WEBJET: Como é Voar Nela

9 de abril de 2010 | Por | 68 Comentários More

Esse post relata uma única experiência como consumidor na Webjet. Os fatos relatados aqui não podem ser generalizados, mas podem ajudar na sua definição de compra.

Os vôos que  substanciam essa avaliação foram realizados no dia 27 de março, sendo o Confins/Guarulhos operado na aeronave PR-WJM e o Guarulhos/Confins operado na aeronave PR-WJN.

Preços

A opção pela Webjet fundamentou-se principalmente no quesito preço. Como precisava fazer uma viagem rápida a São Paulo, passando no máximo uma noite naquele destino, os preços não eram tão convidativos na Gol, Tam ou Azul (os preços encontrados podem ser vistos neste post aqui), pois essas cias costumam impor mais restrições às tarifas promocionais. Os preços da Webjet e da Oceanair (futura Avianca Brasil) eram semelhantes quando o destino era Guarulhos. Semelhante também era a pouca opção de horários de ambas. Mas a Webjet levou vantagem ao fornecer uma tarifa ainda mais promocional para volta no mesmo dia da minha ida (R$79 reais contra R$106 da Oceanair). Ela ainda oferecia o translado de Guarulhos a Congonhas de graça de ônibus, serviço que não cheguei a usar, já que o primeiro partia de Guarulhos duas horas após minha chegada ao aeroporto e minha viagem tinha tempo contado.

Realmente as tarifas da Webjet têm se destacado e muitas vezes não vêm associadas com restrições comuns as das demais cias (como compra antecipada ou número mínimo de noites no destino).  Pena que apesar de ter tarifas tão interessantes, ela não soube ainda como alcançar melhor o consumidor focado em preço como cias que abusam da propaganda mesmo não tendo preços tão bons com os atualmente praticados pela Webjet. Ela recentemente tem investido no seu Twitter para divulgar as boas promoções, mas o site não consegue acompanhar a divulgação do Twitter…

Apesar das boas tarifas, é muito importante que o consumidor conheça as regras tarifárias (cancelamento, reembolso e alteração) das suas passagens Webjet para que o barato não saia caro depois.

Compra

A compra das passagens foi feita via site. Apesar de todo o grafismo moderninho (que muitas vezes deixa em segundo plano o que ela tem de melhor, o preço), o site não é lá muito “moderno” no quesito funcionalidades (não apresenta a opção de busca por preço e permite apenas modificações de datas após ter iniciado  o processo de busca, por exemplo). Outro ponto negativo do site é a insistência da Webjet em colocar em letras quase ilegíveis as regras das promoções  que ela anuncia no site.

Mesmo assim a compra foi feita sem atropelos. Há necessidade de se fazer um cadastro antes de completar a compra e é possível fazer a reserva de assentos durante o processo de aquisição das passagens.

Recebi a cópia do e-ticket em meu e-mail em seguida.

Posteriormente, tive que entrar em contato com o Call Center, onde fui rapidamente e bem atendido. Mas vale notar que liguei as 5:45 da matina, fato que não representa a situação normal da maioria dos consumidores.

Transporte De/Para Aeroporto

A Webjet oferece transporte gratuito ligando Guarulhos a Congonhas, de forma a facilitar o deslocamento de seus passageiros. Tendo em mente que o ônibus executivo que faz essa linha cobra absurdos R$ 31, esse tipo e transporte pode ajudar a economizar uns bons reais. Por outro lado, os horários não vão atender a todos, como foi o meu caso.

Check-In


Eu fiz o meu check-in da ida no website (Webcheck-in). Foi simples e fácil (você recebe uma cópia do cartão de embarque no e-mail), mas foi preciso usar o Internet Explorer (no meu caso um Firefox com emulador do Explorer). Interessante notar é como as cias que oferecem check-in pela web não pensam muito em economizar tinta nem papel do seu consumidor (nada politicamente correto). O cartão gerado pelo site compunha-se de 3 folhas do tipo A4 e com grandes áreas contendo fundo colorido e dispensável. Fica a sugestão para a Webjet reavaliar seu Webcartão de embarque de forma a racionalizar o uso dos recursos de seus consumidores.

