Você Já Voou na Copa Airlines? Então Conta Para Nós Sua Experiência!

5 de fevereiro de 2010 | Por | 293 Comentários More

A Copa é uma cia que não sabe se vender no Brasil. Opera em 6 cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, minha Belo Horizonte , Brasília, Porto Alegre e Manaus), costuma ter boas promoções de tarifa e responder rápido as promoções da concorrência (que cresceu depois da junção Avianca/Taca).

Ela opera as rotas principalmente para a Am. Central, o Caribe e EUA usando B737, aviões menores que a maior parte da concorrência. Isso sempre levanta dúvidas sobre o conforto nessas viagens de longa duração, já que nos acostumamos em voar nos B737 da Gol bem apertados e desconfortáveis e neles temos nossa referência de espaço. A maioria morre de medo em fazer um vôo longo em uma aeronave dessas da Gol…

Outro ponto que ainda gera insegurança é o curto tempo para conexão com que ela monta suas passagens. Mas isso de deve ao fato do aeroporto da Cidade do Panamá ser a casa da Copa e funcionar muito em sua função.

Uma das vantagens da Copa é ser associada ao programa de fidelidade OnePass da Continental, que por sua vez faz parte da Star Alliance. Mas atenção, não é possível acumular milhas voadas na Copa em outros programas de fidelidade Star Alliance porque a associada é a Continetal e não a Copa.

Já tentei maiores contatos  com ela para tentar esclarecer esses pontos e não fui bem sucedido.

A Nivalda deixou a experiência dela com essa cia. O Ernesto já tinha deixado a dele em post antigo (mas não consegui encontrá-lo…). O André está na dúvida se compra ou não. Eu já tive a oportunidade e fiquei na dúvida também, acabei comprando na concorrência.

E você já voou com a Copa? O que achou do conforto, do serviço de bordo e das conexões no Aeroporto de Tocumem?

Atualização 09/06/11: Os leitores estão postando suas opiniões na caixa de comentários abaixo e eu postei as minhas impressões dos serviços da Copa na rota Belo Horizonte/Cancun neste post aqui.

Tags: ,

Category: Cias Aéreas, Opinião do Leitor, Programas de Fidelidade Aérea

Comentários (293)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Kátia disse:

    Izilda, sei o que vc está passando.Há 01 ano atrás eu viajei com meu marido e um casal de amigos. O atendimento desde o aeroporto de cumbica foi péssimo. Quase perdemos a conexão no Panamá, ouvimos por acaso que era a ultima chamada. Sumiu 01 mala minha e uma de minha amiga, a minha apareceu depois de 15 dias, a dela nunca. Tinha máquina fotográfica com as fotos da viagem à Orlando. Ela entrou no juizado de pequenas causas, creio que irá ser ressarcida. Eu tentei ligar, enviar e-mails mas nunca responderam, perdi coisas e ganhei aborrecimento. Foi um pesadelo e um aprendizado. COPA AIRLINES, NUNCA MAIS!!!

  2. Marcos karsburg disse:

    Fui de poa a new york pela copa, saida pontual, horario bom na madrugada para viagem e conexao em panama rapida so troca de aviao menos de hora no aeroporto, aviao pequeno, pouca opcao de entretenimento a bordo, tarifas boas, na volta esqueceram minha mala no panama, fiz boletim de ocorrencia em poa, fui bem tratado pelo suporte telefone dopanama e 4 dias depois minha mala estava em casa via sedex. No final das contas vou seguir de copa airlines……

  3. TERESA GUERRA disse:

    GOSTARIA DE SABER SE O 737- 800 TEM ALGUM TIPO DE ENTRETERIMENTO PARA CRIANÇAS , TIPO JOGOS, VAMOS VIAJAR COM CRIANÇAS E ESTAMOS PREOCUPADOS, OBRIGADA.

