos preços excelentes para a Executiva (mesmo que seja mais simples) mas principalmente pelos horários, e como já disseram nesse forum, pelo fato dos vôos “já estarem indo na direção certa”, com conexões mais racionais. No entanto, diante dos frequentes problemas com bagagens, desisti, pois é uma verdadeira loteria. O mais grave é a empresa não ter um serviço de atendimento minimamente respeitoso com os clientes que enfrentam problemas com a bagagem. Conhecemos a integridade das empresas pelo seu comportamento quando erram…
    No mais, todos os depoimentos foram muito úteis para que eu pudesse formar um julgamento e tomar minha decisão. Vou de AA, fazendo SSA/MIA/LAX.
    Obrigado e parabéns pela utilidade do site!

  12. Daniel Bisetto disse:

    Voltei da Costa Rica no mês passado de COPA. Apesar de terem quebrado o ziper da minha mala (só percebi no hotel), não tive problemas no voo.

    Os aviões 737 eram novos e com telas individuais para entretenimento. Tive mais espaço por ter viajado nas poltronas da saída de emergência.

    Os comissários de bordo são simpáticos e o serviço, honesto.

    Ainda bem que as conexões no Panamá são rápidas – o aeroporto é quente, sem ar condicionado, e o free shop é um misto de Paraguai e Galeria Pajé. Consegue ser pior que Cumbica.

    Resumindo: pelo custo / benefício, vale a pena. E ainda pontua OnePass.

  13. Alvaro disse:

    Voei Copa no início de maio indo/voltando de Orlando.
    Do RJ até o Panamá o avião é o 737-300; do Panamá para Orlando é um 737-800. Realmente o avião não é grande, talvez o tamanho como um todo da aeronave possa influenciar pois os assentos e distancia entre eles é a mesma das companhias que voam com aeronaves maiores (voei nos últimos anos para lá com AA, Delta e Continental).
    De toda forma se você acha que perde em espaço, ganha em tempo pois vai para Orlando em linha reta (a AA também faz isso), todas as demais tem pelos menos uma hora de voo a mais.
    Ainda, você vai até algum hub em um avião maior, chegando lá para ir até Orlando vai pegar de qualquer forma um menor…
    Pessoal de terra foi atencioso tanto no RJ, quanto no Panamá e em Orlando. Tripulação também atenciosa.
    Comida padrão de avião, nem melhor e nem pior. Como entretenimento apenas rádio e filmes, porém não havia telas individuais (algumas aeronaves já contam com telas individuais).
    Com relação às malas é permitida uma bolsa individual com até 5kg, uma mala de mão com até 10kg e duas malas para serem despachadas com até 32kg cada uma. Detalhe, como o avião é pequeno, quando voa lotado e/ou pesado eles tem a política de garantir a entrega de uma mala (vc deve definir no check in qual a sua mala priority). A outra poderá chegar dois dias depois.
    Resumindo: analisando a relação custo benefício acho que vale a pena. Em janeiro/13 voarei novamente com a Copa.

  14. ricardo disse:

    ja fui 2 vezes para miami pela copa, as passagens sao baratas, porem os avioes sao pequenos, a conexao e super rapida , porem o aeroporto da conexao parece um rodoviaria e super lotado com filas para comida e toaletes, tem um free shop grande porem os preços sao caros se comparados com miami, mas acho que o custo beneficio compensa

  15. Denis Andrade disse:

    Cito outro ponto negativo: Péssimo pós atendimento, quem tiver problema com eles dificilmente será atendido.

  16. Denis Andrade disse:

    Tive o mesmo problema, perderam a bagagem … e o que é pior: não falam mais com a gente depois que o problema apareceu. É muito difícil conseguir contato com eles.

  17. Glaucia disse:

    Minha sobrinha viajou com o pai em JUN pela Copa para NY com escala no Panamá. Era a primeira viagem dela para o exterior, apesar de não ter muita experiência em vôos, relatou que achou o avião pequeno e muito desconfortável, principalmente na hora das refeições. Na volta ao Rio, descobriram que suas malas haviam sido abertas (furtaram alguns presentes) e lacraram o cadeado novamente, só percebendo o ocorrido em casa. Não sei, mas não me inspirou confiança……

  18. Wagner/SP disse:

    Eu não tenho do que reclamar da Copa, são dois anos que viajo para Orlando com eles e nunca tive problemas com atendimento (já viajei com a AA e detestei a qualidade do atendimento), e olha que temos 3 filhos pequenos… A aeronave realmente e’ pequena, porém o que tenho levado em conta e’ a rapidez das conexões e o preço das passagens, esses são os benefícios, quem pretende viajar com a Copa, eu realmente indico, mas precisa avaliar os preços dos concorrentes antes de viajar, nos 2 últimos anos a economia foi muuuuito grande (são 10 passagens!!!! Rsrsrs) e acabei utilizando a economia em compras… Toda família agradeceu!!! Rsrsrsrs Maaaaas tem que estar sendo avaliado sempre, boa sorte a todos!!!!

  19. Cleiton disse:

    Jah voei copa duas vezes; st marteen e orlando, otubro2011 e abril 2012.
    Gostei muito pois, saindo de porto alegre, nao precisamos parar em guarulhos que eh um lixo.
    Os avioes sao bons, novos, e mesmo sendo 737 sao tao ou mais aspacosos que os 330 da tam, por exemplo.
    O preco foi excelente.
    Deu tudo certo, com certeza vou denovo!!

  20. Camila disse:

    Vou para Miami em novembro e gostaria de uma informação. Alguem sabe me dizer se o BOEING 737-800 JET tem telas individuais e se é tranquilo voar pela Copa?

    Agradeço desde já,
    Camila

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.