O check-in em Confins estava meio lento e tinha uma fila longa.

Já o check-in da volta em Guarulhos foi rápido e sem fila alguma. Já tinha presenciado longas filas (longas mesmo!) no check-in da Webjet em Guarulhos no passado, mas em dezembro e 2009 a cia transferiu seu check-in para  a Asa C do terminal 2 de Guarulhos o que pode ter melhorado a performance por lá. Mas isso é coisa a ser conferida no futuro.

Interessante notar que o embarque e desembarque em Confins foi feito na remota com auxílio de ônibus, mesmo existindo fingers (rampas) disponíveis. Embarques/desembarques em dias chuvosos ou envolvendo pessoas com mobilidade reduzida perdem muito em conforto e segurança quando não se utiliza os fingers.

Pontualidade

Ambos os vôos partiram no horário marcado. Coisa incomum nas minhas recentes experiências em Guarulhos.

Aviões


Apesar de utilizar aeronaves mais velhinhas, no meu caso B737-300 de cerca de 12 anos de uso (tendo ambas passado pela EasyJet onde voaram de 2002 a 2005/2006), a conservação interna das mesmas estava boa.

Os assentos não são nem de longe tão espaçosos para as pernas como os da Azul nos EMB 190/195 e pessoas mais altas podem ter alguma dificuldade em se acomodar. Se bem que os espaço oferecido pela Gol ou Tam nos vôos internos não é nenhuma maravilha também. Porém, os assentos carecem de um melhor apoio para a cabeça. Pessoas de estatura mediana, grupo no qual me incluo, não conseguem ter um apoio adequado de cabeça no assento sem ter que escorregar o quadril para frente do assento. Os encostos dos assentos dessas duas aeronaves tinham um comprimento inferior ao padrão nas demais cias. Isso não me causou desconforto por se tratar de um vôo curto, mas não sei se esse assento me seria confortável em viagens mais longas.

Quem sabe com o selo que a ANAC quer impor a aprtir de setembro de 2010 não fica mais fácil analisar esse quesito, já que as cias costumam omitir essas informações nos seus sites.

Fuja dos assentos das fileiras 11 e 12 que por estarem próximas as saídas de emergência não reclinam.

Serviço de Bordo


O antigo Weblanche foi substituído pelo Websnack desde fevereiro de 2010. Assim, o serviço de bordo fica restrito a sucos/refrigerantes, um pacotinho com biscoitos salgados e a famosa goiabinha que marcou a Gol.

Não havia nenhuma revista de bordo ou sistema de entretenimento disponível.

Os comissários foram muito gentis durante todo o tempo na aeronave. Chegamos a ter contato com um comissário candidato a artista, Ronald, que fez o seguinte briefing:

 

Webjet Ronald Comissario Artista by AquelaPassagem

Pelo menos podemos dizer que a proposta low cost (baixo custo) dessa cia também vem acompanhada da proposta low fare (baixas tarifas), coisa não muito comum no nosso mercado. Mas se o preço fosse o mesmo, talvez escolheria outra cia com um serviço um pouco melhor, como o da Oceanair, em um vôo futuro.

Bagagens

Esse item não foi avaliado, já que nessa viagem não despachei bagagem.

Curiosidade

Sou um defensor da popularização do transporte aéreo no Brasil e não mais me assusto com travesseiros ou cobertores trazidos pelos passageiros, principalmente em vôos do tipo corujão e com preços mais convidativos. Mas dessa vez via algo que nunca tinha visto numa aeronave. Motivado talvez pela primeira oportunidade de usar o trasporte aéreo ou mesmo formado por um misto de ignorância e falta de educação, um cidadão levantou-se de seu assento falando ao telefone celular e carregando sua mochila ainda com a aeronave na pista de pouso e antes de iniciar o taxiamento para o ponto de desembarque. Repreendido pelos comissários, o nobre consumidor, que esqueceu que ele tem direitos, mas também tem deveres, permaneceu onde estava e falando ao celular até que toda a aeronave começasse a vaiar sua atitude.