  4. nadia disse:

    Já fiz 03 viagens pela copa(BH/Los Angeles), e acho que apesar dos avióes não serem tão confortáveis, ainda vale a pena o custo/benefício, mas alguns pontos devem ser analizados…
    Minha irmã já teve problemas com a bagagem que chegou destruida e só 03 dias depois. Para trazer uma T.V. de 32″ a copa cobra taxa de US200,00 ( em outras cias pode-se trazer uma T.V. no lugar de uma mala).
    Comprei uma passagem flex por US 1.100,00 (ida e volta para L.A), e tive que trocar a data da volta, e a Copa está me cobrando uma diferença de tarifa de US 570,00 ou seja, eu praticamente estou pagando uma outra passagem….

  5. Luiz Gustavo disse:

    Viajei de COPA agora no final de Setembro(Brasilia – Cidade do Panama- Santo Domingo), e diferentemente do que alegaram, achei uma empresa com otimo custo beneficio! Nao tive problemas de atraso de voos ou com as malas. Tive apenas um probleminha na volta entre Santo Domingo e a Cidade do Panama que por eles terem deslocados pessoas de outro voo para esse acabou que por eu estar no final do aviao, fiquei sem comida. Mas eles já me enviaram um email solicitando o numero do meu milage plus(programa de fidelidade) que vao me recopensar com milhas.
    Volto com certeza a utilizar a COPA. E sobre o aeroporto da cidade do Panama que algumas pessoas reclamaram: Achei ele muito bom! Com duty free enorme! Ja viajei para os EUA varias vezes, Africa do Sul, Australia e esse aeroporto nao fica devendo em nada aos citados. Talvez esteja em um nivel um pouco abaixo, mas no geral é muito bom! Engraçado os brasileiros reclamando de outros aeroportos…Pessoal, vamos olhar primeiro pro nosso umbigo…Nenhum aeroporo nosso chega nem aos pés do da Cidade do Panama.
    abco

  6. Paulo Costa disse:

    Voei Copa a partir de BH para NYC com minha família em dezembro de 2011. O vôo tem uma escala de 50 minutos na Cidade do Panamá que é ótima para esticar as pernas. Se quiser pode abrir a passagem e passar um ou dois dias lá para conhecer o canal do Panamá e realizar compras nos shoppings.Incrível a pontualidade e a cortesia do pessoal de bordo. O serviço de bordo também é muito bom e a franquia de bagagem permite levar até 10kg como bagagem de mão e 2 malas de até 32kg despachadas. O único senão é o tamanho das aeronaves que são um pouco desconfortáveis para viagens longas. Mas como tem escala no Panamá que tem um dos maiores free shops de aeroportos o cansaço vai logo embora.

  7. Fabrício disse:

    Ano passado adquiri, uma passagem de ida para Miami com pontos e não consegui a volta. A melhor solução foi a Copa. Comprei somente o trecho de volta, que foi de JFK para Brasília, com escala no Panamá. Voei de executiva e o preço foi ótimo; normalmente nas outras companhias quando vc compra um trecho somente, eles cobram o valor de dois trechos. Todos me recomendaram para ter cuidado com minha bagagem, pois a Copa tem fama de sumir com elas ou de furto de conteúdos do seu interior. Fiquei tão preocupado que deixei a mala aberta, sequer coloquei o lacre da operadora. Cheguei em Brasília com a mala intacta. A viagem foi ótima. A classe executiva é de boa qualidade: vale o que se paga. Super recomendo.

  8. Fabiana Dias disse:

    minha experiencia com a Copa na Ida para Miami, no dia 15 de outubro, foi a Melhor possivel. Pontualissima, servico de bordo farto, como havia feito o web check in antes, nem fila pro check in eu tive que enfrentar.aviao novo, e com entretenimento a bordo. Espero que a Volta, que acontece hoje, seja excelente tambem.