Infelizmente, em todas as classes sociais temos pessoas que acham que o mundo gira ao seu redor que as normas devem ser adaptadas a eles e não o contrário. O pior é colocam em risco não só eles mesmos, mas também os demais passageiros e tripulantes da aeronave.

Nossa Avaliação

A combinação de um ótimo preço, comparável a uma tarifa de ônibus na mesma rota, associado a um serviço modesto, mas correto e  funcionários educados e disponíveis poderá conquistar muitos consumidores.

Ainda tenho minhas dúvidas sobre o conforto em vôos de média duração, mas a Webjet passou a constar entre as minhas opções de cias aéreas principalmente em viagens onde a o preço é fator determinante. Esse também é o calcanhar de Aquiles da cia aérea, já que se optar no futuro por praticar preços alinhados as líderes do mercado e mantendo a mesma oferta de horários e serviço atuais, a cia pode deixar de parecer tão interessante aos olhos do consumidor. Portanto, manter esse Webpreço é fundamental para o futuro dessa cia aérea, já que assim apresenta-se como uma opção diferente ao mercado e que agradaria a um número grande de consumidores.

Se voaria de novo com a Webjet? Sim voaria sem problemas, mas não seria minha primeira opção e nem tão pouco a última dentre as cias nacionais.

E você já vôou na Webjet? Conte sua experiência para nós na caixa de comentários deste post!

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Category: Cias Aéreas, Trip Report

Comentários (68)

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  1. Leandro disse:

    Voei CNF-SDU pela Webjet e o único problema que enfrentei foi a fila gigantesca do check-in em Confins. Havia um fretamento da CVC e a galera toda da excursão estava na fila. Porém, uma atendente perguntou quem estava indo pro Rio e fomos passados pra frente. Tenho 1,80 e me senti bastante confortável. No lanche serviram um saduíche de cream cheese com salmão na ida e não me lembro do que foi na volta. Na ida a aeronaven enfrentou uma turbulência que, confesso, me deu ma certa apreensão com relação à manutenção desses boeings antigos que eles usam.

    Acho que o mais importante é que paguei 99 reais de tarifa por trecho. Sou da opiniao que por esse preço, e em um voo de uma hora, não há necessidade de super refeições a bordo. Já voei de Ryan Air com uma tarifa de um centavo no trecho Roma – Barcelona e até loteria os comissários vendiam….

  2. Dionísio disse:

    Optei pela Webjet para fazer POA-GRU-POA exatamente pelo preço e pelos horários que me convieram. Estava muito, mas muito mais barata que as outras companhias.

    Estou de inteiro acordo com o relato deste post. Tudo ocorreu como dito ali, mas quero enfatizar que o avião deixa o passageito como uma sardinha enlatada. É extremamente apertado. Para terem uma ideia, entre a ponta do meu assento e o início do assento da frente havia apenas um palmo (eu medi). isso dá 20 cm.

    E uma curiosidade: a Webjet só deixa levar em mãos uma bagame com até 5 quilos. É muito pouco! Então não deixem de levar algumas coisinhas a mais porque dificilmente conseguirão evitar o despacho da mala.

  3. Vania Bittencourt disse:

    Tdo isso de comida ,lanchinhoou seja la o que for é pura besteira, o importante é segurança e prestatividade dos funcionarios, balheiros limpos e ponto. comida se come melhor é em casa, tem viagenstão curtas que nem da tempo de comer nada ….Ninguém serve almoço em onibus urbanos, trens, metros…avião hoje é só mais um transporte comum, comooutro qualquer.

  4. Rodrigo Purisch disse:

    Vânia,
    Respeito sua opinião, mas lembre-se que cada consumidor tem suas necessidades e há espaço para propostas diferentes para cada tipo de consumidor.

    O que é bom para um pode não ser para o outro.

  5. Clara disse:

    Parabéns! Texto muito esclarecedor e comentários idem.

  6. marlene eduardo mendes disse:

    Minhas filhas e eu compramos bilhete promocional Webjet, na primeira semana de agosto, de Brasilia/ Salvador/ Brasilia e posso afirmar que fomos muito bem atendidas e os voos sairam na hora determinada sem nenhum transtorno. A distancia entre as poltronas nao e tao boa mas se estamos em segurança e isso que importa,espero que as promoçoes continuem assim nos Brasileiros poderemos conhecer as belezas do nosso pais, mesmo com os baixos salarios que tbem infelizmente e privilegios nosso. Ja estmos preparando para proxima viajem.

  7. helio cordeiro disse:

    ja viajei em varias cias,menos na azul,na webjet fiz o trecho ctba a gua.em agosto,com esposa e filha,não tivemos nenhum problema,45 minutos de voo muito tranquilo,precisamos acreditar na cia,e torcer para que de certo,ou seja se tivermos que criticar,que seja construtivamente,para que as mesmas melhorem seus serviços,espero que a mesma tenha sucesso,e que certos passageiros aprendam como viajar de aviao,ou façam uma reciclagem de boas normas,caso continuem achando que o mundo é seu,alugue um jato.

  8. cleo disse:

    Como normalmente eu só viajo nas férias WEB JET SE FOR POSSIVEL NUNCA MAIS, SOMENTE COMO ÚLTIMA OPÇÃO pois, acabei de voltar de uma viagem de fortaleza – guarulhos com escala em Brasília, foi muito ruim tanto na ida como na volta, eu sou baixa 1.55 e meu marido 1.80, mesmo para mim o assento ficou muito apertado, quando o passageiro da frente inclina a poltrona (QUE DEUS NOS ACUDA) para meu marido então “coitado” ficou com as pernas exprimidas (SARDINHA EM LATA), o relato de que eles diminuiram a distância entre os assentos é certo, pois li uma reportagem do presidente da webjet, informando isso, porém não achei que seria tão desconfortável, concluindo não ligo muito para a comida “(PÉSSIMA) E ELES ANUNCIARAM QUE NÃO TERÁ MAIS, SOMENTE PARA QUEM QUISER COMPRAR” OU SEJA em uma viagem de 5 horas, comer somente dois saquinho de amemdoim é “dose”, mas dispensaria se a distância das poltronas fosse 6 cm maior, creio que a Web jet atenderá melhor aqueles que fizerem viagens mais curtas, OBS quando a agente da CVC marcou os assentos na hora da compra, nos escolhemos aqueles que não teriam poltronas na frente 14-a e 14b, e para nossa decepção estes assentos eram o 13-a e 13-b, então realmente esta empresa aumentou um assento – repetindo WEB JET NUNCA MAIS – NÃO DIGO NUNCA, MAIS IREI SOMENTE EM ULTIMA OPÇÃO OU SE SOUBER QUE AUMENTARAM A DISTÂNCIA DAS POLTRONAS.

  9. Ro disse:

    O problema do brasileiro é que quer pagar pouco e voar como rei! Não quer andar de ônibus, mas quer pagar a mesma tarifa e ainda ir comendo e com espaço bom!
    “Não quero tomar refrigerante às 8h00 da manhã”…pois bem, então não tome nada…a mesma coisa que você tomaria no ônibus! Ou então pague pelo benefício que quer ter e vá de TAM.