  9. Andrea disse:

    Olá! Voei de Copa pela primeira vez no trajeto RJ-Cancun-Cidade do México, sendo a conexão no Panamá. Gostei muitíssimo, principalmente a aeronave(cheia de mimos para distrair e divertir o passageiro-jogos,12 filmes (lançamentos) CD,videos,bacana mesmo,nem vi o tempo passar), na volta para o RJ (um voo longo, 7h10). A pontualidade é uma das carcterísticas e o pessoal com muito boa vontade se esforçando para falar português, sem a postura arrogante que às vezes (quase sempre ) encontramos, do tipo “vc que se vire para me entender e só vou falar uma vez…”. Contudo, ao chegar no RJ, fui uma das premiadas com a notícia de que minha mala estava no Panamá.Quando entregarem, volto a comentar. Um abraço,

  10. Andrea disse:

    Então, continuando…entregaram as malas em minha casa, no final da manhã do dia 29OUT, 24h depois da chegada de meu voo ao RJ.Tudo veio correto, sem nenhum dano.

  11. Thomas Hisamura disse:

    A classe executiva da Copa não se compara com a das oferecidas por aviões maiores (wide-bodies tipo 747, 767, 777, A-330, 340)… tá mais pra uma “economy premium”..

  12. Janette Milani disse:

    Viajei com minha mãe e uma amiga para Nova York em agosto/12 pela Copa, com conexão na cidade do Panamá. No retorno, vindo de NY paramos no Panamá e passamos 2 dias lá. A viagem foi boa, mesmo tendo sido na classe econômica. A conexão, de pouco mais de 1 hora, ajudou a descansar do vôo e possibilitou usar o banheiro do aeroporto, não precisando usar o do avião. A alimentação foi satisfatória e não houve atrasos.

    No retorno para São Paulo perdi meus óculos na aeronave e os comissários tudo fizeram para encontrá-los, entregando-me quando eu já tinha saído da mesma.

    Voaríamos novamente com a Copa. A sugestão que deixo é de melhoria nos banheiros já que agora há maior nº de pessoas utilizando-os.

  13. Walber Fortes Bustamante Sá disse:

    Não tenho bons comentários sobre essa companhia. Alias tenho péssimos. Das três vezes que voei duas me causaram tremenda dor de cabeça.
    A primeira foi um domingo com vôo direto de GRU para Panamá depois de horas de desculpas de vôo atrasado cancelaram o vôo. Embora explicasse meus problemas isso me fez perder uma certificação importantíssima que faria na segunda-feira no Panamá.
    A segunda grande lambança foi hoje. Estou no Panamá desde 02/12 e durante a semana foi surpreendido por uma cirurgia de emergência. Estou internado, hospitalizado, sozinho neste Pais. Minha esposa comprou passagem correndo para vir ao Panamá para cuidar desta minha internação e o que aconteceu? Mais descaso. O voo foi sofrendo atrasos até disserem que foi cancelado. Apesar de minha esposa ter explicado todo o problema e a necessidade urgente de estar no Panamá mandaram ela às 03:00 da manha para o check-In da TAM que só abre perto das 06:00 para pegar um voo para POA com escala em Floripa para depois seguir viagem de POA para Panamá.
    Isso seria simples exceto por estar no aeroporto desde 21:00 e sabe-se lá que horas chegara no Panamá.
    Agora
    . Você acha que alguém procurou buscar a melhor saída? Não, porque estou vendo vôos saindo de GRU com horários muito melhores.
    Você achaque alguém deu algum ticket ou vale para lanche? Claro que não.

    Esta aí a minha experiência. NÃO RECOMENDO!

  14. WILIAN RIBEIRO DE PADUA disse:

    Viajei pela Copa em Agosto de 20012. Fiz Belo horizonte-Panamá-Nova York. Tudo foi tranquilo, o preço foi o melhor, o serviço de bordo foi perfeito, os voos foram extremamente pontuais. O ponto baixo é só o entretenimento que é muito ruim. Mas compensa pelo preço.