    Na Europa você pode viajar da Suiça à Alemanha pela EasyJet pagando X ou fazer o mesmo percurso pela Lufthansa pagando 4X. A diferença não está na manutenção das aeronaves e sim na diferença do serviço de bordo mesmo…A EasyJet é uma empresa Low Cost, assim como a Webjet! E isso parece que é difícil as pessoas entenderem. Ao contrário do que a maioria possa imaginar, o armazenamento e reposição de estoque de alimentos nas aeronaves (mesmo das detestáveis barrinhas) é muito caro para as companhias! E eliminar este serviço significa poder ofertar um voo muito mais barato que a concorrência e atender aos passageiros que desejam apenas chegar ao seu destino rapidamente.
    O serviço da WebJet ainda é muito melhor que o da EasyJet. Na EasyJet não tem marcação de assento, faz-se a fila para embarcar e é entrou sentou. Não servem NADA a bordo, nem mesmo água (apenas para quem solicitar).

    Ao invés de reclamarem das empresas low cost compre passagens das empresas que oferecem os serviços que você deseja e pague por isso. Assim como existem aqueles que não abrem mãe de fazer uma boquinha a bordo, existem aqueles que nao dão o menor valor para isso (e acabam gastando muito menos para ir aos mesmos lugares).

    Só para finalizar…moro na Suiça há 7 anos e os voos da EasyJet estão sempre lotodos, enquanto as melhores companhias estão sempre vazias, ou seja, embora o suiço seja o povo mais rico da Europa não jogam dinheiro pela janela!

  10. Ro disse:

    Pois é…por isso que existem companhias low cost e outras que oferecem diferenciais a bordo. Cabe ao passageiro escolher onde quer voar.
    O que não pode é pagar por low cost, querer mordomia e ainda sair reclamando.

  11. Rodrigo Purisch disse:

    Roberta,
    Cada consumidor escolhe o que melhor atende suas necessidades.

    Existem low costs e low cost. Já voei na Spirit que consegue ser pior que a Webjet, mas também já voei na Southwest, na Air Tran, na Air Asia e Jetstar que considero melhor que a Webjet.

    Mas o que diferencia uma boa low cost de uma não tão boa low cost é o cuidado que ela tem com seu passageiro quando alguma coisa de errado acontece com ela, principalmente quando a culpa é dela.

    Não adianta cobrar barato como se isso justificasse a falta de cuidado com seus passageiros.

  12. Marcelo disse:

    Olha pessoal a minha opinião é seguinte…
    Ninguem obriga ninguem a viajar pela web jet, só viaja por ela quem quer economizar, então, se voce esta pagando a metade preço de outra empresa, nao tens o direito de reclamar. Agora se acha uma falta de respeito com o cliente, bom, em momento algum eles mentem sobre o voo, pois todos sabem que é apertado que nao tem mais comida nos avioes e bla bla bla. Bom, a minha dica é a seguinte, qier comer bem, compra um mac donalds, e come antes do voo, pronto, pois a economia que a empresa te da em comparação a outras, daria pra vc comer muitoooo mc donald´s. agora, nao quer lugar apertado, entao a unica opção é mesmo azul, paga pelo luxo e boa viagem.

  13. Douglas disse:

    e agora eles estão cobrando o lanche,
    eu acho mais democratico
    melhor pagar, do que comer amendoim de 15 gramas ou aquele cookie horrível da gol.
    Ou senão, pelo fato da webjet ser muito mais barata, comer mc’donalds ou bovs antes de embarcar é bem mais em conta.

    nunca viajei webjet
    viajarei agora,
    estou com um pouco de receio,
    já vi muitos elogios e muitas críticas,
    MAS NÃO CUSTA NADA TESTAR
    um vôo curto SSA-REC.

  14. Daniel disse:

    Prezado Rodrigo, boa noite.
    Após algumas compras junto à Webjet, sempre em seu site, tive uma muito desagradável experiência no site desta empresa na presente data.
    Verifiquei de pronto que o site foi alterado. Mas não apenas as imagens e layout.

    Quando se tenta comprar, primeiramente a WEBJET COBRA R$ 5,00 (cinco reais) PELA MARCAÇÃO DE ASSENTO!!! QUALQUER ASSENTO!!!

    Depois, A WEBJET COBRA POR BAGAGEM!!! Isto mesmo: alertam que pode ser cobrado excesso de bagagem e tentam cobrar antecipado!!!

    Como se não bastasse, ao final, após recusar marcar assentos, eis que tentam cobrar uma taxa de R$ 7,00 (sete reais), sem expor qual seu fundamento!!!

    Diante desta falta de transparência com o consumidor e absurdo de cobrar pela marcação do assento, optei por gastar um pouco mais e comprar em outra cia, a qual ainda não abusa tanto do consumidor.

    Pondero se você não deveria, como um grande difusor de informações sobre o mercado aéreo, destacar estas cobranças… faça isto antes que pessoas desavisadas tentem comprar passagens e, sem perceber, caiam em tais tentativas.

    Parabéns pelo site e simule uma compra para comprovar o que lhe relatei.

  15. Rodrigo Purisch disse:

    Daniel,
    Eu ando tendo algumas restrições a Webjet e por isso ela tem aparecido pouco por aqui. Assim que de rum tempo sai um post sobre essas mudanças e alertas sobre o fim das conexões e aumento do risco de combinar passagens na Webjet.

  16. cleo disse:

    Ro, na verdade não queremos viajar como reis e rainhas, queremos somente algo mais humano, como disse não precisa ter comida, mas a distância do assento é essencial, não precisaria muito, somente mais uns 7 ou 8 centimetros, quando fui viajar, somente optei pela Web Jet, pois era o voo que chegava mais cedo em fortaleza (tinha outras cias com preços similares), hoje não ligaria de chegar no fim do dia, se tivesse um pouco mais de espaço, outro detalhe as aeromoças não mal preparadas, quando fui ao banheiro, na escala, ela berrou dizendo que estava ocupado, acho que não tem necessidade.

    Obrigada um abraço

  17. Noeme Fialho disse:

    Olá viajarei pela primeira vez pela webjet dia 11/01, estou ansiosa pois são tantas críticas e alguns elogios. Voltarei para contar o que achei.
    Já achei estranho pois não tive opção da escolha dos asentos.E como vi comentários acima que os passageiros que ficaram em pé na aeronave foram convidados e descer e ir em outra aeronave rs resultando em atraso, já comecei a me preocupar.
    Espero não ter problemas pois vamos em dois grupos de amigas sendo que tres irão de Tam 30 mins antes e eu e outra amiga iremos Webjet e parentes nos esperarão no Galeão e é chato esperar, eu odeio!

    Por ora oro a Deus que a viagem seja tranquila e segura e sem atrasos isto já me bastará.

    Já viajei pela Gol(tive alguns probleminhas) A Tam acho que tem preços absurdos e o serviço não diferencia muito de outras cias.

    Minha mãe viajou de Azul amou! E aconselha a todos essa opção.

    Agora é ver para crêr! A sorte foi lançada.

  18. titobosco disse:

    E ai Noeme como foi a viagem?

    Eu viajei de Azul recentemente e fiquei muito satisfeito!!!!
    Na volta de VCP/SSA tivemos problemas com o EMB195 mas trocamos de aeronave.
    Agora cogito uma ida pra CNF pela webjet. Recomendam?

  19. Fernando disse:

    Viajei ano passado pela Webjet REC-BSB.
    Os voos saíram de forma pontual, o pessoal do check-in foi atencioso. Me pareceu uma equipe toda composta de gente jovem. Lá dentro não tinha revista de bordo, musica, nada… Mas isso não me incomoda, afinal aquilo é só um meio e não um fim… correto?
    O pior mesmo é o espaço entre poltronas. Tenho 1m90cm…. aí já viu, é ralação de joelho do início ao fim. A minha sugestão é a seguinte: Companhias Low-Cost deviam comprar aviões sem possibilidade de reclinar o banco para trás, isso deve até baratear o preço do aparelho e maltratar MENOS os providos de altura. Até porque, aquele reclino de 20 graus adianta de algo???

  20. Rodrigo Purisch disse:

    A americana Spirit já faz isso! A cadeira é fixa nas novas aeronaves.

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