  15. Augusto Cesar Louzada Carvalho disse:

    Voei pela Copa neste Janeiro saindo de Manaus, com volta para 03/02/2013. Fui ao Peru, e no retorno, viemos com 4 malas de 32 kg cada (eu e minha esposa). e para minha surpresa, me foi cobrado excesso de U$ 400 (quatrocentos dolares). o atendente do aeroporto em Lima, falou que tinhamos de direito somente 32 kg cada (uma mala). Isso me surpreendeu e até hoje não sei se ele estava com a razão.
    Fora esse incoveniente, o voo foi muito tranquilo e bem atendido pela copa.

  16. Deusa disse:

    Olá,
    Estou viajando pela primeira vez pela Copa, agora em maio e estou indo de Brasília/Panamá/Punta Cana. Alguém que já fez esse trajeto pode me contar a respeito do vôo, se a aeronave é muito velha e se tem algum tipo de entretenimento a bordo?
    obrigada.

  17. Jose Assunçao Duarte disse:

    Viajei com minha esposa de BH até Las vegas,em fev. 2013,com escala no Panama. Serviço de bordo bom, horário pontual, a escala dá pra descansar as pernas no aeroporto do panama ,por sinal muito bom.Voo tranquilo, pessoal de bordo muito educado, tentando falar portugues,onde entendiamos bem a lingua. Na volta de Nova York para BH, nevou muito e o avião nao teve como decolar, e com isso perdemos a conexão no panama, por cerca de 30 minutos. Talvez poderiam pedir pra atrasar um pouco o voo pois tinha muita gente que ia fazer a mesma conexão.Depois de alguma briga pois queriam nos colacar no voo 24 horas depois, nos arrumaram um voo pro rio de Janeiro a noite, e no rio nós tivemos que pagar nossa passagem pra bh.Nos deram lanche e as malas chegarm intactas. Fora o problema da neve, e da conexão tudo bem.Achei estranho nao pontuar com milhas na Star Aliance pois a mesma é membro da Star Aliance. Recomendo a todos

  18. Bruna disse:

    Viajei Recife-Panamá-NY em Agosto de 2012 e foi uma maravilha não tive problemas com nada, muito bem servida, atendimento 100% e se possível só viajarei nele e recomendo sim. Menor preço na época, aeroporto do Panamá otimo, primeira viajem para fora e foi ótima tanto ida quanto a volta.

  19. inez disse:

    Viajamos pela 1ª vez com a Copa nos dias 18 e 27/07/2013 – Porto Alegre-Los Angeles- Porto Alegre. A executiva é bem menos confortável do que se espera. No vôo POA – cidade do Panamá, a aeronave era um 737-700, a inclinação da poltrona é menor do que a de qualquer ônibus intermunicipal, não tem sequer apoio para as pernas nem TV individual. Já do Panamá a Los Angeles, a aeronave era um 737-800, mais confortável, a poltrona reclina mais, tem apoio para as pernas e TV individual. Na volta, a mesma coisa, de Los Angeles para o Panamá confortável, mas do Panamá para Porto Alegre, embora fosse um 737-800, de novo a inclinação da poltrona era mínima, não havia apoio para as pernas e nem TV individual, o que, tratando-se de um vôo noturno, torna a viagem quase um suplício para quem não consegue dormir. A impressão que ficou é que nos vôos do Panamá para Estados Unidos, e vice-versa, há uma preocupação maior com o conforto do passageiro, mas do Panamá ao Brasil (leia-se Porto Alegre), o nível de satisfação do passageiro não é uma preocupação da companhia, mesmo que este 2º trecho seja mais longo.

  20. Henrique Borges disse:

    Houve algum atraso?

Deixe um comentário

Os comentários publicados aqui são de exclusiva e integral responsabilidade de seus autores. Comentários que julgarmos conter termos chulos, que não respeitem a opinião dos demais, que tratem de problemas comerciais individuais com terceiros, que promovam o comércio de milhas, que tragam termos preconceituosos, que sejam identificados como textos publicitários ou que visem apenas denegrir a imagem de terceiros serão moderados e/ou excluídos. Comentários sem identificação clara de seu autor (nome e/ou email válido) também poderão ser excluídos.